Empréstimos para empresas: conheça os principais

Empréstimos para empresas: conheça os principais

Empréstimos para empresas

Muitas vezes, é necessário pedir ajuda financeira para que um negócio cresça e se fortaleça. Porém, muitos empresários não sabem onde e como recorrer, afinal, existem diversos modelos de empréstimo para empresas. Além disso, muitas pessoas também não sabem qual deles melhor se encaixa em seu perfil empresarial.

Pensando em ajudar quem precisa expandir seu negócio, neste post selecionamos os principais tipos de empréstimos empresariais existentes no mercado. Conheça quais são eles e qual é o melhor para a sua empresa!

A importância dos empréstimos para empresas

Para fazer um negócio crescer, é preciso fazer o capital girar e, muitas vezes, o empréstimo empresarial é a melhor saída para um empreendedor que está passando por dificuldades na hora de escolher uma estratégia de crescimento ou tentando fugir dos percalços encontrados pelo caminho.

Ou seja, seja na dificuldade ou para melhorar serviços e produtos da empresa, um empréstimo é sempre bem-vindo. Portanto, não é somente na crise que você deve buscar um aporte financeiro. Também é preciso investir em tecnologias e inovações para ampliar e melhorar o empreendimento.

Fique atento, pois os colaboradores de uma instituição também precisam receber treinamentos e somente com investimentos é possível alcançar os objetivos traçados no planejamento.

A seguir, você conhecerá as principais modalidades de empréstimo que vão ajudar o seu empreendimento a crescer ou sair do sufoco. Confira!

Os principais tipos de empréstimo para empresas

Empréstimo para Capital de Giro

Este é, normalmente, o tipo de empréstimo mais buscado pelos empresários. Isso porque o capital de giro é o dinheiro utilizado para o funcionamento de uma instituição, ou seja, para as operações realizadas no dia a dia.

Este tipo de aporte é muito utilizado para comprar mercadorias e insumos, repor estoques, subsidiar as despesas administrativas e outras necessidades que a empresa possa vir a ter.

Quando for buscar este tipo de empréstimo, é importante ficar atento, pois há duas formas de liberação. A primeira delas é para investimentos fixos, modalidade exclusiva para a compra de insumos e mercadorias necessárias à produção na empresa.

Para ela, é necessário a comprovação do destino, ou seja, é preciso comprar o material que foi informado no ato da contratação do empréstimo. A segunda forma é feita de forma isolada e, nesse caso, não é necessário provar qual o destino que o empréstimo terá.

As principais características dessa modalidade são:

  • financiamentos sem carência e de curto prazo;
  • taxa de juros pré-fixada;
  • garantia dada por um sócio.

Empréstimo Coletivo

Considerada uma das modalidades de empréstimo para empresas com menos burocracia, o empréstimo coletivo é aquele realizado sem a intervenção de um banco.

Para conseguir este tipo de aporte, investidores e empresários se relacionam diretamente. Os investidores querem atingir bons rendimentos, além de contribuir para o desenvolvimento da economia do país.

Do outro lado, encontramos os empreendedores que buscam no empréstimo coletivo a chance de possuir capital com taxas de juros mais atraentes. Também conhecido como Peer-to-peer leading ou P2P, a modalidade é bastante válida e segura para os empresários que precisam de capital, mas estão com medo de criar dívidas.

Como principais características dessa modalidade, é possível citar:

  • taxas de juros mais baixas;
  • menos burocracia;
  • sem intervenção de bancos;
  • boa rentabilidade para investidores;
  • empresário com autonomia da gestão da empresa.

Cheque Especial

Dentre os tipos de empréstimos para empresas aqui apresentados, este deve ser o mais conhecido. Entretanto, ele é um aporte que gera muitos riscos, já que muitas pessoas não sabem lidar com o cheque especial.

O cheque especial é um crédito pré-aprovado na conta da empresa — igual ao que encontramos nas contas de pessoas físicas. O valor é definido de acordo com o valor movimentado em conta e, em muitos casos, chega a ser uma quantia bastante alta.

Se você não conhece esse crédito, deve estar se perguntando: “Qual o problema do cheque especial?” A resposta é simples: os altos juros cobrados pelas instituições bancarias. O empréstimo é liquidado rapidamente, comumente no início do mês seguinte ao pedido.

Os juros começam a ser cobrados no dia que se pega este empréstimo e o aporte só é pago quando há dinheiro em conta suficiente para cobrir a quantia emprestada pelo banco.

Alguns bancos oferecem poucos dias sem a cobrança de juros, entretanto, as altas taxas se destacam e fazem com que esta modalidade seja utilizada somente quando realmente for necessário.

Principais características:

  • altas taxas de juros;
  • limite pré-aprovado;
  • contrato automático com o banco.

Empréstimo para investimento misto

Este aporte financeiro é chamado dessa forma devido a sua destinação — afinal, ele serve tanto como capital de giro como um financiamento de equipamentos.

Normalmente, uma instituição pede o empréstimo de investimento misto e, com parte do dinheiro realiza a compra de maquinário e, com o restante, investe no insumo para produzir com a máquina nova.

As principais características são:

  • taxa de juros pré-fixada;
  • financiamento de longo prazo com carência;
  • exigência de garantia.

Conta Garantida

Este empréstimo também é um tipo de crédito pré-aprovado, assim como o famoso cheque especial. O nome é derivado do fato de que o banco recebe uma garantia em troca do aporte financeiro. Esse aval pode ser recebível ou uma garantia real.

Como a instituição financeira possui uma segurança na hora de liberar o empréstimo, a taxa de juros é menor que a do cheque especial. Inclusive, essa é a principal diferença entre as duas modalidades de crédito bancário.

Entretanto, é preciso ressaltar que os aportes financeiros pré-aprovados devem ser utilizados de forma cautelosa — e, de preferência, uma das últimas opções que o empreendedor deva procurar.

Como principais características, é possível destacar:

  • crédito pré-aprovado;
  • taxas de juros menores que as do cheque especial;
  • exigência de garantia.

Por fim, é preciso frisar que, antes de entrar em contato com uma instituição financeira, é necessário planejar e avaliar a situação da saúde financeira de seu empreendimento. Somente após esse levantamento de dados é possível saber qual o melhor tipo de empréstimo para empresas você deve fazer.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de empréstimos para empresas existentes no mercado, entre em contato conosco! Converse com um de nossos especialistas para que possamos indicar o melhor caminho a seguir.

Deixe um comentário

Leia também:

  • 9 séries sobre finanças

    Ter conhecimento sobre finanças é de extrema importância. Afinal, tudo gira em torno do dinheiro, de forma que, se não há um bom controle sobre ele, torna-se difícil se estabilizar financeiramente. Cada um escolhe como fazer, se quer estudar e entender por si ou se contrata alguém para isso. Porém, mesmo que tenha alguém cuidando

    19 de março de 2023
  • Saiba como evitar armadilhas financeiras comuns

    Todos nós queremos tomar decisões inteligentes e responsáveis quando se trata de nosso dinheiro, mas às vezes, mesmo sem percebermos, podemos cair em algumas armadilhas financeiras comuns que podem ter consequências graves para nossas finanças pessoais. É por isso que é importante estar ciente dessas armadilhas e saber como evitá-las. Neste post, iremos compartilhar algumas

    4 de abril de 2023
  • Como fazer uma planilha de gastos para organizar suas finanças?

    https://www.youtube.com/watch?v=3XmykY7uivY Grande parte das pessoas possui dificuldade para organizar a sua vida financeira, não é mesmo? Isso acontece por diversos motivos, seja pela falta de controle, por não saber o que gasta e o quanto ganha. Mas, você sabia que existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para mudar isso? A planilha de

    9 de março de 2023