- 5 de agosto de 2019
- Posted by: Charles Uhlmann
- Category: Quitar dívidas
Presente na vida de muitos indivíduos, o cheque especial e o cartão de crédito, atualmente, são as maiores causas de endividamento. Com juros cada vez mais altos, é importante estar atento a sua utilização, pois podem ocasionar sérios prejuízos à saúde financeira. Mas, afinal, como cancelar limite de cheque especial?
Disponibilizado de forma simples e rápida pelos bancos, poucas pessoas conseguem resistir à tentação de utilizá-lo, seja em situações específicas ou para quitar pequenas despesas do dia a dia até que o salário caia na conta. Entretanto, é fundamental compreender como essa linha de crédito funciona e quais as regras vigentes, para evitar o descontrole e o risco de inadimplência ou superendividamento.
Considerado uma das principais formas de endividamento, o cheque especial pode gerar diversos prejuízos às suas finanças. Neste post, vamos ensiná-lo como cancelar limite de cheque especial. Confira!
Como o cheque especial funciona?
O cheque especial é uma modalidade de crédito pré-aprovada, que fica vinculada à sua conta corrente. No entanto, sempre que essa conta ficar sem saldo, o cheque especial passa a ser utilizado de maneira automática, ou seja, se você não souber qual a quantia presente na conta, é possível gastar o limite do cheque especial sem nem perceber. Caso isso aconteça, o valor utilizado é acrescido de juros e encargos.
Outro ponto importante é que o limite disponível na conta é estabelecido com base na renda mensal do cliente e com o relacionamento mantido com seu banco. Porém, mesmo sendo uma das taxas de juros mais altas do mercado, são poucos os indivíduos que torcem o nariz para essa modalidade de crédito.
Essa modalidade de crédito foi criada com o objetivo de ser usado em casos de cheques sem fundo, para evitar que eles voltem. Mas, na prática, ele pode ser utilizado para qualquer transação financeira, seja sacando a quantia diretamente em um caixa eletrônico, ou realizando compras com o cartão de débito. Além disso, os bancos utilizam o cheque especial para emprestar dinheiro às pessoas.
Sendo assim, por se tratar de uma linha de crédito no qual o dinheiro é disponibilizado ao cliente sem garantias, os custos são elevados. Por isso, é recomendável que o seu uso seja apenas em momentos emergenciais, e não como complemento do salário ou fonte de renda.
Como cancelar o limite do cheque especial?
Uma das principais razões pelo qual o cheque especial tem se tornado um grande vilão é sua facilidade de acesso. Logo, o dinheiro pode ser sacado de forma simples e prática, mas os juros podem levar ao descontrole.
Quando o salário acaba antes de chegar ao final do mês, é comum pensarmos em usufruir do limite do cheque especial. Para aqueles que dispõem de um bom planejamento financeiro, essa linha de crédito pode ser útil em alguns momentos, mas, em situações de endividamento e descontrole, a melhor opção é cancelá-lo.
Por essa razão, é importante ressaltar que ninguém é obrigado a manter o cheque especial ativo em sua conta, até mesmo em casos de dívida com o banco. O cliente pode solicitar o cancelamento a qualquer momento, e, se após o pedido o mesmo não for cancelado, você deve entrar em contato com o órgão de proteção ao consumidor e apresentar o documento que comprove a solicitação.
Para realizar o cancelamento, confira o passo a passo:
- ao optar pelo cancelamento, procure diretamente o gerente responsável pela sua conta bancária;
- escreva uma carta oficial para o seu banco em duas vias;
- em seguida, leve a sua via para ser protocolada e carimbada pela instituição financeira, com a data de cancelamento do serviço;
- uma alternativa é verificar se não existe a opção de cancelar pelo próprio aplicativo ou pela internet banking;
- caso não esteja disponível por canais digitais, você pode ligar para a central de relacionamento do seu banco.
Quais as principais vantagens ao optar pelo cancelamento?
Como já mencionado, um dos motivos que torna o cheque especial uma alternativa atraente é a grande facilidade na hora da liberação de crédito, visto que o dinheiro já se encontra disponível na sua conta. Entretanto, devido a essa praticidade, surgem diversas armadilhas financeiras.
Não contrair novas dívidas
Uma das principais vantagens ao optar pelo cancelamento do cheque especial é não contrair novas dívidas. Diante disso, cancelar e renegociar o saldo devedor faz com que você se recupere financeiramente e consiga pagar a dívida contraída, de modo que não seja necessário realizar um novo empréstimo para quitar o débito já existente.
Evitar os juros altos
Ao longo dos anos, os juros do cheque especial são considerados os mais altos, quando comparado às diferentes modalidades financeiras. Sendo assim, o ideal é dispor de bom controle financeiro para evitar a sua utilização. Mas, caso haja necessidade, você deve procurar por outras opções de empréstimo que ofereçam uma taxa de juros mais aceitáveis.
Livrar-se da cobrança de IOF
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado todas às vezes que o saldo da sua conta corrente fica negativo, ou seja, toda vez que você recorrer ao limite do cheque especial, a cobrança é realizada. Portanto, ao optar pelo cancelamento, você se livra dessa cobrança.
Se uma bola de neve já foi criada na sua vida financeira, provavelmente você deve estar com dívida do cheque especial até o pescoço. Mesmo em uma emergência, existem outras linhas de crédito que disponibilizam taxas de juros mais baixas e parcelas que cabem no seu orçamento. Entre as principais modalidades, podemos citar o empréstimo com garantia.
Além de alternativa mais segura, pois o credor dá ao banco um veículo ou imóvel como garantia do pagamento da dívida, essa categoria de empréstimo oferece ótimos prazos para quitação do débito.
Agora que você aprendeu como cancelar limite de cheque especial, é importante estar atento, pois, apesar do aumento no número de inadimplentes, os bancos costumam ser resistentes ao cancelamento. Por esse motivo, antes de contratar o serviço, verifique todas as regras vigentes.
E aí, gostou do nosso post? Aproveite e confira 4 dicas práticas para você sair do cheque especial!
1 comentário
Deixe um comentário Cancelar resposta
Leia também:
-
Renegociar dívida: tire suas dúvidas sobre o assunto!
22 de outubro de 2017 Read more -
Entenda como fazer um fluxo de caixa eficiente
26 de março de 2019 Read more -
5 gastos inesperados que podem complicar sua vida financeira
11 de outubro de 2019 Read more -
É possível refinanciar um imóvel financiado?
Sumário Apesar de muitas pessoas não saberem, é possível fazer o refinanciamento de imóveis já financiados. Normalmente, os proprietários recorrem aos novos empréstimos para substituir o financiamento anterior, com o objetivo de melhorar suas condições financeiras. Afinal, dessa forma é possível obter taxas de juros mais baixas, prazos mais longos e em alguns casos até
25 de fevereiro de 2023 Read more
Quero a suspensão do cheque especial da minha conta.Não vou aceitar cobrança alguma de juros na minha conta. Eu não faço uso deste limite . Se me cobrarem qualquer valor eu saio para outro banco.