A necessidade de dinheiro pode bater à porta a qualquer momento, e entender como fazer um refinanciamento com a Quero Financiar é o que tem salvo muitas pessoas.
Infelizmente, surpresas desagradáveis de cunho financeiro sempre podem acontecer: pode ser um encanamento para ser trocado, um eletroeletrônico que queima, alguém que fica doente, a necessidade de uma viagem etc.
Isso tudo sem contar aquelas pessoas que perdem o seu emprego e que ficam preocupadas com os eventuais gastos que ainda tenham de ser quitados.
Uma grande dúvida, quando esses reveses aparecem é: como conseguir mais dinheiro quando não se tem nome limpo?
Certamente, as pessoas que têm seu nome sem restrições encontram caminho mais aberto para um empréstimo ou para um financiamento, mas o que pode ser feito com aquelas que têm pendências no seu nome?
Para elas, o refinanciamento de veículos é uma solução imperdível e que faz com que as suas chances de ter o crédito autorizado sejam maiores.
Levando em conta que há muitas pessoas que não têm ideia do que se trata um refinanciamento, este material traz diversos esclarecimentos. Inclusive, ele mostra como funciona o refinanciamento com a Quero Financiar, ainda que a fintech tenha outras soluções que podem ser simuladas via site.
Do que se trata um refinanciamento com a Quero Financiar?
Geralmente, as pessoas têm mais facilidade em entender do que se trata o financiamento. No entanto, quando se fala em “refinanciamento”, elas ficam um pouco em dúvida sobre o que isso significa.
Afinal, qual seria a relação entre se precisar de dinheiro emprestado e fazer um financiamento, que costuma significar que a pessoa vai pagar algo? Quando se financia um carro, por exemplo, há diversas parcelas a pagar.
É por isso que se deve deixar claro que o refinanciamento com a Quero Financiar não tem nada disso: o que acontece é apenas que o veículo é dado como a garantia de pagamento!
Para aqueles que querem entender mais sobre como é esse refinanciamento, é simples: o indivíduo que tem um automóvel em seu nome pode procurar a Quero Financiar e pedir um empréstimo.
O veículo dessa pessoa é indicado como garantia e, sendo assim, caso o cliente não efetue os pagamentos que são referentes ao empréstimo pedido, a instituição pode ficar com o veículo.
Na realidade, quando se fala em como fazer um refinanciamento com a Quero Financiar, trata-se de um empréstimo como os demais, mas que tem o veículo como garantia.
Não é difícil entender porque o nome dessa linha de crédito é “refinanciamento”: quando se financia algo, paga-se as parcelas e, na prática, aquele bem ainda é do banco até que esteja quitado.
Quando se faz o refinanciamento, ocorre o mesmo: até que todas as parcelas do empréstimo sejam pagas, o veículo fica atrelado à Quero Financiar, embora a pessoa possa continuar usando normalmente.
Quando o refinanciamento é uma boa opção?
Mesmo quem aprende o conceito de refinanciamento com a Quero Financiar pode ficar confuso sobre quando é a hora certa de procurar esse tipo de crédito.
É claro que, uma vez que se coloca um bem como garantia, é necessário ter o máximo de certeza de que a parcela será paga para que o veículo não seja perdido.
Contudo, uma vez que se tem essa consciência e que há disciplina para a quitação das parcelas, o refinanciamento se torna sim uma boa opção e ele ajuda bastante em situações como:
Problemas de saúde
Se for preciso um aporte financeiro para pagar um tratamento de saúde, pode-se recorrer ao refinanciamento.
Custos com reforma
Pode-se usar o refinanciamento para conseguir dinheiro para aumentar o imóvel, para conter algum problema imediato, como um encanamento a ser substituído etc.
Passeios
É claro que quem faz o refinanciamento com a Quero Financiar também pode garantir um dinheiro para passear, fazer uma viagem de formatura etc.
O mais importante é que o refinanciamento de veículos pode ser solicitado quando a pessoa desejar e o dinheiro pode ser empregado para o que ela achar melhor!
Vale salientar que o refinanciamento é perfeito para quem está negativado: mesmo que a pessoa tenha o seu orçamento comprometido com pagamento de dívidas, a financeira se sente mais segura porque existe o veículo como garantia.
Sendo assim, para falar sobre quando é um bom momento para fazer o refinanciamento, a resposta é: sempre que se precisa de um dinheiro a mais e as outras formas de crédito são mais difíceis por causa do nome “sujo”.
Benefícios dessa forma de crédito
Ainda que a Quero Financiar tenha diversas linhas de crédito que ajudam os clientes em diferentes situações, como o empréstimo com garantia de veículo, que pode ser simulado aqui, a verdade é que o refinanciamento é uma das soluções financeiras mais atraentes.
1. Dinheiro fica logo disponível
Uma vez que se entregou todos os documentos relacionados ao refinanciamento, é possível usar logo o dinheiro. Assim, não importa qual seja a necessidade do indivíduo, ele logo pode sacar o valor.
2. Tudo virtual
A Quero Financiar oferece tudo virtualmente, ou seja, quem quiser fazer refinanciamento não precisa ir a uma unidade. Inclusive, dá para pedir o refinanciamento a qualquer momento acessando aqui.
3. Juros menores
Normalmente, o empréstimo pessoal tem juros um pouco maiores, mas o refinanciamento tem taxa mínima de 1,28%, ou seja, é uma solução financeira de melhor custo-benefício.
4. Muitas parcelas
Mesmo que a pessoa precise de um valor mais alto de empréstimo, o refinanciamento costuma proporcionar muito mais parcelas. Dessa forma, não é preciso ficar preocupado com valores muito altos mensais e que facilitem a perda do veículo!
Como se pode perceber, o refinanciamento é uma das formas mais práticas de se conseguir um dinheiro extra, sem precisar lidar com burocracia e sem precisar estar com o nome limpo.
Não se perde o veículo à toa com o refinanciamento
Há muita gente que, mesmo tendo um veículo quitado, tem medo de fazer o refinanciamento e, dessa maneira, fica procurando outras opções de crédito, como as que a Quero Financiar tem e que podem ser simuladas aqui.
Contudo, não é preciso ter medo do refinanciamento: as pessoas não perdem o seu veículo à toa. A financeira não toma simplesmente o veículo do seu cliente simplesmente por desejar fazer isso: essa “tomada” ocorre apenas quando a pessoa se torna inadimplente.
Inclusive, não basta estar com uma parcela atrasada para que a empresa financeira peça o veículo. Normalmente, ainda é buscada uma negociação.
Portanto, não é preciso temer o refinanciamento: ele deve sim ser encarado como uma saída financeira importante para quem está passando por aperto.
O que é preciso para o veículo ser aceito no refinanciamento?
Quando se fala que um veículo vai ser usado como garantia, entende-se que a instituição financeira será recompensada no caso de o cliente não pagar o empréstimo. Porém, para que essa compensação seja mesmo real, o veículo tem de estar em boas condições.
De nada ia adiantar para a empresa financeira que o veículo estivesse cheio de defeitos porque ela teria de fazer diversos reparos a fim de que ele pudesse ser revendido, por exemplo.
É por isso que, quando se fala em refinanciamento com a Quero Financiar, é muito importante ter a certeza de que o veículo não tem defeitos graves. Para isso, não basta que a pessoa que quer refinanciar diga que o veículo está em boas condições: é claro que ocorre uma espécie de vistoria.
Avaliação do veículo
A avaliação do veículo é feita de forma 100% digital e pelo celular. O cliente envia as fotos e a vistoria é feita sem qualquer dificuldade.
Portanto, aqueles que sabem que há defeitos como sequelas de enchentes, motor avariado e outras coisas podem tentar outras soluções financeiras da Quero Financiar, como o adiantamento do saque aniversário, que pode ser pedido aqui.
O refinanciamento deve ser feito pelo proprietário do bem
Outro detalhe com relação ao refinanciamento é que ele não pode ser feito por terceiros. Isso significa que uma pessoa não pode colocar o veículo de outra como garantia do seu empréstimo.
Uma opção para se prevenir isso é só permitir refinanciamento quando o veículo em questão está registrado como pertencente a quem está pedindo o dinheiro.
Sendo assim, é obrigatório ter os documentos que atestam quem é o proprietário do veículo antes de dar entrada no refinanciamento.
Para quem é procurador de outra pessoa, a situação é um pouco diferente: dá para pedir o refinanciamento desde que se apresente essa procuração e que ela ainda não tenha a validade expirada.
Por fim, a terceira coisa importante quando se quer fazer refinanciamento com a Quero Financiar é que essa pessoa solicitante seja maior de idade.
Documentos obrigatórios para se fazer o refinanciamento
Assim que a pessoa preenche as informações para fazer o refinanciamento com a Quero Financiar, são informados todos os documentos obrigatórios para dar prosseguimento.
É importante que a digitalização desses documentos seja feita com cuidado: não existe necessidade de um scanner, por exemplo, mas é sim necessário que a foto do documento esteja bem iluminada.
Outro cuidado quando se digitaliza os documentos para o refinanciamento de veículo é que deve ser possível ler perfeitamente os números dos documentos e o nome completo da pessoa, bem como os dados do veículo.
Entre os documentos que, geralmente, são pedidos para o refinanciamento de veículos estão os documentos do próprio bem (inclusive seu licenciamento), comprovante de residência atualizado do seu proprietário e os seus documentos pessoais.
Se quem estiver negociando o refinanciamento for um procurador, é necessário que se mostre a procuração dentro do período de validade e os documentos desse representante legal.
A Quero Financiar pode dar também as instruções sobre comprovantes de que o veículo não tem nenhum defeito, ou seja, o laudo emitido na vistoria.
O veículo que tem pendência legal pode ser refinanciado?
Em geral, não é apenas com o dano físico que os proprietários têm de se preocupar se eles tiverem a intenção de refinanciar o veículo: os possíveis entraves jurídicos também.
Afinal, os veículos que estão sendo disputados na Justiça como espólio de bens, por exemplo, podem ser usados como garantia? A resposta é negativa: somente os veículos que não tenham qualquer problema legal e que não sejam arrolados em processos podem ser colocados como garantia.
Se a instituição financeira negociou com uma pessoa o fato de esse veículo ser uma garantia e a Justiça determinar que seu proprietário é outro, a instituição pode ser prejudicada.
Portanto, quando se quer fazer refinanciamento de veículo, deve-se escolher apenas aqueles que não sejam mencionados em processos ou que tenham a sua posse bem definida.
Características dos veículos que a Quero Financiar aceita
Além de serem veículos que estejam em boas condições e, claro, de eles estarem livres de qualquer pendência legal, há algumas características mais específicas que têm de ser consideradas quando se quer refinanciar um veículo.
Tudo varia conforme tipo e ano do veículo, mas em geral, são aceitos os seguintes veículos:
- Carros com até 20 anos de uso
- Caminhões com até 20 anos de uso
- Ônibus com até 20 anos de uso
- Utilitários e caminhonetes com até 8 anos de uso
- Motos com até 8 anos de uso
Em alguns casos, o veículo pode estar financiado, desde que tenha mais de 80% do financiamento já quitado para conseguir prosseguir com a solicitação de empréstimo.
Por que fazer o refinanciamento com a Quero Financiar?
É claro que, depois de entender o que significa refinanciar, muitos querem alguns motivos para fazer refinanciamento com a Quero Financiar.
Felizmente, há muitas razões para se escolher a Quero Financiar, inclusive a facilidade para simular esse refinanciamento. Outras razões estão abaixo:
1. Juros atrativos
O máximo que os clientes pagam de juros a fazer refinanciamento com a Quero Financiar é 3,80% mensais. Entretanto, também dá para encontrar refinanciamentos que fiquem em 1,28% mensais, ou seja, são taxas que agradam muito a quem está necessitando de crédito.
2. Valores do refinanciamento podem ser bem altos
A Quero Financiar não especifica o quanto ela permite, ao máximo, de refinanciamento. No entanto, há clientes que conseguiram um valor de até 90% do custo do veículo!
Isso quer dizer que, se for um veículo de R$150.000, é possível conseguir até R$135.000 de refinanciamento, um valor alto e que ajuda os clientes da Quero Financiar em diferentes situações.
3. Rapidez
Não demora para que todo o processo de refinanciamento tenha sido encerrado e o cliente da Quero Financiar possa receber o valor.
4. Atendimento especializado
É comum que as pessoas que estão refinanciando um veículo tenham dúvidas e, para respondê-las, a equipe do Quero Financiar está sempre à disposição.
Qual é o tempo para que a Quero Financiar deposite o dinheiro?
Uma vez que todas as etapas relacionadas ao refinanciamento foram realizadas, ou seja, foi feita a simulação, depois a pessoa enviou todos os documentos, foi feita a vistoria do veículo e, finalmente, o contrato foi assinado, a liberação da quantia é bem rápida.
No geral, a Quero Financiar leva até cinco dias úteis para mandar o dinheiro do refinanciamento para a conta que a pessoa indicar.
Em certos casos, o dinheiro já é creditado na conta de quem refinanciou o seu veículo em um período ainda menor: três dias úteis.
Se houver passado esse tempo e a quantia do refinanciamento ainda não estiver disponível na conta, a recomendação é que se faça contato com a Quero Financiar para confirmar a transferência ou o depósito.
Depois, é interessante que se faça contato com o banco para verificar qual pode ter sido a razão de o dinheiro ainda não estar disponível.
É sempre importante levar em conta que, quando o contrato de refinanciamento é assinado no meio do dia útil, pode ser que ele não seja contabilizado e que o prazo apenas passe a valer a partir do dia seguinte.
Importante: não é preciso pagar nada de maneira adiantada
Ao se falar sobre o refinanciamento com a Quero Financiar, é muito importante especificar as pessoas que a instituição nunca pediu qualquer tipo de dinheiro para “acelerar” o crédito, por exemplo.
Infelizmente, existem diversos tipos de golpes envolvendo instituições financeiras e bancos nas quais os criminosos dizem que são de determinado lugar e, para que o refinanciamento seja aprovado ou para que ele seja acelerado, é necessário pagar certo valor.
Há muitas pessoas que acabam acreditando nisso e fazendo as transferências, o PIX ou até o depósito, não reavendo o seu dinheiro e sofrendo prejuízos.
Portanto, a Quero Financiar deixa claro que ninguém que peça refinanciamento ou qualquer outro dos seus serviços financeiros tem de pagar nada de maneira adiantada.
As cobranças só ocorrem nas parcelas que são determinadas no contrato e com a ciência e concordância do cliente. Sendo assim, no caso de alguém representando a Quero Financiar pedir algum pagamento de forma antecipada, é importante comunicar a instituição e, claro, fazer um boletim de ocorrência.
Aprendeu como fazer um refinanciamento com a Quero Financiar, mas ainda tem dúvidas? É fácil: você pode fazer a sua simulação de refinanciamento aqui, hora que quiser!
Entre em contato e aproveite para conhecer todas as nossas soluções.