O que é empréstimo pessoal e para que serve?

O que é empréstimo pessoal e para que serve?

o que é empréstimo pessoal

Entender o que é empréstimo pessoal é o primeiro passo para quem deseja tomar um empréstimo de forma saudável. Em geral, o empréstimo pessoal é a forma mais simples de conseguir crédito. Mas apesar da facilidade, existem coisas importantes para saber. Vamos ver algumas informações fundamentais sobre esse tipo de prática.

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma quantia em dinheiro que uma pessoa física recebe de uma instituição financeira e que deve ser devolvida após um período de tempo, com um acréscimo de juros. Como é uma transação sem maiores complicações, pode ser feita com facilidade. Mas é preciso tomar alguns cuidados.

Empréstimo pessoal, financiamento e crédito consignado

Essa é uma dúvida bem comum. O empréstimo pessoal é um crédito livre, ou seja, pode ser usado para qualquer objetivo. Já o financiamento, possui um objetivo específico, como por exemplo, comprar um veículo ou casa. Por conta disso, ele precisa ser avaliado pelo banco de uma maneira diferente.

Já o crédito consignado apenas pode ser feito por aposentados, pensionistas ou trabalhadores com carteira assinada. E o pagamento é debitado antes mesmo de seu salário ou pensão caírem na sua conta. Por conta disso, o banco tem mais confiança do pagamento, pedindo juros menores.

É preciso ter paciência

Muitas vezes o empréstimo é feito com intuito de cobrir uma emergência. Por conta disso, é natural ter um pouco de pressa para resolver logo o problema. Mas a paciência é fundamental. É preciso ter calma, pesquisar, para se certificar que os juros são razoáveis. O ideal é pesquisar os juros em pelo menos três instituições diferentes. Além disso, o tempo de pagamento deve se encaixar no seu futuro. Uma empresa que faz a intermediação com o banco pode ajudar nisso.

Também é importante ler a documentação apresentada pelo banco, para não ser pego de surpresa por alguma obrigação que tenha deixado passar. As letras miúdas são muito importantes. Isso também ajuda no caso de garantias de empréstimo. Como o pagamento nem sempre é garantido, o banco as vezes pede certas coberturas como imóveis, jóias ou veículos. Jamais assine sem se certificar dos detalhes.

O fácil não vem barato

Uma regra geral diz que existe uma ligação direta entre a facilidade do empréstimo e o tamanho dos juros. Ou seja, quanto menor for o número de exigências antes de ser liberado o crédito, maiores serão os juros, pois maior risco apresenta para o banco. Por isso, é preciso ficar muito atento e não cair na armadilha do dinheiro que parece fácil.

O pagamento prévio

Uma boa maneira de aliviar o impacto dos juros futuros é a liquidação antecipada da dívida. Pagar um valor maior de uma vez pode ser difícil, mas deve ser tentado sempre que possível. Isso porque existe um desconto nos juros das parcelas posteriores, que resultam em um valor final bem menor.

Solicite uma consultoria

O crédito pessoal, caso não cuidar, pode se tornar uma bola de neve de dívidas. Para ajudar a evitar isso e decidir qual é o melhor tipo empréstimo para cada situação, entre em contato com um de nossos especialistas, teremos o maior prazer e ajudar você. Além disso, assine a nossa newsletter para sempre estar atualizado.

Deixe um comentário

Leia também:

  • Quais veículos são aceitos como garantia do empréstimo?

    https://www.youtube.com/watch?v=9F3DapddD5s O empréstimo com garantia de veículo é uma opção financeira que permite aos solicitantes obter dinheiro emprestado usando o veículo como garantia. Isso significa que o bem será mantido como comprovação pelo banco ou instituição financeira até que a dívida seja paga. É uma alternativa para aqueles que buscam crédito, mas não têm uma

    15 de fevereiro de 2023
  • O planejamento financeiro para fazer um empréstimo

    Planejar as finanças é fundamental em qualquer situação, e quando se trata de fazer um empréstimo, é ainda mais importante. É necessário entender suas necessidades financeiras e avaliar o impacto que o empréstimo terá em seu orçamento. Para ajudá-lo a se preparar para fazer uma negociação, aqui estão algumas dicas importantes de planejamento financeiro. Avalie

    2 de março de 2023
  • Descubra o que é score de crédito e como aumentar o seu

    Para a concessão de crédito, é muito comum ouvirmos falar de score de crédito. Porém o que nem todo mundo sabe e/ou se atenta é que é por meio dessa ferramenta que as instituições financeiras calculam os riscos perante cada liberação de crédito. Esse percentual de risco é obtido por meio de um cálculo estatístico,

    7 de fevereiro de 2023
  • 4 livros sobre educação financeira que você precisa conhecer

    Em algum momento da vida somos obrigados a mudar nossa opinião sobre educação financeira. A internet tem inclusive tornado o acesso a conteúdos sobre o tema muito mais acessíveis. Hoje, quem conduz as finanças pessoais ou profissionais de maneira desleixada é porque ainda não compreendeu a importância da educação financeira. Por isso, separamos para você

    18 de março de 2023