Uma das dificuldades que os empreendedores enfrentam é conseguir capital de giro suficiente para manter o negócio funcionando. Você tem passado por isso? Então, saiba que existe uma solução e ela pode ser mais simples do que talvez imagine. Por isso, está na hora de entender como funciona um empréstimo para capital de giro.
Essa é uma maneira de gerar caixa rapidamente para a sua empresa, de forma que todos os compromissos financeiros sejam honrados. Afinal, até que seu negócio atinja o ponto de equilíbrio, é natural passar por alguns apertos por falta de dinheiro. Por isso, continue a leitura para entender o que é o empréstimo para capital de giro, como ele funciona e por que vale a pena.
O que é empréstimo para capital de giro?
O capital de giro é aquele dinheiro que você precisa usar no dia a dia para honrar os compromissos do seu negócio. Ele pode ser usado para pagar os funcionários, comprar mercadorias ou matéria-prima, pagar impostos e, até mesmo, lidar com certos imprevistos que exijam um montante a mais.
O problema é que muitas empresas ainda não alcançaram o equilíbrio financeiro e isso torna difícil arcar com todas as despesas que surgem. Afinal, além dos custos planejados, é preciso enfrentar os imprevistos. É aí que você precisa recorrer a empréstimos.
Ainda bem que existe uma modalidade de empréstimo voltada justamente para repor ou aumentar o capital de giro. Essa é a solução ideal para lidar com as despesas do cotidiano, para que seu negócio não corra o risco de enfraquecer.
Como funciona o empréstimo para capital de giro?
O detalhe principal desse tipo de empréstimo é que ele só é feito para pessoas jurídicas. Então, sua empresa precisa estar ativa e devidamente formalizada. Ao solicitar esse empréstimo, você será orientado a apresentar alguns documentos, como o CPF e a carteira de identidade dos sócios, o CNPJ, o contrato social e os demonstrativos de resultados dos anos anteriores. Conforme o caso, talvez você precise apresentar mais algum documento, está certo?
Diferentemente de outras modalidades de empréstimos, você não será obrigado a dizer qual é a finalidade do dinheiro que está solicitando. Porém, é importante ter bom senso e usar esse capital de forma correta e eficiente.
Como usar o capital de giro de forma correta e eficiente?
O objetivo desse empréstimo não é possibilitar um investimento na estrutura do negócio que trará retorno somente a médio e longo prazo. Tenha em mente que o capital de giro deve ser usado para as despesas empresariais do cotidiano. Por isso, o dinheiro extra que você levantar nessa operação servirá para aumentar o capital de giro e terá o objetivo de cuidar desses gastos diversos.
Por exemplo, o valor emprestado poderá ser usado para honrar os compromissos financeiros da empresa naqueles períodos menos lucrativos do ano, mantendo em dia os salários dos empregados e os pagamentos a fornecedores.
Além disso, esse empréstimo pode ser útil para ajudar você a aumentar o estoque antes de algum período de movimento mais intenso. Você também pode aproveitar esses recursos para comprar mercadorias ou matéria-prima com descontos especiais que os fornecedores possam oferecer.
Por fim, é claro que esse valor será bem usado ao cobrir alguma despesa inesperada, como campanhas especiais de marketing, despesas adicionais relacionadas com a contratação de novos funcionários ou os custos de uma mudança para outro local.
Por que o empréstimo para capital de giro vale a pena?
Já que o empréstimo para capital de giro foi criado pensando nessa necessidade das empresas, ele é muito mais interessante que um empréstimo comum. Confira algumas vantagens.
Taxas de juros bem competitivas
É possível contratar esse tipo de empréstimo com taxas mais interessantes quando você oferece algum bem como garantia. Afinal, os financiamentos costumam ter uma alta taxa de juros por conta do risco que a instituição corre ao ceder o dinheiro.
Por outro lado, o oferecimento de uma garantia reduz o risco para o credor que, por sua vez, tem condições de cobrar uma taxa de juros mais amigável. Portanto, informe-se sobre essa possibilidade ao solicitar o seu empréstimo, ok?