Muitos acreditam que quanto maior é o tempo de fabricação e uso de um veículo, mais difícil pode ser a sua venda ou financiamento. Sendo assim, muitos se perguntam se é possível financiar veículo com mais de 10 anos. A resposta é: sim!
No entanto, além das providências que devem ser tomadas em qualquer aquisição, há também alguns cuidados especiais para esse tipo de financiamento.
Tire as suas dúvidas antes de tomar essa decisão.
Assista agora ou leia nosso conteúdo na íntegra agora mesmo!
Como funciona o financiamento de veículos
Consumidores podem recorrer a linhas de crédito para adquirir veículos novos ou usados. O processo de aprovação de financiamento de veículos leva em consideração uma série de fatores, tais como:
- ano de fabricação do veículo;
- tipo e marca;
- perfil do consumidor (idade, profissão, renda);
- histórico do consumidor (inscrição no SPC/SERASA, aprovação de outros financiamentos, inadimplementos etc);
- perfil e histórico do(s) fiador(es);
- perfil e histórico da pessoa ou entidade financeira credenciada (intermediadora do financiamento);
- condições solicitadas para o financiamento (valor da entrada, quantidade de parcelas, garantia oferecida);
- comprometimento da parcela do financiamento na renda do consumidor;
- entre outros.
Existe uma crença de que veículos com maior tempo de fabricação ou de uso podem ser mais difíceis de terem seus financiamentos aprovados, pois acredita-se que o comprador que opta por esse tipo de veículo costuma ter menor poder de compra ou oferecer garantias menores.
Porém, é perfeitamente possível financiar veículo com mais de 10 anos, desde que o consumidor tome os devidos cuidados.
Vale a pena financiar veículo com mais de 10 anos
As vantagens de financiar veículo mais novo são óbvias: melhores condições mecânicas, garantias de fábrica, melhor aparência…
Porém, todo automóvel novo um dia ficará velho, e, infelizmente, a desvalorização de um veículo zero é quase que imediata: após sair da concessionária, ele já é acometido por pelo menos 10% de desvalorização.
Quando analisamos essas circunstâncias, além, é claro, do baixo orçamento para adquirir um veículo, comprar um modelo com mais anos de uso pode acabar sendo uma alternativa melhor.
É preciso levar em consideração que um carro mais velho pode apresentar maiores falhas técnicas (devido ao desgaste), ter um seguro mais caro e ser mais difícil de revender, dependendo da marca e do modelo.
Mas, por outro lado, o IPVA para veículos mais velhos costuma ser mais barato, e sua desvalorização também é menor.
Além disso, eles são obviamente a melhor opção para quem dispõe de menos dinheiro para a aquisição.
Com uma boa entrada, o financiamento pode se tornar bastante viável.
O que saber para financiar veículo com mais de 10 anos
Em primeiro lugar, é preciso que o consumidor se certifique da qualidade do veículo, por meio de vistorias e testes.
Também é importante saber se o carro tem histórico de batidas, acidentes e outros acontecimentos que tenham ensejado consertos e trocas de peças.
Tendo a certeza sobre o carro certo, o próximo passo é o financiamento.
Não são todas as instituições financeiras que se dispõem a conceder crédito para quem quer adquirir um veículo um pouco mais velho.
Algumas instituições acreditam que esse é um risco que não vale a pena correr; outras até aprovam o financiamento, mas cobram taxas em valor muito acima do normal, ou impõem restrições à quantidade de parcelas.
Muitas instituições financeiras maiores costumam ter tabelas diferentes para veículos 0km, carros com 1 a 5 anos de fabricação, e os de 5 a 10 anos.
Mas basta procurar, pois existem sim muitas instituições que acolhem o consumidor que deseja financiar veículo com mais de 10 anos.
Porém, é preciso ter cuidado, porque muitas empresas aproveitam-se da dificuldade de crédito para essa modalidade e fazem ofertas duvidosas para atrair consumidores.
Pesquise sobre a instituição, seu tempo de atuação no mercado e bancos com os quais ela trabalha. O histórico e as exigências feitas pela empresa também são alguns dos pontos importantes. Por exemplo: o simples fato de oferecer crédito para pessoas com nome inscrito no SPC ou SERASA, por si só, não é um indicativo de que a instituição é suspeita. Já se ela requerer um depósito antecipado, esse, sim, é um sinal vermelho.
Por isso, busque também conhecer as condições de financiamento e analisar as exigências, garantias, as taxas e juros cobrados.
Quais os cuidados e providências para tomar ao financiar veículo
Após verificar todas as circunstâncias que explicamos no item anterior, há mais algumas atitudes que pode tomar para evitar dores de cabeça e aumentar as suas chances de ter seu financiamento aprovado:
Consulte as taxas médias de juros
No site do Banco Central do Brasil e em outros sites especializados em financiamentos, é possível conhecer a média das taxas de juros praticadas em financiamentos no país.
Lembre-se de que estamos tratando do financiamento de um veículo com mais de 10 anos; então, não compare as taxas com aquelas referentes a veículos mais novos, ou taxas de outros tipos de financiamento.
Analise a sua situação financeira
Para tomar uma decisão segura, compare a sua renda mensal com o valor da parcela que pretende pagar.
As instituições financeiras buscam se proteger do risco de inadimplência; logo, se verificado que a parcela corresponde a uma porcentagem muito alta da renda do consumidor, elas podem negar o financiamento, presumindo que em algum momento a situação se tornará insustentável.
Evite mensalidades que comprometam demais a sua renda. Assim, você aumenta as chances de ter o financiamento aprovado e protege a si mesmo de problemas financeiros.
Verifique a sua documentação
Certifique-se de que seus documentos pessoais estão em boas condições. Geralmente, os documentos são digitalizados e enviados junto à proposta de financiamento para aprovação. Se esses papéis não estiverem legíveis, isso pode dificultar a análise.
Também assegure-se de que suas contas estão em dia e da existência ou inexistência de restrições e processos judiciais.
Seja honesto com a instituição financeira
Caso seu nome esteja inscrito em cadastros de órgãos ao crédito (SPC / SERASA), ou haja alguma outra pendência que seja perguntada no momento de preencher a proposta, não minta para o agente. As instituições financeiras contam com sistemas que detectam esse tipo de informação.
Mesmo negado o financiamento, você pode tentar de novo, dessa vez fornecendo as informações reais. Porém, evite esse desgaste, pois cadastros submetidos diversas vezes também não são bem vistos pelas financeiras.
Além disso, em caso de informação falsa, uso de documentos de outras pessoas ou outras infrações, além de ter o financiamento negado, é possível que a documentação seja encaminhada para autoridades cabíveis.
Agora que sabe tudo que precisa providenciar para financiar veículo com mais de 10 anos, verifique as nossas condições de empréstimo com garantia de veículo. Após encontrar o veículo perfeito, você pode entrar em contato conosco para discutir todo o restante.
Como fazer seu financiamento de veículo?
Aqui na Quero Financiar você consegue financiar veículo de forma totalmente online e com juros competitivos, com prazos de até 60 meses.
Para solicitar seu financiamento, o primeiro passo é clicar aqui e realizar se cadastro de forma rápida e fácil (menos de 5 minutinhos). Sua solicitação será enviada para nossos parceiros realizarem a pré análise de seu pedido.
É muito importante que durante seu cadastro todas as suas informações sejam preenchidas de forma correta, facilitando assim o processo de aprovação. Caso seu pedido seja aprovado, entraremos em contato com você com as condições do financiamento.
Desse ponto em diante, os próximos passos serão:
1. Vistoria do veículo: o processo de vistoria do veículo aqui na Quero Financiar é feita de forma 100% Online, onde você bate as fotos de seu veículo diretamente de seu celular através de um link que será enviado para você através de um de nossos especialistas.
2. Assinatura do contrato: após a vistoria do veículo, é feita a assinatura do contrato, também de forma 100% Online e através de um link enviado diretamente para seu e-mail, exatamente da mesma forma como é feita a vistoria do veículo
É muito importante que você já tenha em mente qual o veículo você deseja adquirir, agilizando ainda mais o processo de financiamento.
Quais veículos são aceitos para financiar?
Aqui na Quero Financiar você consegue realizar seu financiamento de carro, financiamento de caminhão (desde que não seja o primeiro caminhão), financiamento de ônibus, financiamento de caminhonetes e utilitários, como também o financiamento de motos:
- Financiamento de automóveis (carros): até 20 anos
- Financiamento de caminhão: até 20 anos
- Financiamento de ônibus: até 20 anos
- Financiamento de caminhonetes e utilitários: até 8 anos
- Financiamento de moto: até 8 anos
Quais os juros para financiamento de veículo?
Depende. Os juros e taxas para financiamento variam de acordo com diversos critérios, tais como momento de mercado, ano e tipo do veículo, score do cliente, dentre outros fatores. A forma mais fácil de saber os juros é pedir sua cotação aqui na Quero Financiar. Você não paga nada por isso e fica sabendo de forma muito rápida qual será sua proposta.
Que tal solicitar uma cotação de financiamento com a gente?
Clique abaixo e solicite agora mesmo: