Você sabe o que significa alienação no refinanciamento de veículos?

Você sabe o que significa alienação no refinanciamento de veículos?

Alienação de Bens

Você já passou por algum aperto financeiro repentino? Na hora de descolar um dinheiro extra para cobrir gastos inesperados há quem chegue até mesmo a vender os seus bens. Outros nesta situação buscam por empréstimos. Para aliviar os juros altos de bancos e outros agentes financeiros uma solução é oferecer garantias, como o seu carro. Mas você sabe como funciona a alienação no refinanciamento de veículos?

Se você não conhece essa forma de obtenção de crédito, nós resumimos rapidamente do que se trata. Aqui a pessoa que deseja tomar empréstimo coloca o seu automóvel como garantia de pagamento. Este acordo é o que permite juros menores, além de ser o que torna o seu carro um bem alienado. Vamos entender melhor este conceito a seguir.

O que é um carro alienado?

O termo não é coisa de outro mundo, nem quer dizer que o seu carro estará perdido. Quando falamos da alienação de um automóvel podemos estar nos referindo a duas coisas. Primeiro, a um carro que ainda não teve o seu pagamento totalmente quitado. Isto significa também que se as parcelas não forem pagas o veículo poderá ser tomado.

O conceito se aplica a outros tipos de contexto, como na aquisição de imóveis. Já na alienação fiduciária, o segundo tipo, falamos de um bem que é dado como garantia de pagamento. Assim, é como se o bem pertencesse ao banco enquanto você estiver pagando o empréstimo. O resultado da inadimplência é o mesmo nos dois tipos de alienação.

Como funciona a alienação no refinanciamento de veículos

A partir das informações que listamos anteriormente temos que o seu carro será dado como garantia de pagamento do empréstimo. Apesar disto, os documentos, e o próprio automóvel, continuam em seu nome/posse. É apenas no caso de o valor devido não ser pago que o banco poderá tomar o bem. O prazo para pagar toda a dívida tende a ser de aproximadamente 48 meses (4 anos).

Já o valor que pode ser desembolsado será baseado em dois fatores. O primeiro é o preço do carro na tabela Fipe. O segundo é a sua renda, que não pode ser comprometida em mais de 35%. Dito isto, você poderá conseguir mais de 50% do valor como empréstimo. Assim, finalizamos nossa explicação de como funciona a alienação no refinanciamento de veículos. É provável, contudo, que você ainda tenha uma última dúvida.

E se o meu carro estiver alienado antes do refinanciamento?

Se em teoria o veículo já está alienado, pois ainda não foi quitado, ele poderia sofrer outra alienação? A resposta é sim. Neste caso, parte do seu empréstimo será destinado ao pagamento das parcelas em aberto. O que acontece é que nem todos os locais oferecem esta possibilidade de refinanciamento.

Vale a pena?

Considerando que esta modalidade de empréstimo é menos burocrática, já temos um ponto a seu favor. Só que este não é o seu maior benefício. De longe os juros baixos são a maior razão para que esta forma de obter créditos valha tanto a pena.

Agora você sabe como funciona a alienação no refinanciamento de veículos. Para um serviço especializado em empréstimos com garantia de veículo e imóvel, ou financiamento de automóvel, visite o nosso site. Nós ajudamos você a encontrar a instituição financeira mais vantajosa para a sua necessidade. Descubra mais clicando aqui.

Refinanciar Veiculo

Leia também:

juros mais baratos

Quer um empréstimo?

Use seu veículo em garantia e consiga as menores taxas, com os maiores prazos.