Principalmente após o período de pandemia, muitos brasileiros têm enfrentado dificuldades para manter suas contas em dia. Diante disso, uma solução que tem sido alvo de muitas pessoas, é a realização de um empréstimo.
Caso você já tenha considerado todas as opções para conseguir sair do negativo, e tenha optado por solicitar um empréstimo, é preciso que se tenha em mente qual instituição financeira será escolhida, onde é possível encontrar taxas de juros mais atraentes, quantidade de parcelas e claro, quais são os documentos necessários para esse processo.
Separamos para você as informações referentes aos documentos que são necessários para dar início ao processo de empréstimo, confira!
Primeiramente, do que se trata um empréstimo?
O empréstimo é um processo em que uma instituição financeira ou um banco empresta determinado valor para um indivíduo, que em contrapartida, deverá pagar mensalmente esse empréstimo em parcelas com adição de juros.
O valor do empréstimo a ser concedido, as taxas de juros aplicadas bem como o número de parcelas vão variar de acordo com a análise que a instituição fizer do perfil do solicitante em virtude do risco da concessão daquele crédito.
Quais são os documentos necessários para dar entrada no processo de empréstimo?
Os documentos solicitados podem variar de acordo com cada instituição financeira, mas, geralmente, esses são os mais recorrentes:
Documento de Registro Geral (RG)
Geralmente esse é o documento mais solicitado em todos os tipos de operações de crédito. Caso você possua outro documento que contenha seu RG e que tenha sua foto para identificação, como Carteira Nacional de Habilitação, Documento de Passaporte, bem como carteiras de identificação de órgão profissional, estes também podem ser aceitos.
Vale frisar que qualquer um desses documentos precisa estar com sua data de validade em dia.
Documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF)
O CPF é um dos documentos mais importante para aprovação do crédito, já que as instituições precisam fazer a avaliação do perfil do solicitante e ver quais informações estão atreladas ao seu nome. Caso seu RG já contenha o número de CPF, já é o bastante.
Documento para comprovação de residência
É importante que esse documento esteja atualizado de acordo com seu endereço de moradia atual e que esteja em conformidade com o endereço fornecido à instituição financeira.
Caso você more na mesma residência dos seus pais e o comprovante esteja em nome deles, basta que apresente junto com o comprovante seu documento de RG para que seja feita a comprovação da filiação.
Também é possível realizar e autenticar uma declaração de residência no cartório em seu nome.
Documento de comprovação de renda mensal
Caso você já seja cliente do banco, a própria instituição pode obter seu extrato bancário e ter acesso às suas transações bancárias e informes de renda dos últimos meses.
Caso você não seja cliente, pode ser feita a solicitação de algum documento como contracheque ou declaração de imposto de renda para que seja feita a análise da sua renda mensal.
Além dos documentos citados aqui, outros podem ser requeridos, e também, alguns listados aqui podem ser dispensados, caso a instituição financeira tenha meios de acessar suas informações por meio do número de RG e CPF.
Você está precisando de liberação de crédito de forma rápida?
A Quero Financiar pode te ajudar!
Ela é uma empresa com experiência no mercado, responsável por fazer a intermediação entre você e a instituição financeira!
Clique aqui e faça uma simulação de empréstimo!