Você sabe qual é a sua relação com o dinheiro? Você sabia que isso pode acabar afetando diretamente a sua organização financeira? Isso acontece porque quando você não consegue controlar os seus gastos ou ter um objetivo, pode acabar se endividando.
Deixar de controlar a sua vida financeira é um erro mais comum do que imaginamos, e pode também aumentar as chances de comprar além do necessário, criando contas atrasadas, juros maiores, taxas a pagar e uma má relação com o dinheiro.
Para que isso não aconteça é necessário ter um bom planejamento e organização financeira. Mas, você sabe por onde começar?
Esses conceitos podem te ajudar, mas para que você coloque novos hábitos em prática, trouxemos algumas dicas importantes sobre o assunto. Confira informações a seguir!
Dicas para se organizar financeiramente
Anote todas as despesas e receitas
O primeiro passo para conseguir se organizar financeiramente é registrar todas as despesas e receitas que você possui. Você pode fazer isso através do bloco de notas no celular, em planinhos no computador ou até aplicativos para isso.
O importante é que todos os dados sejam anotados para que no final do mês você consiga analisar o que foi necessário e o que pode ser cortado no mês seguinte.
Isso porque, quando essa análise é feita, você consegue ter consciência sobre seus gastos, identificando o que está te atrapalhando a economizar.
A partir disso é possível estabelecer hábitos para corrigir essas falhas e direcionar o seu dinheiro para as metas e objetivos que você possui, e vamos falar com mais detalhes sobre a importância deles para o planejamento financeiro.
Tenha metas e objetivos traçados
Você sabe quais são os seus objetivos financeiros? Sabe quais metas deseja atingir a curto, médio e longo prazo?
Quando você passa a traçar uma meta, todos os seus esforços são voltados para isso, afinal você possui uma motivação. Você pode querer comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem ou abrir sua empresa.
Assim, para que esses objetivos sejam alcançados, você precisa ter uma meta específica, e então, vai conseguir priorizar o seu dinheiro, evitando os gastos sem necessidade.
Todos esses objetivos e metas podem ser definidos juntamente com um prazo para que você possa alcançá-los. Assim você consegue mensurar se está caminhando para isso ou não com mais facilidade.
Saiba o que é prioridade é o que pode ser cortado
Outra dica para conseguir se organizar financeiramente é listar quais são as suas prioridades, o que é necessário quitar todos os meses e quais são os gastos desnecessários.
Sua prioridade deve ser voltada para os custos que envolvem sua casa, saúde, educação financeira, transporte e alimentação, por exemplo.
Todos os gastos que não são relacionados aos custos acima, podem ser descartados ou diminuídos, para que você tenha um controle financeiro maior e consiga alcançar suas metas.
Pague suas contas no prazo
Mesmo que essa dica pareça óbvia, para conseguir se organizar financeiramente é necessário pagar suas contas dentro do prazo, afinal, as multas e taxas de juros podem ser bem altas.
Atente-se a esse ponto e se organize para não deixar nenhuma conta de lado. Assim, você evita gastar com juros ou ter problemas com seu banco.
Caso você precise pagar uma determinada conta fora do prazo, escolha aquela que possui uma taxa de juros menor.
Tenha um orçamento
Assim que você passa a entender o que é essencial, para conseguir se organizar financeiramente é necessário criar um orçamento.
Para que isso seja possível, analise seus gastos fixos e variáveis, como aluguel, conta de água, de luz e internet, por exemplo.
Você deve destinar parte da sua renda para quitar essas contas, mas tenha um limite, como por exemplo definir que seus gastos sejam referentes a 60% do seu orçamento mensal e não ultrapassem isso.
Assim você consegue reduzir de forma gradual os gastos variáveis, economizando em alguns pontos para se organizar financeiramente.
Por que fazer um empréstimo?
Hoje em dia podemos encontrar diferentes modalidades de empréstimo no mercado, para que você possa escolher a melhor opção conforme as suas necessidades, seus objetivos e o seu financeiro.
Se você possui muitas contas em atraso, por exemplo, o ideal é buscar por uma opção de empréstimo onde os juros são mais baixos. Assim, é possível quitar as suas dívidas e ficar apenas com uma parcela do empréstimo para pagar todos os meses.
O objetivo é economizar ao máximo para que no final do mês você tenha um dinheiro que possa ser destinado a outros fins.
O empréstimo também pode ser solicitado quando sua renda está parcialmente comprometida com dívidas, sendo o limite de 30% estabelecido pelo Banco Central.
Quando esse valor é ultrapassado, você pode acabar direcionando os recursos para gastos essenciais para pagar suas dívidas, o que pode prejudicar sua vida financeira.
Mesmo que você esteja com o nome negativado, saiba que é possível solicitar um empréstimo, lembrando sempre de avaliar quais são as condições de pagamento, o prazo, os juros e taxas envolvidas.
Onde encontrar as melhores soluções de empréstimo?
A contratação de um empréstimo deve ser feita com muito cuidado, afinal, assim como ele pode te ajudar a se organizar financeiramente, em alguns casos pode acabar te atrapalhando nesse processo.
Justamente por isso, o ideal é que você procure por empresas especializadas no assunto, como a Quero Financiar.
Somos uma empresa que faz a intermediação entre você e a instituição financeira, fazendo com que nossos clientes tenham acesso às melhores condições de pagamento, prazos estendidos e juros reduzidos.
O maior objetivo do empréstimo é te ajudar a reduzir suas dívidas, e essa contratação é feita em passos bem simples.
Antes de tudo você faz a simulação do crédito em nosso site, e assim consegue ter a noção de quanto vai pagar, quantas parcelas serão é o prazo de pagamento.
Depois de analisar esses detalhes você pode fazer a sua solicitação, analisando a proposta e preenchendo alguns dados como CPF, nome completo, RG e telefone. Assim entraremos em contato o quanto antes.
A solicitação de empréstimo passa por uma análise de crédito do contratante, avaliando o seu perfil de forma mais profunda. Nesse momento, alguns pontos como a situação financeira e o valor pedido são avaliados.
Depois da análise de crédito já podemos assinar o contrato do empréstimo, recolhendo as informações necessárias do cliente para que o dinheiro seja liberado o quanto antes.
Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo!