Planejamento financeiro a longo prazo: como e por que fazer?

Planejamento financeiro a longo prazo: como e por que fazer?

planejamento financeiro a longo prazo

Você tem dado a devida atenção ao planejamento financeiro a longo prazo de sua empresa? Saiba que a escassez de recursos financeiros, associada à adoção de um modelo de gestão ineficiente, são determinantes para que negócios encerrem suas atividades de modo precoce.

A fim de evitar esse desfecho, precisamos ser criteriosos no controle, na aferição e na determinação do objetivos financeiros da empresa. Com esse escopo, vamos destacar alguns motivos relevantes e de que maneira podemos dar os primeiros passos para planejar as finanças e colocar sua companhia um passo à frente da concorrência. Acompanhe a leitura!

Por que precisamos fazer um planejamento financeiro de longo prazo?

O planejamento financeiro consiste em uma série de ações que permitem aos gestores ter o controle acerca dos recursos da empresa. Essa iniciativa tem grande importância, uma vez que permite fazer um diagnóstico acerca da efetividade das ações realizadas no empreendimento.

Por exemplo, quando for verificado que determinado insumo ocasiona uma redução no lucro obtido com a venda do produto, cabe aos gestores, com base nesse indicador, adotar medidas que vão ao encontro da maximização do lucro com as vendas.

Contratar novos empregados ou investir em equipamentos de ponta dependem essencialmente de um processo decisório baseado em dados coletados e analisados por toda a equipe. A observância de tais fatores pode oportunizar uma posição de destaque no mercado.

Por isso, criar uma cultura organizacional voltada para a adoção das medidas necessárias no sentido de otimizar a receita e minimizar as despesas pode colocar sua empresa em uma posição de grande destaque no mercado.

Como fazer um planejamento financeiro de longo prazo?

Uma vez destacados os fatores que fazem do planejamento financeiro uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento satisfatório do seu negócio. Vamos destacar algumas etapas que devem ser observadas para elaborar um planejamento efetivo.

Análise do cenário atual

análise do cenário empresarial gera a produção de conhecimento acerca do histórico da empresa, bem como da situação atual. Esse processo é importante para que os equívocos do passado não ocorram e as ações para o futuro sejam efetivas.

Todo esse esforço vai viabilizar a apuração das fraquezas e das necessidades, assim como das forças e das oportunidades. Tais variáveis podem impactar nos resultados da empresa no médio e longo prazo. Uma vez conhecida a situação financeira atual, é possível estabelecer metas realistas.

Estabelecimento de metas para curto, médio e longo prazos

A bússola é um instrumento empregado para orientar o curso a ser tomado pelas embarcações marítimas em alto mar. Assim como esse importante instrumento de navegação, as metas são responsáveis por nortear a ação dos gestores de uma empresa.

A partir do momento em que são definidas, precisam ser divulgadas para que possam alinhar os esforços de todos os envolvidos na gestão financeira da empresa. A força produzida em razão de iniciativas tomadas em um mesmo sentido impactará de maneira determinante nos resultados futuros do negócio.

Agora, o próximo passo consiste em traçar o plano de ação.

Estabeleça o plano de ação

As duas etapas anteriores nos proporcionaram informações acerca de como estamos e onde pretendemos chegar. Diante disso, é chegada a hora de definir as ações que devem ser adotadas para que as metas sejam concretizadas. Isto é, chegou o momento de colocar a mão na massa.

Por exemplo, uma empresa que atua com equipamentos agrícolas precisa vender 100 tratores para conseguir atingir a meta de crescimento de 20%. Para tal, ela demanda que o setor de marketing gere 30% de novos leads qualificados para o setor de vendas. A próxima fase será definir os métodos para mensurar a efetividade dessas ações.

Escolha dos materiais e métodos empregados

A aferição dos resultados requer uma definição precisa das métricas que serão empregadas. Nesse contexto, duas informações são importantes, a primeira consiste em definir os indicadores de performance (CET, ROI). A segunda, compreende em definir quais serão os métodos e os materiais empregados para a coleta e a análise desses dados.

Caso a sua organização não tenha um setor específico de tecnologia da informação, recomenda-se a terceirização desse serviço. Há empresas especializadas em desenvolver soluções que vão ao encontro das necessidades específicas do seu negócio. Superada essa etapa, é preciso fazer uma análise dos resultados.

Análise dos resultados

Depois de estabelecidos os objetivos, bem como as métricas que serão adotadas, chega o momento de analisar os dados coletados. Nesse contexto, a análise quantitativa é a mais comum. Para tal, poderão ser empregados tratamentos estatísticos como média, moda, entre outros.

Os números devem ser interpretados pelos gestores com o escopo de verificar se as metas foram contempladas de maneira efetiva. Esse procedimento é muito importante na gestão orçamentária do empreendimento, pois definirá quais ações estão dando certo e quais precisam ser alteradas.

Elaboração de um calendário

Quem atua com gestão financeira sabe a importância de avaliar com frequência os indicadores de desempenho da empresa. Nesse cenário, a elaboração de um calendário pode ser um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de todo o seu planejamento.

Para muito além de definir datas e prazos para as ações, é fundamental cumprir e fazê-las serem cumpridas por toda sua equipe. Isso desenvolve o compromisso com os resultados e permite que ações sejam reavaliadas.

Por exemplo, se o calendário define que a apuração do resultado do exercício financeiro deve ser realizada na data 27 de novembro, você e sua equipe terão que realizar tal procedimento sob pena de sua empresa sofrer impactos decorrentes do descumprimento de demonstrações contábeis estabelecidas legalmente.

Portanto, seja criterioso na elaboração de tal calendário e rigoroso em dar o seu devido cumprimento. Afinal, a saúde financeira do seu empreendimento depende essencialmente disso.

Destacamos a importância e formas de se elaborar o planejamento financeiro a longo prazo de sua empresa. Agora que você adquiriu as primeiras noções sobre o tema, é necessário não só complementar tais informações, como também trabalhar duro para colocá-las em prática. Tenha a certeza de que isso fará toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Caso queira complementar agora mesmo as ideias destacadas neste texto, aproveite também para ler sobre os erros que podem ser cometidos no planejamento financeiro.

Deixe um comentário