O chamado Saque Aniversário FGTS é uma nova forma, criada há pouco tempo pelo Governo Federal, que possibilita aqueles indivíduos que possuem saldo em seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, sacarem parcelas desse valor anualmente, no mês correspondente ao seu aniversário.
Essa é uma novidade ainda pouco conhecida por muitos trabalhadores, mas que traz a possibilidade de muitos deles saírem do vermelho ou conseguirem dar seguimento a determinados projetos com essa quantia disponibilizada.
Separamos algumas informações que você precisa saber sobre essa modalidade denominada saque aniversário. Confira!
1. Essa modalidade de saque aniversário não é equivalente ao saque rescisão
A forma usual em que é feito o saque é na modalidade saque rescisão, o qual o funcionário pode ter acesso a quantia total quando sofre uma demissão que não possui causa justificada.
Enquanto isso, o recém-criado saque-aniversário, é uma nova forma de ter acesso a uma parcela do valor contido no FGTS. Caso o trabalhador opte por essa nova modalidade, ele passa a não ter direito ao saque rescisão, logo, caso sofra uma demissão sem causa justificada, não poderá obter a quantia integral do FGTS.
Porém, o indivíduo continua tendo a opção de retornar, caso queira, a opção usual de saque rescisão.
2. É preciso respeitar o período no qual pode ser feito o saque durante o ano
O nome saque aniversário é autoexplicativo. Essa modalidade de saque determina que você receba a parcela justamente no mês do seu aniversário, porém, isso não significa que você possa fazer o saque num período indeterminado.
O saque aniversário permite que sejam feitos saques no mês do seu aniversário e nos dois meses subsequentes, totalizando três meses ao todo para ser realizada a retirada.
Não sendo feito os saques no período devido, essa quantia volta para a conta do FGTS de forma automática e poderá ser acessada somente no prazo permitido no próximo ano.
3. O dinheiro proveniente do saque aniversário pode ser aplicado da forma que o indivíduo desejar
Ao contrário de outros tipos de saques do FGTS, que tem como condição para sua retirada uma finalidade específica, como amparar indivíduos que tenham sido vítimas de catástrofes naturais ou para realizar o financiamento de um imóvel, o saque aniversário não precisa ter um propósito determinado, podendo o trabalhador utilizá-lo para o fim que desejar.
4. É preciso fazer a solicitação para o recebimento do saque aniversário
Para que o indivíduo consiga receber uma parte do seu FGTS no período de seu aniversário, é necessário que seja feita uma solicitação.
O processo é bem fácil e requer apenas que o indivíduo baixe o aplicativo FGTS no seu smartphone e selecione a opção “optar pelo saque aniversário“.
É preciso estar atento para que essa solicitação seja requerida num período anterior ao último dia do mês em que faz aniversário, caso contrário, só será possível ter acesso ao valor no próximo ano.
5. Não é necessário ir até uma agência para retirar a parcela do saque aniversário
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para ter acesso à parcela do saque aniversário, sendo possível realizar o chamado “saque digital”, onde o indivíduo transfere o valor da parcela para o banco no qual é filiado.
Você está no vermelho e precisa de dinheiro rápido?
A Quero Financiar pode te ajudar!
Somos uma empresa qualificada na área em que atua, responsável por fazer a ponte entre você e a instituição financeira. Clique aqui e faça uma simulação de empréstimo!