Oferecer seu carro como garantia é uma decisão importante que não deve ser tomada de modo impensado. É uma ótima maneira de conseguir um empréstimo se você estiver em um aperto, mas isso vem com riscos.
Antes de dar esse passo, é importante entender os prós, os contras e como ele funciona. Saber no que você está se metendo pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada e correta para a sua situação financeira.
Ao final deste texto, você terá uma melhor compreensão do que significa oferecer seu carro como garantia, os riscos que pode enfrentar e como o processo funciona.
Visão geral de oferecer seu carro como garantia
Oferecer seu carro como garantia significa que você dá a um fornecedor de empréstimo um direito legal ao seu veículo caso não consiga pagar o empréstimo. Quando se oferece um carro como garantia, o credor colocará um penhor contra o veículo, e você precisará preencher um formulário de transferência de título.
Uma penhora é uma taxa contra sua propriedade que dá ao credor um direito de garantia. Isto significa que, se você não fizer seus pagamentos, o credor tem o direito de confiscar a garantia e vendê-la para obter o dinheiro que lhe é devido.
Assim sendo, o credor toma seu veículo e, se você ainda deve dinheiro sobre o empréstimo, ainda terá que fazer os pagamentos mensais restantes.
Prós de oferecer seu carro como garantia
Você tem mais chances de obter aprovação para um empréstimo
Se tiver crédito ruim ou nenhum crédito, oferecer seu carro como garantia pode ser a única maneira de obter um empréstimo.
Você pode obter um empréstimo de valor maior
Os credores podem se encontrar dispostos a oferecer um valor maior de empréstimo, ou vários empréstimos menores, ao invés de um valor menor.
Você pode obter o empréstimo mais rapidamente
Os financiadores podem liberar o empréstimo de modo mais rápido, caso tenham a opção de pegar seu carro se o contrato de empréstimo não for cumprido.
Contras de oferecer seu carro como garantia
Você pode perder seu carro
Se você não pagar o empréstimo, o credor tem o direito de tomar o seu carro. Mesmo se estiver atrasado nos pagamentos, eles podem pegar o veículo sem aviso prévio.
Talvez você não consiga obter outro empréstimo no futuro
Uma vez que você não honre um empréstimo que utilize o carro como garantia, é possível ter muita dificuldade para conseguir uma negociação desse modelo no futuro.
Você terá menos dinheiro para outras despesas
Ao pagar pelo empréstimo de carro, seguro e manutenção, certamente você terá menos dinheiro para outras despesas.
Talvez você tenha que pagar por um seguro
Se você estiver financiando um carro que tenha 10 anos ou mais, provavelmente terá que pagar pelo seguro. Isto protege o credor caso o carro sofra um acidente e valha menos do que o valor acordado na negociação.
Como funciona o procedimento?
Antes de oferecer seu carro como garantia, considere se pode correr o risco de perder o veículo se não puder pagar o empréstimo. Caso sinta total confiança em sua capacidade de efetuar o pagamento, então prossiga com a negociação.
A seguir, calcule o valor que você precisa e o tipo de empréstimo necessário. É possível negociar com a instituição financeira para obter uma melhor taxa de juros.
Os financiadores geralmente podem solicitar que você deposite de 10 a 20% do valor do empréstimo como um adiantamento. Esse procedimento ajuda a obter uma taxa de juros mais baixa.
Seu banco pode oferecer empréstimos tendo veículo como garantia, mas é possível conseguir um melhor negócio refinanciando seu carro ou procurando ofertas online. A Quero Financiar conta com excelentes cotações nesse sentido, confira!
O que instituições financeiras procuram ao avaliar o carro?
Normalmente, os credores não aceitam carros com mais de 10 anos de idade. Alguns podem aceitar veículos mais antigos como garantia, mas cobrarão uma taxa de juros mais alta.
Os financiadores também verificam a marca e o modelo do carro. Se for um veículo comum, pode ser aceito na negociação, mediante o tempo de fabricação e de uso.
Você pode obter uma estimativa do valor da negociação fazendo com que o carro seja avaliado antes de solicitar o empréstimo. Importante lembrar que algumas instituições não aceitarão uma negociação que exceda um determinado percentual de sua renda.
E, por fim, é praxe das instituições financeiras solicitarem seus comprovantes de renda, para oferecer a melhor oferta de empréstimo para você.
O que acontece se você não pagar o empréstimo?
Caso você não pague seu empréstimo, a instituição financeira pode pegar seu carro e vendê-lo para obter o dinheiro que lhe é devido. Se o veículo vale mais do que o valor emprestado por você, o procedimento de busca e apreensão permanece o mesmo, se o carro foi oferecido como garantia.
Se estiver tendo problemas para pagar seu empréstimo, peça à instituição financeira uma renegociação que aumente a duração da negociação, de modo a buscar a diminuição dos seus pagamentos mensais. Ou até mesmo pode conseguir uma nova modalidade de empréstimo, caso esteja em uma situação financeira difícil.
Entre em contato e faça sua cotação de empréstimo com a gente!