Para manter uma empresa ativa no mercado, é muito comum que os empresários procurem por apoios financeiros, como um empréstimo para CNPJ. Em alguns casos, esse empréstimo pode ser muito importante para investir no crescimento do negócio.
Isso porque, ele pode te ajudar a lidar com algumas dívidas, a manter o seu negócio ativo e também investir em novos projetos, com o objetivo de ter sucesso.
Se você tem dúvidas sobre como funciona essa modalidade de empréstimo na prática, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!
Empréstimo para empresas: o que é?
Esse tipo de empréstimo é voltado para empresas. Essa modalidade pode ser oferecida tanto por instituições financeiras quanto por bancos, para que a empresa possa investir em projetos, pagar suas dívidas, comprar produtos ou materiais para a produção.
Além disso, o empréstimo para empresas possui condições específicas para todos os tipos de negócio, desde as pequenas empresas até as maiores. Em cada opção, é possível contar com soluções diferentes, facilitando a escolha.
Saiba mais aqui: Vai investir em um negócio? Qual a melhor opção de empréstimo?
Quais os tipos de empréstimos mais comuns para empresas?
Existem diversos tipos de empréstimos específicos para empresas, cada qual com suas próprias características. É importante sempre fazer um estudo detalhado de cada tipo de empréstimo, vantagens, juros e principais características, realizando assim um bom negócio.
Os principais tipos de empréstimos para empresas que podemos citar são:
1. Empréstimos bancários
Os empréstimos bancários são os mais comuns e tradicionais para empresas. Eles geralmente oferecem taxas de juros mais baixas do que outras opções de financiamento e podem ser usados para uma variedade de fins, como expansão, compra de equipamentos ou capital de giro.
2. Linhas de crédito
As linhas de crédito são uma opção de financiamento flexível que permitem que as empresas tenham acesso a fundos quando necessário. Elas funcionam como um limite de crédito pré-aprovado que a empresa pode acessar conforme necessário e pagar apenas os juros sobre o valor utilizado.
3. Empréstimos com garantia
Empréstimos com garantia exigem que a empresa ofereça algum tipo de garantia, como imóveis ou equipamentos, como colateral para o empréstimo. Isso pode ajudar a garantir que a empresa obtenha uma taxa de juros mais baixa, mas também aumenta o risco caso a empresa não possa pagar o empréstimo.
4. Empréstimos peer-to-peer (P2P)
Empréstimos P2P conectam diretamente empresas que precisam de financiamento com investidores individuais que desejam emprestar dinheiro. Eles podem oferecer taxas de juros mais baixas e maior flexibilidade do que os empréstimos bancários tradicionais, mas também podem ser mais arriscados, pois não há garantia de que os investidores receberão seu dinheiro de volta.
5. Empréstimos incentivados pelo governo
O governo oferece vários programas de empréstimos para empresas, incluindo empréstimos para pequenas empresas, tais como o BNDES. Esses programas podem oferecer taxas de juros mais baixas e outros benefícios para as empresas, mas geralmente têm requisitos rigorosos de elegibilidade e podem exigir mais tempo e documentação para serem aprovados.
6. Empréstimos por factoring
Empréstimos via factoring permitem que as empresas vendam suas contas a receber para um terceiro em troca de um adiantamento em dinheiro. Isso pode ajudar as empresas a obter financiamento imediato para suas necessidades de fluxo de caixa, mas geralmente é mais caro do que outras opções de empréstimo.
O que deve ser observado antes de solicitar o empréstimo?
Para conseguir solicitar o empréstimo para empresas, antes de tudo é importante se atentar a alguns pontos, como saber se essa solução de crédito é a ideal no momento.
Isso porque, pedir um empréstimo sem ter um planejamento pode causar danos para a sua empresa, prejudicando o setor financeiro.
Com isso, é importante analisar quais são as necessidades da sua empresa, ter um plano de negócio, escolher qual opção de empréstimo vai solicitar e buscar por instituições financeiras que tenham condições interessantes para a realidade da sua empresa.
Como solicitar o empréstimo para empresa?
As instituições financeiras, como as fintechs, são muito conhecidas pelos valores oferecidos nos empréstimos para empresas e também pelas excelentes condições, além de não terem muita burocracia na solicitação.
O empréstimo nessa modalidade funciona de forma bem parecida com as linhas de crédito voltadas para pessoas físicas. Com isso, a empresa precisa abrir uma conta na instituição financeira que tenha essa opção disponível, e solicitar os limites de crédito conforme o perfil do negócio.
Essa solicitação pode ser feita online, através da fintech, onde o processo é bem menos burocrático, e acaba sendo mais interessante financeiramente para a empresa.
A análise de crédito é feita para saber qual o limite será liberado, além de também definir quais serão as condições de pagamento disponíveis e as taxas de juros do empréstimo para empresas.
Leia também: Como funciona o empréstimo para MEI?
Caso a empresa fique inadimplente, o banco pode cobrar as parcelas com juros, e caso essa situação seja recorrente, é comum que os recursos da empresa sejam utilizados para pagar a dívida, conforme estabelecido no contrato do empréstimo.
Empréstimo para empresa na Quero Financiar
Aqui na Quero Financiar oferecemos duas modalidades de empréstimos que podem ser utilizadas para pessoa jurídica: com garantia de imóvel ou com garantia de veículo. Você pode fazer uma cotação conosco clicando aqui.
Depois que a contratação é feita, os valores são depositados pelo banco diretamente na conta da empresa, e os empresários podem fazer o uso desse valor como bem entender, sem justificar a finalidade para o banco.
Se você tem interesse em investir no crescimento da sua empresa, saiba que o empréstimo é uma excelente opção.
Faça sua simulação do empréstimo aqui e veja as vantagens oferecidas!