Como refinanciar veículo? Confira o passo a passo aqui!

Como refinanciar veículo? Confira o passo a passo aqui!

como refinanciar veiculo

Para quem está pensando em fazer um empréstimo, principalmente, utilizando o próprio carro de garantia, talvez ainda tenha dúvidas sobre como refinanciar veículo. Sabemos que, apesar de ser uma modalidade bastante interessante, existem alguns pontos que precisam de atenção.

Por exemplo, não apenas neste modelo, mas em todas as categorias de refinanciamento, mesmo que elas não careçam de muitos requisitos para a aprovação do crédito, o interessado deve estar com o nome limpo para efetivar a contratação.

Essa é uma determinação muito importante para as instituições, pois elas precisam ter certeza de que o cliente conseguirá pagar as parcelas e não entrará em inadimplência. Afinal, geralmente, os prazos oferecidos por esse tipo de crédito são longos e exigem que a instituição tenha plena confiança no consumidor.

Dito isso, neste texto, vamos apresentar como você pode refinanciar o seu veículo. Confira!

Como funciona para refinanciar veículo?

O principal fundamento dessa modalidade está no fato de que o interessado coloca o próprio carro como garantia para uma instituição e ela, em troca, concede a quantia de dinheiro solicitada. Em termos gerais, é um empréstimo bem rápido, pois só depende das condições do cliente e da velocidade com que ele consegue a documentação e faz a vistoria do seu auto.

Geralmente, após esse processo, se tudo ocorrer bem, a financeira fará uma avaliação do crédito. Esse procedimento pode levar em média 2 dias até o dinheiro ser depositado na conta do consumidor.

Uma vantagem interessante dessa categoria está nos seus juros. As taxas do refinanciamento de veículo costumam ser bem mais baixas que as oferecidas pelo mercado, chegando a um valor 80% menor que em outros tipos de empréstimos, como o pessoal, ou cheque especial.

A liberação de crédito pode ser de até 80% do valor do automóvel, e o cliente tem até 4 anos para pagar. O pagamento é debitado automaticamente na conta-corrente. Algumas empresas estipulam, nesse caso, um valor mínimo de R$ 2.000 para ser emprestado.

Quais são os requisitos para refinanciar veículo?

Nesse ponto, as instituições não costumam realizar exigências muito diferentes entre si. Em termos de documentação, o consumidor deve entregar o seu RG, CPF, comprovante de renda, residência e todos os documentos do carro. Também não é possível refinanciar veículo com restrição no nome.

É por meio desses dados que a instituição poderá fazer o cadastro do cliente. Esse recurso leva em média 1 dia, dependendo da empresa. Após esse processo, a financeira entrará em contato com o cliente para fazer uma simulação. Aqui, enfatizamos a importância de sua realização, tanto para a empresa quanto para o cliente. É por ela que a instituição pode determinar o prazo, o valor das parcelas e estabelecer o quanto de crédito poderá ser liberado.

Exigências para o veículo

Em relação ao veículo, existem algumas condições que precisam ser atendidas e que, geralmente, são exigidas por algumas financeiras. Por exemplo, o carro não pode ter nenhuma pendência (multas ou infrações) com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e, também, não deve ter problemas com nenhum órgão de proteção ao crédito.

Algumas empresas exigem que o automóvel esteja 100% pago. Veículos alugados não são aceitos, tampouco autos usados com mais de 10 anos de fabricação — porém, isso pode ser alterado; há financeiras em que o prazo é 5 anos. O cliente precisa ter mais de 18 anos e ser o proprietário do carro.

Quais os principais tipos de refinanciamento?

O empréstimo com um veículo de garantia não é a única maneira de obter crédito. Além dessa modalidade, existem outras que oferecem vantagens interessantes. Algumas são específicas para determinados objetivos, enquanto outras dão mais liberdade para que o solicitante possa usar o crédito da maneira que o convém.

A seguir, apresentaremos duas outras maneiras de fazer um refinanciamento. Confira!

Refinanciamento de imóveis

Essa é uma forma de conseguir crédito bem conhecida, apesar de ser não muito usada para esse propósito no Brasil. Em outros países, como os Estados Unidos, é uma alternativa já bem popular. Aqui, é importante destacar que ela não deve ser confundida com a hipoteca, que é também uma maneira de utilizar um imóvel para obter renda, mas tem princípios bem diferentes, já que o banco fica como o proprietário de tal bem.

No caso desse tipo de refinanciamento, a empresa libera o crédito para o cliente que oferece o seu imóvel como garantia. Curiosamente, não são apenas imóveis que podem ser utilizados para esse fim, terrenos e empreendimentos comerciais também.

Até 60% do valor da residência pode ser concedido para o solicitante. Além disso, essa opção costuma ser bem interessante para o consumidor, pois tem juros muito baixos. O que acontece é que, como o imóvel serve como uma espécie de seguro, a financeira tem mais garantia para cobrar valores mais baixos.

O prazo de até 20 anos para pagar também é uma grande vantagem dessa modalidade. É importante destacar que qualquer pessoa pode pedir esse empréstimo, entretanto, a parcela do crédito deve ter um limite de até 30% da renda do consumidor.

Refinanciamento de dívida

Essa variedade de crédito é bastante interessante e designa-se a pessoas que possuem problemas financeiros. De maneira geral, é uma boa maneira de quitar dívidas e de limpar o nome.

Uma das grandes vantagens está no fato de que o cliente pode negociar sua dívida para que ela chegue a um valor acessível. Se o objetivo do devedor é pagar à vista, as condições desse financiamento tendem a ser mais facilitadas com descontos e juros mais em conta.

Qualquer tipo de dívida pode ser refinanciada, seja ela de consumo, cartão de crédito e até dívidas tributárias. No caso de tributos, há, até mesmo, o Programa de Regularização Tributária. Anunciado em 2016, é um projeto concedido pelo governo federal para que o consumidor possa parcelar défices tributários feitos até o final de novembro de 2016.

Então, gostou de saber como refinanciar veículo? Pois bem, saiba que a Quero Financiar é uma empresa que disponibiliza esse produto com taxas e prazos bem interessantes. Além disso, nós também temos o refinanciamento de imóvel ideal para valores acima de R$ 30 mil. Ficou interessado em saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Leia também:

juros mais baratos

Quer um empréstimo?

Use seu veículo em garantia e consiga as menores taxas, com os maiores prazos.