Empréstimo para educação: ele pode ser uma alternativa ao FIES

Empréstimo para educação: ele pode ser uma alternativa ao FIES

Empréstimo para educação ele pode ser uma alternativa ao fies

O empréstimo para educação tem sido uma saída para muitos brasileiros que desejam estudar em uma instituição de ensino superior particular e não têm condições financeiras para arcar com as mensalidades.

O FIES (Financiamento Estudantil) criado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação, durante um bom tempo, foi o responsável por facilitar a entrada de muitas pessoas nas faculdades e universidades particulares.

No entanto, devido às instabilidades econômicas vivenciadas em nosso país, uma série de regras, que limitam a participação de algumas pessoas, foram incorporadas ao programa.

Poucos sabem que existem outras possibilidades — completamente desvinculadas do FIES — de financiar um curso superior. O nosso objetivo com este artigo é mostrar essas alternativas e como ter acesso a cada modalidade de empréstimo para educação. Confira!

O Crédito PraValer

O programa de crédito universitário PraValer, criado pela Ideal Invest, surgiu com o objetivo principal de atender a demanda de alunos não amparados pelo FIES.

Com exceção do referido programa do Governo, o PraValer é a modalidade de empréstimo para educação mais procurada por estudantes em todo o Brasil.

Além da graduação, a empresa oferece financiamento para cursos técnicos e pós-graduação e seus beneficiários têm o dobro do prazo correspondente ao tempo de curso para pagar o empréstimo.

As taxas de juros variam bastante de acordo com cada instituição e curso escolhidos, podendo chegar até 2,19% ao mês.

O crédito educacional do banco Bradesco

Outra opção, totalmente desvinculada do FIES é o empréstimo para educação oferecido pelo banco Bradesco às instituições financeiras credenciadas.

Nesse caso o aluno contrata o crédito para pagar as mensalidades de um semestre da faculdade, e pode parcelar o valor em até 12 vezes. O vencimento da primeira parcela ocorre em 30 dias após a contratação do crédito.

Além dos juros — que podem variar de acordo com o curso, valor da mensalidade e a instituição — existentes na operação, também será cobrado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por se tratar de um banco.

Fundacred

O Fundacred é uma instituição sem fins lucrativos que oferece crédito educacional em diversos formatos.

O primeiro, conhecido como CredIES é oferecido diretamente ao estudante. Essa opção é marcada pela facilidade de personalização do crédito.

O contratante pode adquirir o empréstimo para pagar disciplinas específicas ou determinado período ou semestre do curso.

Outra opção cedida pela empresa é a CredCORP. Ela tem características parecidas com o CredIES, no entanto, o objetivo é vincular a empresa em que o estudante trabalha para garantir o pagamento das mensalidades do empréstimo, quando começarem a vencer.

Parcelamento Estácio (PAR)

Uma modalidade recente de parcelamento, criada pela instituição de ensino Estácio de Sá, surgiu com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes a essa instituição.

O PAR financia 70% do valor do curso escolhido e o aluno contratante tem o dobro do tempo para pagar o empréstimo. Ou seja, se o tempo de estudos for de 4 anos, ele terá 8 para quitar o parcelamento.

Os grandes diferenciais do PAR é a inexistência da cobrança de juros, bem como a facilidade da contratação, que pode ser feita diretamente na instituição, dispensando a necessidade de fiadores ou avalistas. Além disso, não é necessário fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para contratar o crédito estudantil.

A limitação existente nesse tipo de empréstimo para educação é o fato de ser exclusivo para alunos que pretendem estudar na instituição de ensino Estácio de Sá.

Parcelamento Estudantil Privado (PEP)

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP) é oferecido por diversas instituições espalhadas por todo o Brasil, vinculadas ao grupo Kroton Educacional (donos da rede Pitágoras, Unopar, Anhanguera dentre outras)

Diferentemente do PAR, que mencionamos anteriormente, o PEP exige a presença de um avalista para a aprovação do empréstimo, e ainda existe a cobrança de juros nas operações, apesar de serem alíquotas bem pequenas.

Além disso, esse parcelamento conta com uma tabela regressiva de financiamento, por exemplo: no primeiro ano a instituição parcela 70%, no segundo 50% e assim sucessivamente.

Essa regressão, bem como a taxa de juros podem variar de acordo com o curso e a instituição de ensino escolhidos.

Crédito Educativo Fundaplub

A Fundaplub é uma empresa que tem objetivo de financiar cursos de graduação oferecidos por instituições de ensino parceiras espalhadas por todo o Brasil.

Não existem juros nas operações de empréstimo realizadas pela Fundaplub, mas sim uma cobrança correspondente a 0,35% ao mês, referente à taxa de administração dos créditos cedidos, o que torna os financiamentos educacionais cedidos pelas instituições parceiras da empresa muito atrativo aos olhos dos estudantes.

Assim como ocorre em outras alternativas, o financiamento Fundaplub exige a participação de um fiador para que o crédito seja aprovado.

Empréstimo para educação com veículo em garantia

Você leu sobre as opções de financiamentos educacionais criadas exclusivamente para este fim, no entanto, poucos exploram outros tipos de empréstimos, que servem para atender objetivos gerais mas que podem ser utilizados para custear as mensalidades de um curso superior.

Sendo assim, podemos destacar como uma excelente opção de crédito não educacional e totalmente desvinculado de qualquer programa do Governo Federal o empréstimo com garantia de veículo, ou como muitos conhecem, o refinanciamento de veículos.

Essa modalidade possui taxas de juros super atrativas, consideravelmente menores que muitos programas de financiamentos educacionais existentes no Brasil.

Por se tratar de um empréstimo em que um bem é dado em garantia, ele é considerado um crédito de baixo risco, sendo assim, além das taxas de juros mais baixas, as burocracias para adquirir esse tipo de empréstimo são bem menores que muitas das opções de financiamento estudantil que mencionamos neste artigo.

Você pode solicitar seu empréstimo com garantia de veículo aqui mesmo na Quero Financiar. Possuímos parceria com diversas instituições financeiras que fazem essa modalidade, ajudando assim a conseguir a melhor taxa. Além disso, trata-se de um empréstimo sem burocracia e rápido de se solicitar.

Dicas para selecionar melhor empréstimo para educação

Apesar das normas limitadoras que vigoram no programa do Governo Federal, o FIES ainda é o financiamento estudantil que oferece as menores taxas de juros de todo o mercado brasileiro.

Atualmente o programa cobra 3,4% ao ano, ou seja, quase o mesmo percentual, que algumas instituições, que oferecem empréstimos para educação, cobram a cada mês.

No entanto, é possível selecionar uma empresa que ofereça as melhores taxas do mercado e excelentes prazos para pagamento. Para isso, siga as seguintes dicas:

  • Primeiramente, o empréstimo para educação deve ser a última alternativa para ingressar em uma instituição de ensino particular. Existem algumas opções de bolsa estudantil como o PROUNI e o Nossa Bolsa.
  • Em segundo lugar, tenha cuidado com a taxa de juros que algumas empresas cobram. Existem situações onde ela é muito parecida com aquelas cobradas nos empréstimos pessoais.
  • Escolha empresas que ofereçam um período de carência para começar a pagar as parcelas do empréstimo. Assim, você terá um tempo para programar as suas finanças após o período de estudos.

Seguindo essas dicas, e escolhendo uma das alternativas que citamos neste artigo você tem um guia completo para escolher a melhor opção de crédito educacional e dar início ou continuar os seus estudos em uma instituição de ensino particular.

Gostou deste artigo sobre o empréstimo para educação? Gostaria de ficar por dentro de mais assuntos sobre créditos diversos? Então, curta a nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo.

Deixe um comentário

Leia também:

  • Entenda o que é um financiamento de veículo

    https://www.youtube.com/watch?v=9kgy3wMtcTs Fazer o financiamento de um veículo é uma das maneiras mais comuns de comprar um carro, ou uma moto no Brasil, sendo novo ou usado. Isso porque, o investimento em um veículo não é algo barato, e muitas das vezes os consumidores não possuem o valor total em mãos para comprar à vista. Nesses

    14 de fevereiro de 2023
  • Saque FGTS: 5 coisas que você precisa saber

    https://www.youtube.com/watch?v=pnaoX7ExCog O chamado Saque Aniversário FGTS é uma nova forma, criada há pouco tempo pelo Governo Federal, que possibilita aqueles indivíduos que possuem saldo em seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, sacarem parcelas desse valor anualmente, no mês correspondente ao seu aniversário. Essa é uma novidade ainda pouco conhecida por muitos trabalhadores, mas

    7 de fevereiro de 2023
  • Tudo que você precisa saber sobre o Feirão Serasa Limpa Nome

    O Feirão Serasa Limpa Nome é um evento promovido pela Serasa para ajudar consumidores a quitarem suas dívidas e limparem seus nomes no mercado. Durante o evento, as empresas parceiras da Serasa oferecem descontos e condições especiais de pagamento para que os consumidores possam regularizar suas pendências financeiras. O evento é uma ótima oportunidade para

    28 de março de 2023