O que é empréstimo com penhor de bens?

O que é empréstimo com penhor de bens?

O empréstimo com penhor de bens pode ser uma alternativa a quem precisa de dinheiro de forma simples e descomplicada. Entretanto, esse modelo costuma ser pouco divulgado, então é necessário ter o entendimento completo.

Como qualquer outra operação de empréstimo, é fundamental conhecer regras, taxas, valores e como funciona essa modalidade de maneira geral, já que ela lida com o penhor de bens, ou seja, objetos pessoais que muitas vezes têm grande valor sentimental. Confira o post que preparamos sobre o assunto e entenda!

Saiba mais sobre o empréstimo com penhor de bens

Modalidade cada vez mais solicitada, o empréstimo com penhor de bens é uma opção para as pessoas que desejam colocar algo como garantia pela obtenção de um valor em dinheiro para a realização de um objetivo.

Os bens em questão podem variar, mas os mais comuns são joias, imóveis e carros. Cada um desses bens pode ser deixado com o banco como garantia de que o pagamento do empréstimo será feito dentro do prazo estabelecido pela instituição financeira.

Esse modelo de produto foi desenvolvido para que as pessoas consigam os valores em dinheiro que desejam, sem terem que pagar altas taxas e usando bens que já têm como uma garantia, de modo que o concedente do empréstimo não saia no prejuízo caso haja a inadimplência.

Entenda como funciona a contratação do empréstimo com penhor de bens

Nessa modalidade, o cliente faz a solicitação do empréstimo com penhor junto à instituição financeira, em um processo que varia, sendo mais simples e rápido em caso de joias como garantia, dispensando a necessidade de análise junto ao SPC e Serasa, sendo necessária apenas a avaliação do item.

Para carros e imóveis a análise de crédito precisa ser feita da maneira tradicional, por meio das consultas aos órgãos reguladores de crédito.

Com o penhor de joias, o solicitante tem direito ao empréstimo no valor integral do item ou 85% do valor. Já para imóveis esse percentual é de 60%, enquanto nos veículos, 80%.

Desse modo, o cliente tem acesso aos termos colocados pela instituição financeira, que definem qual o prazo de pagamento do empréstimo solicitado. Caso haja a inadimplência, o bem é leiloado para cobrir o custo do empréstimo que não foi retornado.

Em caso de lucro maior do que o valor do bem no leilão, essa margem de lucro fica para o dono do bem.

O cliente passará por análise?

Ele passará caso esses bens penhorados sejam imóveis ou automóveis. Nesse caso se faz necessária a análise junto aos registros de SPC e Serasa para verificação do crédito do cliente. Para joias isso é dispensado e o item é avaliado pela instituição financeira.

Quem pode fazer?

Há algumas restrições básicas para a contratação do empréstimo com penhor de bens:

  • não estar negativado no SPC ou Serasa (para imóveis e carros);
  • estar na faixa etária entre 21 e 68 anos;
  • atingir pontuação de score de crédito suficiente.

Onde fazer a contratação?

Essa modalidade pode ser contratada junto às instituições financeiras autorizadas, como é o caso da Quero Financiar, que oferece a especialidade de empréstimo com garantia de imóvel ou veículo.

É importante ficar atento ao que está estabelecido no contrato, especialmente ao prazo de quitação da dívida e a maneira como será feita, no caso se é toda de uma vez ou parcelada. As condições podem variar!

Confira as vantagens de optar por esse empréstimo

O empréstimo com penhor de bens é muito vantajoso para quem o contrata, o que vem fazendo com que aumente a busca por esse tipo de produto. Joias, carros e imóveis são bens comuns e que podem ser facilmente oferecidos como garantia.

Apresenta juros baixos

O principal ponto positivo são os juros do empréstimo, significativamente mais baixos que o de outros tipos de produtos de crédito. Isso se dá principalmente pelo fato de essa modalidade contar com a garantia por meio dos bens.

Algumas instituições conseguem oferecer taxas ainda mais em conta por causa da parceria que têm com bancos. É importante atentar para a necessidade de consultar esse percentual no momento da contratação do empréstimo.

Geralmente ele fica na casa dos 2% ao mês, o que é muito vantajoso se comparado a outros tipos de empréstimo, como o empréstimo pessoal, em que esse número pode ir acima de 4,92% ao mês.

Oferece agilidade

É muito comum que os pedidos de empréstimo passem por uma análise, especialmente em relação ao solicitante ter algum registro como devedor no SPC ou Serasa. Somente o penhor de joias dispensa essa etapa de análise.

A Quero Financiar oferece uma agilidade a mais por ser uma agência de empréstimos online, realizando todos os procedimentos necessários para liberação de crédito sem precisar que o cliente se dirija a algum lugar.

Isso faz com que tudo seja mais rápido, uma vez que o solicitante só precisa preencher alguns dados obrigatórios para que seu pedido de crédito seja processado. Após isso, com tudo certo, alguns documentos são coletados para concluir o procedimento.

É ideal para quem está seguro em pagar o empréstimo

Essa modalidade de empréstimo é perfeita para quem tem a segurança de que conseguirá quitar a dívida sem maiores problemas, dentro do prazo estipulado no momento da contratação do produto. Isso é fundamental para que o penhor se torne muito interessante.

Oferecer um bem como garantia, mas sabendo que ele não estará em risco, é uma situação perfeita para conseguir o montante desejado, especialmente em momentos em que não há de onde tirar o dinheiro de uma só vez.

A alternativa se torna muito pontual quando se trata de investimentos ou para empreendimentos em que o valor precisa ser adquirido de forma rápida e em quantias específicas.

Conhecendo melhor essa modalidade é possível decidir se ela é a mais adequada para você. As condições são interessantes, desde que haja a certeza de que conseguirá quitar a dívida sem maiores problemas, mantendo a integridade na posse do bem e também conseguindo o valor desejado.

Agora que você aprendeu como funciona um empréstimo com penhor de bens, deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar suas experiências no assunto!

Já ouviu falar em empréstimo com garantia?

No Empréstimo com Garantia o processo funciona através de “alienação fiduciária”, onde proprietário do bem, faz a alienação de seu bem ao credor (fiduciário) como forma de garantia. Desta forma o credor fiduciário passa a ter a posse indireta do bem, enquanto que o devedor permanece com a posse direta, na qualidade de depositário e ainda. No empréstimo com garantia, o devedor continua usufruindo de seu bem, e após a total quitação do empréstimo, a alienação é retirada.

Os principais atrativos do empréstimo com garantia são suas taxas baixas e prazos mais confortáveis para pagamento.

Conheça os tipos de Empréstimo com Garantia do site Quero Financiar

Somos especialistas em empréstimo com garantia de veículo e de imóvel. Conheça as principais vantagens que oferecemos pra você clicando abaixo:

Deixe um comentário

Leia também:

Solicite agora mesmo!

Quer um empréstimo?

Use seu imóvel em garantia e consiga as menores taxas, com os maiores prazos do mercado.