Devido ao avanço da tecnologia, as instituições financeiras começaram a disponibilizar a possibilidade de seus clientes terem acesso aos seus dados bancários e investimentos por meio da internet, assim como também realizarem empréstimos online. Contudo, embora fazer empréstimo online esteja muito popular entre os usuários, há muitos golpes na internet.
A verdade é que fazer empréstimo online é confiável e seguro, se forem tomadas as devidas precauções. Com falsas ofertas, pessoas mal-intencionadas podem enganar quem precisa de uma ajuda financeira. Portanto, como infelizmente isso aumenta a cada dia, é muito importante saber identificar golpes na internet e evitar futuros problemas.
Preparamos este post para ajudar a identificar possíveis golpes na internet. Acompanhe!
Busque referências sobre a empresa
O primeiro passo para identificar possíveis golpes na internet é procurar saber com quem se está lidando. Além de pesquisar se a instituição é idônea e autorizada a atuar no país pelo Banco Central, é preciso ter certeza de que o profissional que realiza o contato com você de fato trabalha para quem diz trabalhar.
Verifique, também, as reclamações existentes contra a empresa nos órgãos de defensa do consumidor. O maior site nesse sentido é o Reclame Aqui. Nele, você pode ler a experiência de outros consumidores com diversas empresas, além de descobrir se ela é confiável ou não.
Não faça depósitos antecipados
A solicitação de um pagamento antecipado para que a liberação do dinheiro seja feita é o mais evidente sinal de que você está caindo em um golpe. Caso alguém solicite um pagamento adiantado para liberar empréstimo, fuja, porque certamente é um golpe. Qualquer cobrança feita pela comissão, intermediação ou algo do tipo, por parte de quem oferece o serviço, é totalmente ilegal.
As únicas tarifas que são permitidas de serem cobradas são as que estão previstas na tabela da instituição financeira contratante. Infelizmente, não são poucos os casos de pessoas que são enganadas e, obviamente, nunca mais recuperam o dinheiro do adiantamento.
Nenhuma empresa séria pedirá que seja feito um pagamento para aprovar ou transferir o dinheiro. Essa é uma regra exigida pelo Banco Central e que todas as empresas devem seguir. A aprovação do crédito ocorre por meio da análise do score — uma pontuação que mostra se a pessoa é um bom pagador. É muito comum que as financeiras solicitem dados como endereço, CPF e conta bancária, a fim de realizar essa análise. Contudo, jamais cobrar um valor em dinheiro.
Verifique se o site é seguro
Segurança é o mínimo que uma empresa de empréstimos online pode oferecer. Até pelo fato de ali você fornecer dados sigilosos que podem cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas. Normalmente, esses golpes na internet são utilizados por empresas que têm sites que se assemelham a instituições reais.
Todavia, ao analisar mais minuciosamente, é possível ver os sinais de que aquela empresa, na realidade, não existe. Entretanto, como dá para saber se um site é seguro? Basta olhar no alto da tela no canto esquerdo, onde se situa o endereço da página. Caso haja um pequeno cadeado, além da inscrição “https”, quer dizer que o site oferece segurança para quem o visitar.
Além disso, navegue muito pelo site antes de pedir seu empréstimo. Verifique se há erros de português e se todas as páginas abrem ou se quando você clica em algumas surge a mensagem “Página não encontrada” ou “Page not found”, em inglês. Todas devem ser abertas e estar bem escritas em áreas relevantes, como as seções “Termos de uso” e “Política de privacidade”.
Pesquise o endereço físico da empresa
Não se esqueça de conferir o endereço da empresa. Mesmo que o empréstimo seja feito totalmente de forma online, toda empresa deve ter, além de um CNPJ, um endereço físico. Confira no Google Maps se o endereço informado existe. Diversos golpistas usam endereços falsos para ludibriar as pessoas. Caso você consiga o número do CNPJ, também é possível realizar uma pesquisa no site da Receita Federal e checar se a empresa de fato existe.
Informe-se no Banco Central
O ideal é que você busque informações junto ao Banco Central sobre a veracidade da instituição financeira que planeja realizar um empréstimo. Por meio do telefone ou do site do mesmo, é possível conferir a lista de instituições autorizadas a oferecerem empréstimos.
Apure o registro de pessoa jurídica
É obrigatório que as empresas de empréstimos pessoais estejam registradas como pessoa jurídica. Jamais acredite em uma empresa que diga que não há a necessidade de se registrar pelo fato de ser totalmente online ou porque não é uma empresa do Brasil. Caso a instituição não esteja registrada, ela age de forma ilegal e pode ser uma farsa.
Uma ótima ideia é verificar o site da Receita Federal e consultar a empresa. Lembrando de que mesmo aquelas que têm um CNPJ, é recomendado realizar a consulta para ver se o número de fato existe.
Tenha cautela se não há verificação de crédito
As empresas online realizam empréstimos e cobram juros quando eles são reembolsados. A única forma de ter uma maior certeza sobre o pagamento do empréstimo é verificando o histórico de crédito de quem realizou a solicitação.
Duvide caso eles digam que têm uma tecnologia que pode estimar o seu crédito ou a taxa de juros do empréstimo por meio de dados coletados em suas mídias sociais ou pesquisas simples. Uma empresa séria pedirá dados como CPF, conta bancária, e contato para verificar o seu score de crédito.
Apesar de existirem muitos golpes na internet, o empréstimo online é confiável quando feito em uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central. Ele é uma forma de facilitar o acesso ao crédito de maneira ágil e menos burocrática.
A Quero Financiar é uma empresa séria e que é contra qualquer tipo de prática ilícita. Ainda, não tem burocracia, nem espera na fila do banco e você solicita seu empréstimo de forma muito segura.
Agora que você sabe identificar possíveis golpes na internet e quer fazer um empréstimo seguro, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.