O que é empréstimo com garantia de um veículo?

O que é empréstimo com garantia de um veículo?

O que é empréstimo com garantia de um veículo

Como fortalecer o capital de giro de sua empresa em um país em que o crédito é caro, raro e extremamente burocrático? Em uma pesquisa encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) ao Datafolha, em 2016, 58% dos entrevistados confessaram sofrer com capital de giro insuficiente, o que impede investimentos e expansões de toda a sorte.

O mesmo levantamento ainda revelou que apenas 8% conseguiram utilizar linhas de crédito pessoa jurídica no mês da entrevista, 22% recorreram ao cheque especial e 5% ao crédito pessoal em bancos. É justamente nesse momento de maior fragilidade financeira que muitos empresários caem na armadilha dos juros abusivos advindos do crédito bancário tradicional. Mas por que não recorrer ao empréstimo com garantia de veículo?

Muito comum em diversos países, esse tipo de empréstimo pessoal é um dos mais vantajosos do mercado nacional, mas ainda pouco utilizado por aqui. Isso se deve, basicamente, à falta de conhecimento dos brasileiros sobre o tema, uma vez que se trata de uma saída inteligente e criativa para quem precisa complementar o caixa de sua empresa ou expandir seu negócio. Hoje você vai entender o porquê.

O que é um empréstimo com garantia de veículo?

Conhecido como refinanciamento de veículo, essa linha de crédito especial é formatada para consumidores que possuem veículo quitado e que desejam usá-lo para obter empréstimo pessoal muito mais barato. Nesse modelo, o automóvel fica apenas alienado ao banco enquanto perdurar a dívida (não passa para o nome do banco). Em geral, as instituições financeiras aceitam veículos de até 15 anos para serem vinculados à liberação dos recursos.

Em uma época de juros médios no cartão de crédito na faixa de 345% ao ano, e em que o cheque especial também possui carga de juros anuais que extrapola os 300%, é possível contratar um crédito pessoal com garantia de veículo com juros a partir de 24,90% ao ano (o equivalente a 1,87% a.m.), uma das menores taxas do mercado.

No empréstimo com garantia de veículo, os juros são mais baixos exatamente pelo menor grau de risco a que estão expostas as instituições financeiras que trabalham com esse tipo de produto, por força, evidentemente, da garantia dada.

Quais as vantagens dessa linha de crédito pessoal?

Embora voltado a pessoas físicas e jurídicas, esse modelo de empréstimo é ideal para empresários que enfrentam sistemáticas dificuldades de obter financiamento para capital de giro, tendo em vista sua menor burocracia na liberação do dinheiro (costuma ocorrer entre 2 e 5 dias úteis). Mas há ainda outros benefícios bastante interessantes:

  • possibilidade de receber até 80% do valor do veículo;
  • recomendado para quem busca valores a partir de R$ 5 mil;
  • parcelamento entre 6 e 48 meses, com possibilidade de antecipação de parcelas para reduzir o impacto dos juros;
  • veículos de até 15 anos são aceitos na transação;
  • não há necessidade de comprovar o destino do dinheiro;
  • há a possibilidade de solicitar o empréstimo online.

É importante destacar que quem possui inscrição junto a órgãos de proteção ao crédito (nome sujo) não poderá contratar este tipo de produto.

Ficou interessado? Neste link você pode fazer algumas simulações, com base em dados de diversos bancos, e ainda tirar eventuais dúvidas sobre essa linha de crédito!

Conheça o empréstimo com veículo em garantia

Quais cuidados devem ser tomados na contratação desse empréstimo pessoal?

As condições desse modelo costumam ser excelentes, mas como toda operação de crédito, é preciso ter certos cuidados, especialmente para não perder, no futuro, essa possibilidade de financiamento.

Isso porque os obstáculos dos empreendedores para conseguir uma linha de empréstimo pessoa jurídica são diversos: ausência de comprovações contábeis, exigência de tempo mínimo de atividade da empresa, dificuldades na obtenção de certidões negativas, política rígida de análise de crédito, entre muitas outras formalidades.

A falta de políticas sólidas de financiamento, sobretudo às micro e pequenas empresas, empurra os empresários para o crédito pessoa física que, em geral, além de não atender plenamente as necessidades corporativas, possuem taxas de juros amargas, comprometendo ainda mais o crescimento do negócio. O empréstimo com garantia de veículo (refinanciamento de veículo) é mais rápido de ser conseguido e possui taxas mais baixas, no entanto, exige algumas observações.

Primeiramente, a alienação do automóvel implica alguns custos operacionais que, embora pequenos diante do benefício dos juros baixos, não podem ser esquecidos. Os dois principais são:

  • custo de registro do veículo no DETRAN;
  • despesas de avaliação técnica do veículo.

Outra questão relevante é que o automóvel precisa estar em seu nome. Se você for casado, por exemplo, não será possível pedir um empréstimo utilizando um bem no nome do cônjuge, porém, há a possibilidade da esposa efetuar a operação.

Por fim, é importante ter consciência de que, em caso de inadimplência, o bem dado em garantia poderá ser perdido, sendo levado a leilão para cobrir os prejuízos sofridos pela instituição financeira na operação de crédito.

O empréstimo com garantia de veículo é, portanto, uma excelente opção para quem tem um bem já devidamente pago, desde que seja contratado com extrema responsabilidade e planejamento com relação à quitação.

A Odisseia tupiniquim

Ser empreendedor no Brasil é tão simples quanto foi a Ulisses navegar pelo mar Egeu por 10 anos rumo à sua terra natal, Ítaca, após a Guerra de Troia. Mas na nossa Odisseia empresarial, as dificuldades não foram impostas por deuses, mas pelas barreiras burocráticas de um governo não muito ávido em criar soluções para que seus empresários possam se capitalizar para expandir seus negócios.

Prova disso é que, na última edição do ranking anualmente divulgado pelo Banco Mundial para avaliar as nações mais fáceis e as mais difíceis para se abrir e manter um negócio (Doing Business 2017), o Brasil amargou uma mísera 123ª posição, de um total de 190 países. Entre as razões para o péssimo resultado do país está justamente a falta de incentivos e a dificuldade de obtenção de crédito, o que reforça a necessidade de buscar alternativas criativas para se financiar e fazer sua empresa crescer. O refinanciamento de veículo é uma delas.

A propósito, você já conhecia o empréstimo com garantia de veículo? Acha que ele seria importante para fortalecer o capital de giro de sua empresa? Deixe abaixo seus comentários! Boa sorte e até o próximo post!

Deixe um comentário

Leia também:

juros mais baratos

Quer um empréstimo?

Use seu veículo em garantia e consiga as menores taxas, com os maiores prazos.