O empréstimo com garantia de carro vai ser chamado por alguns de refinanciamento. Essa é uma alternativa para quem precisa de dinheiro emprestado com taxas mais baixas e tem apenas o veículo para oferecer como garantia.
Para quem já está enfrentando dificuldades financeiras, conseguir dinheiro emprestado fica um pouco mais complicado. A burocracia pode atrapalhar a contratação de linhas de crédito. E para ajudar o consumidor, algumas instituições oferecem o Empréstimo com Garantia de Carro.
Mais do que uma alternativa para conseguir reorganizar as finanças, essa é uma alternativa para quem precisa de um empréstimo e a única garantia que poderia oferecer é o próprio veículo.
O que é um empréstimo com garantia?
Sem segredos, o empréstimo com garantia funciona como os demais empréstimos — ou seja, a instituição financeira empresta determinada quantia em dinheiro e o consumidor se compromete a devolver o dinheiro, mediante pagamento de parcelas previamente estabelecidas.
A diferença está no fato de que, no empréstimo como garantia, é solicitado ao consumidor que ele apresente uma espécie de caução. Essa é uma precaução por parte do banco, a fim de evitar inadimplência.
Isso quer dizer que, mesmo que o cliente deixe de pagar pelas parcelas do empréstimo, o banco ainda terá o bem oferecido como garantia para cobrir o prejuízo. Afinal, os bancos são empresas e visam lucro.
Por que o empréstimo com garantia de veículo é chamado de ‘refinanciamento’?
Nesse tipo de empréstimo, o nome ‘refinanciamento’ é utilizado porque o veículo, ao ser oferecido como garantia, fica alienado à instituição. Ou seja, o veículo ficará registrado em nome do credor (banco) enquanto o devedor (cliente que contratou o empréstimo) quite a dívida.
Mesmo com o veículo apresentado como garantia, o consumidor pode rodar normalmente com o carro.
Por que contratar um empréstimo com garantia de veículo?
A principal razão para a contratação de empréstimo com garantia de veículo é a necessidade de conseguir um empréstimo. Em geral, quem oferece o carro na transação estava com problemas para conseguir o crédito.
Seja para comprar outro veículo, planejar uma viagem, pagar algumas parcelas da faculdade, pagar a festa de casamento — independente do motivo, a contratação de empréstimo com garantia de carro é uma alternativa prática que pode ser aproveitada por boa parte dos consumidores.
Além de fácil de negociar, esse tipo de empréstimo pode ser utilizado para renegociar outras dívidas. Ou seja, você pode refinanciar o veículo e utilizar o valor do empréstimo para quitar dívidas maiores, como outros empréstimos ou até mesmo parcelas de outro financiamento.
Assim você pode se livrar das contas com juros altos, e praticamente quitar os demais débitos.
Como funciona um empréstimo com garantia de veículo?
Conforme mencionado, tanto o banco pode sugerir a apresentação de garantia quanto o consumidor pode buscar esse tipo de alternativa diretamente com a instituição.
O banco irá proceder à análise de crédito, e nesse caso, além de avaliar os documentos pessoais, margem consignável e outros dados do cliente, a instituição também irá avaliar o bem oferecido.
Durante a etapa de análise de crédito, que antecede toda transação envolvendo empréstimos, o banco pode observar que manter uma relação credor-devedor com aquele cliente pode não ser vantajosa para a instituição.
Por outro lado, o próprio consumidor pode observar que, na necessidade de conseguir crédito rápido e seguro, precisará oferecer uma garantia ao banco.
Por isso, é comum que o banco solicite documentos pessoais e outros referentes ao veículo, como cópia do documento do carro e também comprovante de renda — para uma avaliação completa do crédito.
Além disso, a avaliação é fundamental para saber o valor do veículo, já que isso vai ajudar a instituição a apresentar a melhor oferta de empréstimo.
Como é feita a avaliação do carro?
O veículo indicado como garantia passará por uma vistoria, que pode ser realizada tanto pelo próprio banco quanto por empresa terceirizada, especializada e contratada para esse fim.
Serão avaliadas as condições do veículo, incluindo:
- Quilometragem
- Ano de fabricação
- Condições de conservação em geral
- Valor de mercado
Ou seja, quanto mais novo e mais bem conservado o veículo, melhores as chances de conseguir um bom valor de empréstimo com garantia.
Qual o valor do empréstimo com garantia de carro?
O banco pode oferecer crédito que varia entre 50% a 90% do valor do carro avaliado, a depender da instituição financeira e do ano de fabricação do automóvel.
Ou seja, se o veículo foi avaliado em R$50 mil, e o crédito é de 50%, o consumidor poderá emprestar até R$25 mil utilizando o veículo como garantia.
Na hora de conceder o crédito, no entanto, o banco irá avaliar também a capacidade de pagamento do consumidor, comprometimento da renda, e outros aspectos que podem aumentar ou diminuir o valor do empréstimo referente ao bem garantidor.
Vale lembrar que cada instituição pode apresentar seus próprios critérios, e as condições devem estar claras desde o primeiro momento.
Quais as principais vantagens dessa modalidade?
A garantia oferecida pelo veículo torna o negócio mais atraente, e é claro, seguro, para o banco. Com isso, a instituição consegue oferecer taxas de juros menores até mesmo que outras opções de crédito.
Além disso, graças à garantia apresentada, o consumidor consegue o crédito com prazo para pagamento mais confortável — um dos motivos por essa modalidade de empréstimo estar se tornando tão popular.
As taxas de juros variam entre as instituições financeiras, e conforme prazo do contrato, ano do veículo e outros fatores. Entretanto, as taxas podem variar entre 1,28% e 2,80%.
Outra vantagem é a possibilidade de contratar o empréstimo com garantia mesmo estando com o nome negativado, mas isso vai depender da instituição financeira com a qual deseja contratar.
De qualquer forma, é melhor descobrir como limpar o nome no Serasa antes de tentar um refinanciamento.
Aliás, precisa de dicas para aprovar o financiamento? Visite nosso site e conheça algumas dicas.
E mesmo com todo o processo de avaliação do veículo e análise de crédito, o dinheiro do empréstimo fica disponível em aproximadamente 2 a 5 dias úteis a contar da solicitação.
Veículo financiado pode ser oferecido como garantia?
Depende. Em geral, as instituições preferem os veículos quitados. Entretanto, caso haja parceria entre a financeira e o banco com o qual você deseja contratar o empréstimo, existe a possibilidade de o carro ainda financiado possa ser utilizado como garantia.
Mais uma vez, é preciso consultar as condições dos contratos e das instituições com as quais você está transacionando.
Quais carros servem como garantia para empréstimo?
Entre os carros, são aceitos somente veículos de passeio ou caminhonetes fabricados a partir de 2001. Para os utilitários, são aceitos veículos com ano de fabricação igual ou superior ao ano de 2008.
São aceitos também:
- Ônibus ou micro-ônibus ano igual ou superior a 2008
- Caminhões ano igual ou superior a 2008
Vale lembrar que não são aceitos como garantia:
- Qualquer veículo ano inferior a 2001
- Motos
- Tratores e veículos similares
4 passos de como colocar seu carro como garantia
Você pode conseguir o empréstimo com garantia de maneira simples e online. Ao escolher o refinanciamento como sua modalidade de crédito, basta acessar o site da empresa com a qual deseja transacionar e dar início à sua solicitação.
Solicite o empréstimo
A solicitação pode ser feita online, de maneira rápida e prática. Seja pelo computador ou celular, o consumidor deverá apresentar algumas informações pessoais, como número de documento de identidade, CPF e comprovante de renda.
É preciso informar também o quanto deseja emprestar, e apresentar informações sobre o veículo que servirá como garantia para o empréstimo.
Aguarde a realização da análise
A análise de crédito é realizada por todas as instituições financeiras. O objetivo é analisar se o consumidor tem condições para arcar com o empréstimo.
No caso de refinanciamento, além do crédito do consumidor, capacidade para pagamento, pontuação (score), renda e outros aspectos, entre eles, o carro oferecido como garantia.
Vistoria do carro e contrato
A vistoria, como mencionado anteriormente, será realizada no veículo apresentado como garantia pelo empréstimo. Condições e ano de fabricação serão avaliados pela própria instituição ou por empresa terceirizada.
A avaliação vai apontar o valor do veículo, e em seguida, o banco poderá apontar ao cliente o valor disponível para empréstimo. Com tudo pronto, é só assinar o contrato e aguardar o dinheiro cair na conta.
Receba o dinheiro
O dinheiro do empréstimo com garantia de carro fica disponível dentro de 2 a 5 dias úteis depois da data da solicitação.
A burocracia é reduzida nesse tipo de empréstimo, por isso o consumidor pode utilizar o dinheiro como preferir, seja para colocar as contas em dia ou investir no próprio negócio.
Conclusão
As taxas de juros mais baixas e o prazo flexível para pagamento tornam o empréstimo com carro como garantia um dos tipos de crédito mais populares do mercado.
Além disso, é a forma mais segura e rápida de conseguir dinheiro emprestado sem precisar de fiador. Antes de contratar, você pode fazer uma simulação e ajustar as suas finanças para esse novo compromisso.
Acesse o site da Quero Financiar para conhecer essa e outras soluções em crédito.
Fale conosco e descubra como podemos ajudá-lo hoje.