Saiba como economizar em 2018 com essas 8 dicas

Saiba como economizar em 2018 com essas 8 dicas

economizar em 2018

Pois é, com um novo ano quase chegando, não fazer resoluções para ele é impossível. Afinal, um novo período sempre desperta a vontade de implementar novas condutas e desfazer-se de maus hábitos. Por isso, economizar em 2018 deve ser uma de suas prioridades para ter uma saúde financeira equilibrada.

Se tratando da vida financeira, algumas atitudes podem ser fatais. Um exemplo, gastar descontroladamente ou obter muitas dívidas. Por isso, aprender a economizar é uma forma de tornar a sua vida financeira melhor.

Pensando nisso, separamos para você 8 dicas de como economizar em 2018. Veja!

Como economizar em 2018?

1. Anote suas despesas e comece a economizar em 2018

Se não souber onde está pisando, será bem difícil começar a economizar. Saber exatamente o quanto gasta é uma parte crucial do controle financeiro, pois vai te ajudar a ter uma dimensão do que você está fazendo com o seu dinheiro.

Guardes as notas de suas compras e anote as suas despesas em um bloco de papel. Se preferir, use uma planilha. Não esqueça de separar os seus gastos pela importância. O ideal é criar duas listas, uma para custos fixos e outra para aqueles variáveis.

2. Controle suas despesas essenciais

Bem, agora que você sabe quais são as suas despesas e já separou as fixas das variáveis. É hora de começar a planejar como vai controlar o seu dinheiro. O ideal é que a divisão seja feita de uma forma que você consiga pagar as suas despesas e também possa fazer suas atividades de lazer.

Uma boa dica é separar, por exemplo, 50% para os gastos fixos, isto é, aqueles necessários para manter a sua vida, como alimentação, transporte, luz, água, etc. 15% para questões financeiras, nesse caso, se você tem dívidas, use esse dinheiro para isso ou invista em alguma aplicação. Os 35% restantes são para lazer ou hobbies. Dessa forma, fica mais fácil para você lidar com seu dinheiro e manter um bom padrão de vida.

3. Cuidado se sua renda é variável

Este é um conselho mais específico, principalmente para autônomos e liberais, em que a renda mensal não é tão bem definida. Nesse caso, na hora de determinar seus gastos e despesas, será importante estender o prazo. Procure observar seus gastos dos últimos três meses.

Assim, é possível você fazer uma média do seu rendimento. Não se esqueça de dar preferência aos custos fixos e de separar uma quantia para a poupança ou para uma aplicação.

4. Faça um investimento

Como destacamos no tópico anterior, 15% do seu dinheiro deve ser para assuntos financeiros. Investimentos são uma ótima forma de poupar e não deixar o seu dinheiro parado. Não se preocupe, fazer uma aplicação não é tão complicado assim.

Hoje em dia, há muitos investimentos que garantem bons rendimentos e têm poucos riscos. Por exemplo, aplicações de renda fixa podem ajudar você nesse quesito, principalmente, se for usado a estratégia de juros compostos, onde o valor anterior influencia o seguinte, ou seja, juros sobre juros.

Entre as opções de renda fixa, você tem os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), Tesouro Direto, fundos de investimentos, LCI`s, LCA´s, etc. Aplicações que garantem um bom retorno e são tão seguras quanto a poupança. Então, todo dinheiro que você economizar em 2018 pode ser aplicado nesses investimentos para render dividendos.

5. Faça compras inteligentes

Se antes você não pensava em como você lidava com suas compras, se quiser economizar em 2018, terá que repensar isso. Agora é a oportunidade de avaliar quantas aquisições desnecessárias você tem feito. Se está acostumado a fazê-las por impulso, este é o momento de mudar.

Comece pelas compras mais comuns, como, por exemplo, as de supermercado. Quando fazê-las, elabore uma lista do que precisa e se proponha a adquirir só o que está nela. Aproveite as promoções e vá com tempo para poder comparar os preços dos produtos.

Talvez, seja o momento de desfrutar de marcas mais baratas, mas que oferecem o mesmo resultado. Esse pensamento não deve se limitar apenas para produtos do mercado. Para medicamentos, é uma ótima estratégia. Se for possível, procure pelos genéricos, pois são mais baratos e possuem a mesma fórmula.

No caso de roupas, aproveite os momentos de queima de estoque para comprar roupas de determinada estação, inclusive, para o próximo ano. No começo do verão, você poderá encontrar promoções com as roupas que restaram da primavera, por exemplo.

6. Pague suas contas em dia

Se você tem o hábito de deixar suas contas atrasarem, este é o ano da mudança. Principalmente, se você quer começar a economizar em 2018. Pagar as contas em dia é uma forma de evitar juros e multas. Custos que acabam complicando o controle de sua vida financeira.

Fique de olho no cartão de crédito e nas mensalidades que você precisa pagar. Caso tenha muita dificuldade em não conseguir evitar que elas atrasem, coloque-as no débito automático. Alguns bancos oferecem essa opção, pode ser uma boa forma de pagar as suas contas e evitar deixar que elas atrasem.

7. Aproveite cupons de desconto

Para quem quer economizar, toda a ajuda é bem-vinda. Cupons de descontos são uma boa para poupar e ainda conseguir adquirir o produto do seu interesse. Mas cuidado, não deixe que a empolgação faça você obter aquisições que não vai usar.

Esteja atento aos descontos oferecidos e observe que muitas vezes esses cupons possuem prazo de validade. Além disso, se for adepto aos sites de cupons, saiba que há restrições. Alguns são válidos apenas se gastar um determinado valor ou são específicos para certos produtos. Sempre verifique se há vantagem naquele cupom e compare o desconto oferecido com os preços de outras lojas.

8. Use mais dinheiro do que o cartão

Esta é uma importante dica, pois o cartão de crédito traz muitas facilidades, mas, em muitos casos, é o grande vilão com seus juros. Se você não consegue se controlar, talvez seja melhor tirá-lo da sua carteira e só usá-los em emergências.

Caso você use-o mesmo assim, a melhor estratégia é cancelá-lo. Comece a adquirir o hábito de usar dinheiro em espécie em vez do cartão. Assim, você só gasta o que é necessário e a chance de fazer dívidas é bem menor.

Temos certeza que com essas 8 dicas de como economizar em 2018, você começará o ano novo com novos propósitos e poderá controlar a sua vida financeira e melhorar sua renda. Quer continuar recebendo conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se informado!

Deixe um comentário

Leia também: