Cuidar das finanças pessoais é um desafio significativo para quem nunca parou para pensar no assunto. Controlar os ganhos e os gastos mensais parece simples, mas os erros são mais comuns do que se imagina.
E em se tratando de dinheiro, um simples erro, aliado a outros erros, pode levar você a ter sérios prejuízos.
A seguir, listamos 5 principais erros que você está cometendo nas suas finanças para você ficar atento e não voltar a repeti-los.
Boa leitura!
1. Você gasta o salário antes de recebê-lo
Esse é um erro clássico, gastar sem ter o dinheiro no bolso. Isso é bastante comum em compras impulsivas ou com parcelamentos a longo prazo. Observe, que o problema não é a parcela, mas sim comprometer o dinheiro em uma obrigação que você ainda não sabe como vai pagar.
Sem o salário em mãos, fica difícil decidir o que fazer com o dinheiro. E se você compromete parte dele antes mesmo de receber, pode acabar prejudicando o pagamento até mesmo de despesas fixas.
2. Você atrasa o pagamento das dívidas
O atraso no pagamento das contas acarreta o acréscimo de taxas por atraso e incidência de juros. Em contas fixas como água, luz e gás, isso pode não significar um grande aumento no valor da fatura.
Entretanto, contas como do cartão de crédito e cheque especial, isso pode representar um significativo rombo nas contas do mês. Por isso, planeje seu orçamento e se precisar, ajuste lembretes para a data de pagamento de cada uma das contas.
3. Você usa o cartão de crédito para tudo que precisa
O cartão de crédito pode parecer um salvador na hora do aperto, mas não demora muito para ele se mostrar um verdadeiro vilão, especialmente se você o usa constantemente.
Ao parcelar a fatura do cartão, o consumidor cai em uma armadilha de juros altíssimos, que pode ultrapassar os 1.000% ao ano. Assim, use o cartão de crédito com sabedoria, o mínimo que puder, e evite entrar no crédito rotativo.
4. Você gasta mais do que ganha
Uma das formas de manter o controle das finanças pessoais é gastando até menos do que se ganha. Comprometer o dinheiro do cheque especial, por exemplo, é um erro que posteriormente vai cobrar seu preço – literalmente.
Para evitar gastar mais do que ganha, coloque todos seus gastos na ponta do lápis para ter uma visão melhor dos ganhos e gastos mensais. Essa é uma forma prática e barata de controlar suas finanças.
5. Você deixa as dívidas acumularem
Uma única dívida, não é um problema tão grande, desde que você logo busque uma forma de negociá-la. Acontece com todos, ao menos uma vez na vida. Entretanto, quando as dívidas se multiplicam, fica mais difícil enxergar uma saída.
Deixar as contas atrasadas e as dívidas acumularem é um erro ainda comum, que deve ser evitado.
Quando os boletos inevitavelmente se acumulam, seja por falta de planejamento financeiro ou devido a imprevistos, muitos recorrem a uma solução rápida e prática: o empréstimo consignado.
Para conhecer essa solução, visite nosso site ou conheça as soluções em crédito da Quero Financiar.