Por que fazer empréstimo para quitar dívida é uma boa opção? Descubra!

Por que fazer empréstimo para quitar dívida é uma boa opção? Descubra!

emprestimo para quitar divida

Em algum momento, você já deve ter considerado a possibilidade de fazer um empréstimo para quitar dívida. É claro que ninguém quer estar endividado, mas depois que você se vê nessa situação e não há como voltar atrás, a única alternativa é tentar encontrar uma maneira de diminuir os gastos, se livrar das dívidas e restabelecer a saúde das suas finanças.

Muitos têm medo de obter um novo empréstimo, achando que isso pode trazer novas complicações. Porém, o que nem todos consideram é que um empréstimo para quitar dívida pode ser uma boa opção para sanar os prejuízos de curto prazo e evitar os riscos em longo prazo também.

Nesse texto, explicaremos o porquê, e também mostraremos como funcionam as diversas modalidades de empréstimo que você pode obter para quitar suas dívidas. Acompanhe!

Modalidades de empréstimo

Existem várias modalidades de crédito, e a ideal para você deverá ser decidida de acordo com as suas possibilidades, com o tamanho da dívida, e com as linhas de crédito disponíveis.

Conheça algumas:

Empréstimo consignado

É voltado para servidores públicos, trabalhadores contratados pelo regime da CLT, pensionistas e aposentados. As parcelas do empréstimo são descontadas diretamente dos rendimentos da pessoa, a cada mês.

Empréstimo pessoal

É um empréstimo destinado às pessoas físicas, geralmente sem necessidade de justificação da finalidade para a qual o dinheiro será usado. O pagamento pode ser feito mediante boletos bancários, cheques ou débito automático em conta.

Empréstimo com garantia

É uma submodalidade de empréstimo pessoal na qual a pessoa que contrata oferece um bem como garantia (geralmente um imóvel ou veículo). Nessa modalidade, há boas chances de conseguir um crédito maior, justamente porque o bem dado em garantia assegurará à empresa que haverá uma alternativa para quitar a dívida, caso a pessoa não pague.

Se você quiser saber mais sobre essas modalidades de empréstimo, basta clicar nas imagens abaixo:

Como funciona um empréstimo para quitar dívida

Após ter escolhido a modalidade mais adequada para seu empréstimo, as próximas etapas são:

Análise de crédito

A instituição financeira analisará os dados que você forneceu e também pesquisará seu histórico de inadimplência, movimentações bancárias e outras informações, para averiguar o nível do risco em emprestar o dinheiro para você.

No caso do empréstimo com garantia, o bem oferecido também será analisado, quanto ao seu valor e a sua regularidade (se há restrições administrativas ou judiciais, por exemplo).

Com base na análise de todos esses dados, a instituição financeira decidirá sobre seu potencial como pagador, e então o empréstimo poderá ser aprovado ou não.

Naturalmente, quanto maior o valor do empréstimo, mais rigorosa será a análise. No entanto, estar negativado ou não ter uma renda alta nem sempre são empecilhos para conseguir o empréstimo.

Por exemplo: no empréstimo consignado, o fato de a pessoa ter renda paga pelo empregador todo mês oferece uma segurança para a instituição na hora de conceder o crédito. No empréstimo com garantia, o bem também oferece essa segurança.

Tudo isso pode contrabalancear os aspectos negativos da sua ficha financeira, no momento da análise de crédito.

Aprovação do empréstimo

Se tudo der certo, seu empréstimo será aprovado e a instituição financeira entrará em contato para solicitar cópias dos seus documentos e enviar a sua via do contrato de empréstimo.

Os documentos necessários vão depender da modalidade de empréstimo aprovada, porém, em geral, são esses:

  • cópias dos documentos pessoais;
  • certidão de casamento, se a pessoa for casada;
  • comprovantes de endereço e de renda;
  • no empréstimo com garantia: cópia da escritura do imóvel ou do certificado de registro e licenciamento do veículo.

Algumas instituições financeiras pedem também outros documentos que mostrem que as obrigações referentes ao imóvel ou veículo estejam em dia, como, por exemplo: comprovante de pagamento do IPTU ou IPVA. A intenção é certificar-se de que o bem realmente poderá ser usado como garantia se a pessoa não pagar o empréstimo.

Liberação do dinheiro

Depois que você assinar o contrato, o dinheiro será liberado na sua conta bancária de preferência.

Estratégias e ferramentas para aliviar dívidas

É claro que a situação ideal seria nunca estar endividado e conseguir quitar todos os seus compromissos à vista. Contudo, a realidade às vezes coloca imprevistos ou problemas que nos impedem de manter essa situação ideal.

Quando a pessoa se percebe endividada, surge outro cenário considerado ideal: pagar a dívida à vista e resolver o problema de uma vez por todas. Mas, novamente, isso nem sempre é possível. É nesse momento que precisamos avaliar estrategicamente nosso estado financeiro e decidir prioridades.

Em primeiro lugar vêm a subsistência própria e a da família, ou seja: as despesas básicas. Depois, ao analisar as dívidas, é preciso verificar quais daquelas trarão maiores prejuízos em curto, médio e longo prazo se forem postergadas.

Dívidas que colocam em risco a propriedade dos bens e rendimentos que você necessita para sua subsistência, inclusive seu próprio salário (como, por exemplo, os bloqueios judiciais, nas dívidas executadas na justiça), devem ser priorizadas, pois, em curto prazo, podem ser prejudiciais à sua vida.

Dívidas que já vêm sendo atrasadas há algum tempo certamente estão acumulando juros de mora, correção monetária e até multas. É interessante pagá-las logo para que não cresçam ainda mais.

Fazer empréstimo para quitar dívida é uma boa opção

Pois bem, agora que você já sabe como administrar as dívidas e quais devem ser pagas primeiro, resta saber como pagá-las. A possibilidade de fazer um empréstimo pode ser uma boa opção.

A princípio você pode pensar: “não faz sentido adquirir uma nova dívida para me livrar das outras!”.

Porém, um empréstimo possibilitará a extinção das dívidas antigas que trazem risco ao seu patrimônio e à sua subsistência. É muito melhor livrar-se das dívidas que já vêm acumulando juros e multas por meio de um novo contrato, pois, ao reestruturar sua situação financeira, você terá mais condições de quitar as parcelas do empréstimo e evitar juros nele também.

Além disso, é bem provável que consiga um novo crédito com taxas mais atrativas e prazos mais longos, o que tornará a sua parcela menor e mais fácil de pagar.

O importante e que não se sinta mal por ter uma dívida. Em outubro de 2017, mais da metade das famílias brasileiras declararam estar nessa mesma situação. Além disso, essa não é uma situação que determinará seu sucesso ou fracasso no futuro: pessoas bem-sucedidas como Walt Disney e Henry Ford, antes de se tornarem milionários e criarem verdadeiros impérios, já tiveram uma história de dificuldades, com dívidas e até falência.

O que determinará o equilíbrio das suas finanças é quitar as suas dívidas o mais rápido possível e começar uma nova história.

Esperamos que esse texto tenha ajudado a desmitificar o empréstimo para quitar dívida. Curta a nossa página no Facebook para ter acesso ao nosso conteúdo e continuar aprendendo sobre como ter uma saúde financeira equilibrada!

Deixe um comentário

Leia também:

Precisa quitar suas dívidas?

Descubra nossas soluções pra você

Nossa plataforma conta com as melhores modalidades de crédito para você quitar suas dívidas. Encontre a melhor pra você aqui!