Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como refinanciamento de imóvel, é uma prática que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e muito comum no exterior através da hipoteca. Atualmente, mais brasileiros estão passando a considerar essa linha de crédito no momento de obter um empréstimo junto a sua instituição financeira.

E a boa notícia é que essa alternativa é uma das opções mais vantajosas para o contratante. Isso porque, ao deixar o seu bem como garantia em uma instituição financeira, será possível conseguir um valor maior do que os valores ofertados em outras linhas de crédito. Por estar com um imóvel como garantia, o banco passa a confiar mais na pessoa que está solicitando o empréstimo.

Essa confiança gera menores taxas, juros reduzidos e uma disponibilidade maior de crédito. Contudo, apesar das vantagens, há desvantagens e também alguns cuidados que devem ser tomados. Para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos um conteúdo completo que aborda os principais tópicos sobre o empréstimo com garantia de imóvel. Confira!

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Essa linha de crédito funciona como um empréstimo pessoal. Para consegui-lo, o contratante terá que ter um imóvel (como casa, apartamento, sala comercial etc) em seu nome e esse bem deverá estar quitado e livre de ônus. Ao entrar em contato com a instituição financeira, o contratante informará o seu desejo de solicitar a linha de crédito. Esta solicitação pode ser feita clicando aqui, fazendo um cadastro diretamente de nosso site.

Após feito o cadastro, sua solicitação será encaminhada para uma instituição financeira, que por sua vez, fará sua análise de crédito e posteriormente jurídica e avaliação do imóvel. Geralmente, os créditos disponibilizados ficam entre 50% a 60% do valor do imóvel. Depois de estipular o valor a ser emprestado, o solicitante deverá visualizar o contrato para saber todas as cláusulas e taxas relacionadas à transação.

Após assinar o documento, o solicitante deixará o seu imóvel como garantia do empréstimo realizado na instituição financeira e, em caso de inadimplência, o bem empenhado irá a leilão.

Quais as vantagens e desvantagens?

Como toda as linhas de créditos disponíveis no mercado, a hipoteca apresenta vantagens e desvantagens. E para ajudá-los a conhecer melhor esse tipo de empréstimo, listamos os seus principais prós e contras:

Vantagens

A principal vantagem relacionada ao empréstimo com garantia de imóvel são os juros, que são os menores entre todas as outras linhas. Isso acontece porque o contratante dará uma garantia alta para a instituição financeira, que passa a confiar mais no contratante.

E, por conta disso, essa linha de crédito oferece outra vantagem: o valor alto do crédito disponibilizado. O que é especialmente bom para quem está procurando uma maneira de obter um grande capital para realizar alguma atividade importante, como a compra de um segundo imóvel ou a abertura de uma empresa.

Para finalizar, outra grande vantagem é o prazo de pagamento estipulado. Geralmente, é concedido um prazo de 240 meses para o contratante quitar a dívida.

Desvantagens

A principal desvantagem é o risco relacionado ao não pagamento da dívida, o que poderá levar o seu imóvel a ser leiloado. Fora isso, há custos (como todas as linhas de empréstimo e financiamento) no cartório e relacionados à Tarifa de Avaliação de Bens Recebidos em Garantia para poder solicitar o empréstimo.

Para finalizar, só será possível obter a linha de crédito se o imóvel estiver quitado e no nome do solicitante.

Quais os riscos desse tipo de empréstimo?

Os principais riscos dessa linha de crédito é a inadimplência e o mal planejamento financeiro, que podem levar ao não pagamento do empréstimo que, por sua vez, resultará na perda do imóvel.

Não há uma regra específica, mas em geral, a partir de 30 dias de atraso o bem poderá ser alienado pela instituição financeira. Na prática, o banco poderá pedir o recolhimento da taxa relacionada ao imposto de transmissão de imóveis e, em seguida, realizar um leilão para quitar as dívidas sem a necessidade de recorrer às vias judiciais.

Por isso é muito importante ter um planejamento a longo prazo e sempre priorizar o pagamento da hipoteca para que o bem não seja tomado pela instituição financeira.

Outro cuidado a ser tomado é com as taxas indevidas, que podem ser cobradas pelas instituições financeiras referentes a análise de crédito. Qualquer taxa só deverá ser paga após a aprovação do empréstimo. Caso o banco esteja cobrando algum valor antes do empréstimo ser tomado, desconfie e questione.

Para quem essa linha de crédito é indicada?

Esse tipo de crédito é destinado para todos aqueles que estão necessitando de uma quantia razoável de dinheiro emprestado em troca de uma garantia igualmente alta. Esse tipo de crédito é acessível a todos que têm um imóvel em seu nome, seja residencial ou comercial (como salas comerciais, lojas, quitinetes etc).

Contudo, é importante prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro é a real necessidade do empréstimo. Como a garantia para essa linha de crédito é considerada alta, é importante avaliar as alternativas disponíveis até chegar a essa opção.

Por ser mais segura para a instituição financeira, essa linha também é indicada para quem precisa de um dinheiro para pagar todas as suas dívidas. Inclusive, essa é uma atitude muito comum entre os contratantes que obtêm esse tipo de empréstimo.

Por fim, e não menos importante, pedir empréstimo com garantia de imóvel é indicado para quem tem as condições de arcar com as parcelas. Por isso não é indicado utilizar o dinheiro para criar mais dívidas.

Como vimos no início deste artigo, a inadimplência é o principal risco dessa linha de crédito. E o não pagamento pode resultar na perda do imóvel, mesmo existindo a possibilidade de negociar a dívida junto a instituição credora.

Apesar de muitos bancos oferecerem empréstimo com garantia de imóvel, muitos brasileiros ainda desconhecem essa linha de crédito. Por oferecer menores taxas, juros reduzidos, maior crédito e um prazo de pagamento estendido, essa poder ser a opção ideal para obter um empréstimo pessoal.

Contudo, é importante tomar alguns cuidados e realizar um planejamento financeiro para que o dinheiro emprestado seja utilizado da maneira mais prudente.

Se você gostou das dicas do post, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar seus amigos e colegas a conhecerem essa opção de empréstimo!

Empréstimo com Imóvel em Garantia

[mc4wp_form id=”151″]



Deixe uma resposta