Se você já possui um empréstimo, independente de qual instituição financeira solicitou, sabia que é possível fazer a portabilidade do empréstimo de maneira totalmente gratuita?
Essa portabilidade possui objetivo de ter acesso a juros menores, e com certeza isso traz benefícios para sua saúde financeira, afinal, quem não gosta de pagar menos por um produto ou serviço, não é mesmo?
Mas o que acontece é que muitas pessoas não sabem como essa portabilidade funciona, como pedir e em quanto tempo ela é feita. Com isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas informações importantes sobre o assunto.
Acompanhe!
Portabilidade de empréstimo: o que é?
A portabilidade do empréstimo funciona, na prática, como uma troca da sua dívida. Primeiro, você precisa encontrar uma instituição financeira que aceite pagar o valor em aberto e assumir esse compromisso. Na maioria das vezes isso é feito com condições melhores de pagamento e taxas de juros reduzidas.
Essa portabilidade foi criada em 2013, com o objetivo de aumentar a concorrência entre as instituições financeiras e bancos, permitindo que os clientes possam fazer a portabilidade do seu empréstimo de um banco para o outro.
Essa portabilidade pode ser feita a qualquer momento, mas é preciso encontrar um banco que aceite essa opção. As taxas de juros e outros problemas são as causas mais comuns de solicitar a portabilidade do empréstimo.
É válido lembrar que todos os tipos de financiamentos e empréstimos podem ser portabilizados, como o pessoal, consignado, financiamento de imóvel e outros.
Faça a simulação do empréstimo aqui!
Como solicitar a portabilidade?
Para solicitar a portabilidade do empréstimo é necessário contatar o banco que você solicitou o crédito, e então, pedir o extrato com o saldo devedor para que a quitação da dívida seja antecipada.
Todas as informações devem ser fornecidas pela instituição em 1 dia útil. No documento, informações como número do contrato, evolução do saldo devedor, saldo devedor, taxas de juros, valores das parcelas, modalidade do crédito e prazo devem estar contidos.
Com essas informações, você pode solicitar a portabilidade na instituição nova. Depois de ser aprovada, o pagamento em aberto será pago, e o empréstimo é assumido pela nova empresa.
A portabilidade de um empréstimo é gratuita.
Qual o tempo para essa portabilidade ser feita?
A portabilidade do empréstimo pode durar de 15 a 20 dias, dependendo de cada instituição financeira. Assim que as informações sobre o seu empréstimo são solicitadas, a empresa deve disponibilizar o quanto antes a documentação, seja pessoalmente ou pela internet.
Com esse documento em mãos, basta entrar em contato com a nova instituição e entregar os dados, para quitar a dívida dos clientes. Isso é feito a partir de uma transferência bancária, onde a instituição de origem pode confirmar o valor recebido em até 2 dias úteis.
Todos os clientes podem fazer a solicitação da portabilidade de um empréstimo, mas isso só pode ser feito depois que a instituição nova fizer o pagamento da dívida à instituição credora de origem.
Se você deseja solicitar um empréstimo com as melhores condições, faça sua simulação agora mesmo conosco!