Embora a educação financeira não seja tão comum quanto deveria, a saúde financeira é uma necessidade. Parece contraditório, certo?
Poucas pessoas sabem realmente o que fazer com o dinheiro que tem em mãos, e como cuidar das finanças domésticas. Por isso, separamos algumas informações sobre comportamentos saudáveis que você precisa ter para melhorar as contas de casa.
Abaixo, conheça alguns hábitos financeiros que você precisa adotar para ter uma vida financeira mais tranquila.
Estabeleça prioridades
Há quem diga que prioridade só existe uma, mas não se pode ser tão radical. Faça uma lista com as compras ou serviços que são inegociáveis, os quais são uma necessidade.
O que estiver fora dessa lista, você deve evitar. Fora da lista de prioridades e urgências, aquela compra pode ser adiada, até o momento em que realmente será preciso encará-la. Isso ajudará a perceber o que é ou não uma compra por impulso, por exemplo.
Descubra: Dicas de finanças: como ter um controle financeiro?
Poupe com metas realistas
Para quem deseja economizar, estabeleça metas sobre quanto deseja guardar até determinada data. Mas estabeleça metas que realmente cabem no seu bolso. Se o seu orçamento mensal te permite reservar R$50 para emergências, reserve-os.
Dinheiro é dinheiro, e todo valor é válido. O importante é o valor que você vai obter ao final do período pré-estabelecido para poupar aquele dinheiro.
Organize ganhos e gastos
É fácil perder as contas de quanto se gasta com delivery, por exemplo. Entretanto, as necessidades do dia a dia não esperam, e os boletos de água, luz e internet são pontuais.
Para controlar melhor os gastos, organize-se. Você pode usar uma caderneta ou aplicativo de celular para anotar todos os seus gastos, lembrando sempre de ressaltar os seus ganhos.
Suas finanças são como uma empresa, e o ideal é que você não gaste mais do que ganha. Anote todos os gastos e organize-se para reduzi-los, cortando despesas desnecessárias, por exemplo.
Não perca controle do cartão de crédito
O cartão de crédito é um dos vilões da saúde financeira. O hábito de parcelar a fatura do cartão pode levar o credor a lidar com uma dívida praticamente sem fim, e com juros que podem ultrapassar os 13% ao mês no crédito rotativo.
Estabeleça regras para utilizar o cartão de crédito, e evite usá-lo em compras que podem ser adiadas ou que podem ser feitas de outras formas. Prefira o pagamento à vista das compras ou o empréstimo consignado ao invés do cartão de crédito.
Veja também: A importância de montar um planejamento financeiro.
Mantenha o pagamento das contas em dia
Uma das melhores formas de manter a saúde financeira é evitando atrasos. Juros e multas incidem sobre boletos em atraso. A depender da dívida, pode ser levada a protesto e o nome do consumidor levado aos órgãos de proteção ao crédito.
Com o nome em órgãos como SCPC ou SERASA, afeta a liberdade de compra e, consequentemente, indica um sinal de má saúde financeira do consumidor.
Uma das saídas para manter as contas em dia são as modalidades de crédito com garantia de imóvel ou veículo, com menores taxas e maior disponibilidade de ofertas.
Ter bons hábitos financeiros reflete nos demais setores da sua vida.
Para saber mais, acesse nosso blog — e conte com as soluções em crédito da Quero Financiar.