Compra do primeiro carro: saiba o que fazer antes de escolher o seu

Compra do primeiro carro: saiba o que fazer antes de escolher o seu

compra do primeiro carro saiba o que fazer antes de escolher o seu

A compra de um veículo sempre é o sonho da grande maioria dos brasileiros, especialmente quando estamos fazendo pela primeira vez. Como todas as escolhas na vida, a compra de um veículo requer planejamento para que tudo ocorra da melhor forma e você possa usufruir ao máximo sua nova aquisição.

Confira nossas 8 dicas matadoras para você não errar na hora de comprar seu carro dos sonhos, e melhor ainda, cuidando para não se endividar. Confira!

1. Comece com um carro simples e de câmbio manual

Essa é a dica mais difícil de ser seguida! Mas você entenderá a razão pela qual estamos sugerindo isso. Ainda que tenha recursos para comprar carro de luxo, é altamente recomendável que segure seu ímpeto por um tempo e compre um veículo mais simples e com câmbio manual. Isso porque em linhas gerais, a compra de um carro de câmbio manual implica em um custo menor de aquisição e de manutenção.

Evidentemente como será seu primeiro veículo, a compra de um veículo com câmbio manual significa que você cometerá equívocos normais de quem está começando, cujos efeitos serão traduzidos em seu automóvel através de um desgaste mais acelerado. A forma de dirigir afeta a durabilidade e as despesas de manutenção do veículo.

Queimar embreagem, ralar a roda no meio-fio, passar em lombadas na diagonal (causando torções que podem resultar no rompimento dos pontos de solda), girar o volante com o carro parado (sobrecarregando a direção hidráulica), descansar o pé na embreagem (reduzindo a vida útil do sistema): há uma série de equívocos que só a prática ensina como evitar. Você dá valor às suas finanças pessoais e, por isso, não vai querer cometê-los com um BMW, certo?

Ah, não se esqueça ainda que, se é seu primeiro carro, o câmbio deve ser manual até que você adquira experiência na condução plena do veículo.

2. Escolha um modelo adequado à sua rotina

Qual o sentido em comprar uma picape de 2 lugares quando tem uma família com 5 pessoas? Isso seria tão pouco razoável quanto um solteiro, que mora sozinho, decidir comprar uma SUV com 7 lugares (e alto consumo de combustível) para se deslocar diariamente ao trabalho, que está a 40 km de casa.

Se vai comprar seu primeiro carro, não esqueça que o modelo deve ter relação íntima com as especificidades de sua rotina. Se você vai ter que estacionar na rua, porque seu trabalho não possui garagem, por exemplo, seria interessante pensar em um modelo mais compacto.

3. Lembre-se que sua segurança é mais importante que o design

Projeto moderno é importante, mas ele não pode se sobrepor ao grau de segurança que o carro apresenta em sua condução. Dessa forma, fique atento, ao fazer o test drive, nas condições de visibilidade do automóvel pretendido: linha de cintura baixa, colunas estreitas e vidros translúcidos são variáveis essenciais a serem verificadas.

Sobre esse tema, aliás, não é nada recomendável partir, logo no primeiro carro, para o escurecimento dos vidros com películas do tipo insulfim. Quem não está acostumado a dirigir, certamente terá dificuldades, sobretudo à noite, para enxergar as faixas laterais pelos retrovisores, o que pode acabar colaborando para a ocorrência de um acidente.

Dê preferência também por veículos que tenham itens adicionais de segurança, como freios a disco nas 4 rodas (que dissipam melhor o calor gerado pelo atrito, ficando, portanto, menos sujeitos a superaquecimento) e o Isofix (um novo padrão de fixação dos assentos infantis, que se tornará obrigatório em todos os veículos a partir de 2020).

4. Faça um test drive

Na última pesquisa feita pela J.D. Power sobre motivações de consumo, chegou-se ao resultado de que 51% dos brasileiros não fazem test drive para comprar carro. As opiniões de familiares e amigos são os fatores preponderantes para consolidar a aquisição.

Por mais que você tenha boas indicações do veículo, ter sua própria experiência de usuário é fundamental, especialmente em se tratando de primeiro carro.

Você precisa ver se as posições do banco são confortáveis, como o automóvel de comporta em freadas bruscas, qual o grau de sensibilidade da direção hidráulica ou elétrica. Comprar carro sem fazer o test drive é jogar seu investimento ao sabor da sorte.

5. Antes de comprar, pesquise o valor do seguro

Existem alguns sites comparadores de seguro automóvel, através dos quais você será convidado a digitar alguns dados (idade, presença ou não de garagem na casa, tempo de habilitação, etc.), informações que serão cruzadas eletronicamente com os índices de sinistralidade do veículo. O resultado é a exibição de uma lista de seguradoras, com as respectivas cotações.

Muitas pessoas compram carro e só depois descobrem que o seguro tem preço inviável. Não corra o risco de deixar seu veículo desprotegido, faça sempre uma pesquisa de preços de seguros.

6. Faça simulações de consumo de combustível

Na hora da compra, você pode até não se importar, mas o entusiasmo inicial se esvai quando você percebe que está empobrecendo devido aos custos mensais com combustível, uma vez que seu carro é um “alcoólatra” inveterado.

Para evitar essa decepção, faça todos os cálculos de consumo de combustível, comparando diversos modelos. Se você precisar de ajuda, o Inmetro tem uma tabela de consumo de combustível, contendo a performance de cada modelo disponível no mercado, uma ferramenta ideal para quem vai comprar seu primeiro carro!

7. Não abra mão de fazer estimativas de despesas com manutenção

O site do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), único centro de pesquisa em reparos automotivos do país, possui uma sistema de comparação entre veículos, trazendo métricas como índice de visibilidade, índice de furto e, principalmente, índice de manutenção veicular.

Antes de comprar carro pela primeira vez, dê uma passadinha lá para ver qual a nota do seu veículo no quesito manutenção.

8. Escolha o método de financiamento

Pouca gente tem dinheiro para comprar um carro à vista. Se você faz parte da maioria que pretende recorrer ao financiamento de veículo, vale a pena destacar que, atualmente, existem no mercado empresas que permitem o financiamento on-line, sem burocracia e com liberação dos recursos em poucos dias, como é o caso da Quero Financiar!

Além disso, é importante lembrar que muitos brasileiros têm deixado de lado as altas taxas de juros dos grandes bancos para irem em busca de empresas que oferecem modalidades alternativas de crédito, como o empréstimo com garantia de veículo (refinanciamento de veículos). Neste caso, vale destacar que você precisa já ter um veículo quitado, dessa forma, você estará colocando ele em garantia para comprar outro veículo.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de comprar seu primeiro carro, que tal curtir nossa página no Facebook? Receba em sua timeline dicas e conteúdos exclusivos sobre educação financeira, financiamentos com juros baixos, empréstimos com garantia de veículos e muito mais!

[mc4wp_form id=”151″]

Notícias que podem ser de seu interesse:

  • Como financiar um veículo sem comprometer as finanças?

    Se você tem o sonho de comprar um carro e deseja recorrer ao financiamento de veículo, saiba que existem maneiras de fazer isso sem comprometer as suas finanças. Isso porque, é necessário levar alguns pontos em consideração antes de fazer o financiamento de veículo e solicitar esse tipo de crédito. Além de analisar a sua situação financeira

    10 de abril de 2023
  • 6 dicas para financiar um veículo sem comprometer suas finanças

    Financiar um veículo pode ser uma ótima opção para aqueles que não têm condições de pagar à vista. Existem muitas opções de financiamentos para veículos, desde financiamentos direto com a concessionária até financiamentos bancários. Ao financiar um veículo, é importante verificar as taxas de juros e as condições de pagamento. Se você não está conseguindo obter

    1 de abril de 2023
  • Entenda o que é leasing e conheça os tipos mais utilizados

    Sumário Você sabe o que é leasing? Apesar de parecer um termo novo, corresponde a um contrato que possibilita utilização de equipamentos ou imóveis por um prazo determinado, por mediação de um arrendador. Logo, se está precisando levantar recursos de forma rápida para adquirir algum bem, essa pode ser a sua solução. Adquirir um veículo

    27 de março de 2023
  • Entenda como funciona a avaliação de carros usados no financiamento

    Você sabe como funciona a avaliação de carros usados em financiamentos? Muitas pessoas desejam trocar de automóvel, mas não têm o dinheiro para realizar a compra à vista, por isso investem em um financiamento e conseguem realizar a compra de um  carro novo ou usado. Algumas aproveitam o veículo que está na garagem e dão como entrada, diminuindo assim,

    28 de fevereiro de 2023

4 Comentários

Deixe um comentário

SIMULE SEU FINANCIAMENTO

Quer financiar com as melhores taxas?

As melhores condições pra você!