A modalidade de empréstimo conhecida como refinanciamento de imóvel prevê que determinado imóvel seja oferecido para assegurar o pagamento da dívida. Ele também é conhecido como “home equity” ou ainda empréstimo com garantia de imóvel.
Nesse tipo de empréstimo, é necessário que o imóvel apresentado já esteja quitado e em nome do solicitante. Essa forma de crédito acaba despertando interesse de muitas pessoas pelas condições de juros e pelo prazo para quitação da dívida.
Porém, assim como as outras modalidades, essa possui seus prós e contras que devem ser minuciosamente avaliados por aqueles que estão cogitando essa opção.
Separamos para você algumas informações sobre esse assunto, bem como seus pontos positivos e negativos. Acompanhe!
Qual a proposta do refinanciamento de imóvel?
A proposta do refinanciamento de imóvel é conseguir disponibilizar uma modalidade de empréstimo que possua condições referentes a taxas de juros e prazo de pagamento mais favoráveis do que as demais formas de crédito.
Geralmente, ao aderir esse tipo de refinanciamento, o indivíduo obtém taxas de juros menores, que acabam tornando o valor total do empréstimo mais baixo, e também consegue um período maior para realizar a quitação da dívida.
Por ser uma modalidade de crédito, que disponibiliza uma garantia de pagamento mais segura e mais robusta como um imóvel, as instituições financeiras entendem que o risco deles serem lesados por uma inadimplência do devedor é bem inferior.
Logo, por conta da segurança que esse empréstimo oferece e por se tratar do refinanciamento de um bem durável, elas conseguem ofertar taxas de juros e prazos de pagamento mais atraentes, o que faz com que as parcelas sejam mais favoráveis para os devedores.
Prós do refinanciamento de imóvel
Possibilidade de crédito com valores altos
O refinanciamento de imóvel, por oferecer um bem de alto valor de garantia, possibilita o empréstimo de valores bem mais elevados, podendo chegar até 60% do custo daquele imóvel. Para aquelas pessoas que precisam de uma quantia maior de crédito, essa pode ser uma das melhores opções.
Taxas de juros mais atraentes
Como mencionado anteriormente, como instituições financeiras recebem um imóvel como garantia de pagamento, elas se sentem mais seguras contra um possível descumprimento por parte do devedor, e com isso conseguem diminuir as taxas de juros.
Maior prazo para quitação da dívida
Por se ter como garantia um bem durável e por ter valor mais elevado, o refinanciamento de imóvel tolera que os prazos de pagamento sejam maiores, por consequência, o valor das parcelas tende a ser menor.
Contras do refinanciamento de um imóvel
Prazo mais longo para liberação do crédito
Como essa modalidade de empréstimo costuma ter valores elevados, a liberação para esse tipo de crédito costuma ser mais demorada, pois exige uma série de documentações. Por conta disso, no caso daqueles clientes que necessitam ter disponível esse valor com certa urgência.
Gastos nos trâmites prévios ao refinanciamento
Esse tipo de empréstimo requer que alguns procedimentos sejam feitos anteriormente, como por exemplo, a avaliação daquele bem, além de ajustes com o cartório e esses processos podem ter custos não previstos pelo responsável, que poderá ter que desembolsar até 2 mil reais.
Quer saber mais sobre essa modalidade de empréstimo?
A Quero Financiar pode te ajudar nessa questão, pois é uma empresa com vasta atuação no mercado e que presta seus serviços com presteza e agilidade.