Conheça os tipos de empréstimo com garantia

Conheça os tipos de empréstimo com garantia

empréstimo com garantia

Para muitas operadoras, conceder valores altos de crédito pode ser um pouco complicado — afinal, qual é a garantia que elas têm de que a quantia solicitada será devolvida? Como estratégia, elas adicionam taxas para lidar com os custos da concessão, mas, ainda assim, há a possibilidade de que alguma inadimplência ocorra. Nesse caso, modalidades como o empréstimo com garantia são um grande proveito para os dois lados.

Contudo, essa categoria é pouco popular e, apesar de oferecer boas taxas de juros, muitos ainda não a conhecem. Neste texto, explicaremos quais são os tipos de empréstimo com garantia e como eles funcionam. Acompanhe!

Quais são os tipos de empréstimo com garantia?

Os dois tipos de empréstimos com garantia mais conhecidos no mercado brasileiro são o empréstimo com garantia de veículo e de imóvel, também conhecidos como refinanciamento de veículo ou imóvel. Ambos possuem juros interessantes e prazos bem mais longos do que as outras concessões de créditos oferecidas pelas instituições.

Embora atrativos para o consumidor, destacamos que esses empréstimos são ideais para aqueles que não têm acesso ao consignado e precisam de uma concessão de alto valor. A seguir, entenda melhor como eles funcionam.

Refinanciamento de imóvel

Esse tipo de financiamento é conhecido também por alienação fiduciária, home equity ou empréstimo com garantia propriamente dito. O seu principal aspecto é que o interessado oferece o seu imóvel como garantia de pagamento. No entanto, é preciso deixar claro que não se trata da mesma coisa que a hipoteca.

Nesse caso, o imóvel não fica totalmente no nome da instituição. Para conseguir realizar a cobrança em caso de inadimplência, o banco terá que reaver o imóvel e fazer todo o processo de forma judicial, o que não é muito vantajoso por causa da burocracia. Por isso, hoje em dia, a hipoteca não é mais utilizada no Brasil.

O que precisa?

Ao solicitar o interesse em fazer esse empréstimo, a instituição provavelmente pedirá para realizar uma simulação. Trata-se de um passo importante para os dois lados, pois, dessa forma, é possível confirmar se o interessado tem condições para lidar com o empréstimo.

Depois, será necessário preencher um cadastro e enviar a cópia dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de estado civil, residência e renda;
  • matrícula do imóvel;
  • carnê do IPTU.

Quais são as vantagens?

A primeira vantagem dessa modalidade está em seus juros baixos. Isso acontece porque o bem utilizado como garantia tem um valor alto, o que acaba por dar segurança aos bancos. Para se ter uma ideia, as taxas oferecidas nessa concessão são mais baixas do que em outros tipos de créditos, como o pessoal e o consignado.

A segunda grande vantagem corresponde aos prazos para pagamento. A maioria das instituições consegue dar até 20 anos para que o devedor quite a dívida. Outro ponto interessante está nos valores disponibilizados que, geralmente, são acima de R$ 20 mil e podem chegar a cobrir até 60% do valor do imóvel.

Quais são as desvantagens?

Esse tipo de empréstimo tem uma tendência a ser um pouco burocrático, já que o imóvel é cedido por meio de alienação fiduciária. Além disso, é preciso arcar com alguns custos extras como a análise jurídica, a avaliação do imóvel e o registro no cartório.

Por isso, é importante prestar atenção aos termos do contrato — sobretudo aos valores que correspondem ao CET da operação.

Outra questão importante é o risco que ele pode trazer para o consumidor em caso de inadimplência. Como o imóvel fica no nome do banco até que a dívida seja cumprida, existem chances reais do devedor perder o seu imóvel.

A boa notícia é que, antes de aprovar o refinanciamento, as instituições costumam realizar uma análise das condições do interessado com a simulação. Assim, é possível ter a certeza de que ele terá condições de arcar com essa dívida e, então, definir quais são as melhores condições.

Refinanciamento de veículo

Trata-se do mesmo princípio do refinanciamento de imóvel, porém, o bem utilizado é um automóvel. No mercado, ele também é chamado de empréstimo com garantia de veículo.

O processo para a sua aprovação costuma ser muito rápido, contudo, depende das condições do carro. Como não é um bem de valor tão alto quanto uma casa, o prazo fornecido pela instituição é de 3 a 4 anos e o crédito liberado pode cobrir até entre 60% e 80% do automóvel.

O que precisa?

Bom, essa modalidade exige alguns dados do proprietário e do veículo para a sua aprovação. Primeiro, o carro deve estar em um bom estado de conservação e funcionando perfeitamente.

Além disso, o dono não pode ter problemas com os órgãos de fiscalização como o DETRAN, ou seja, nenhuma multa ou infração. Essas informações serão confirmadas pela instituição por meio da análise dos documentos.

Em seguida, o interessado deve apresentar, além dos documentos do veículo:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço e renda.

Quais são as vantagens?

Assim como o home equity, esse tipo de empréstimo também concede juros baixos. Outra grande vantagem que podemos citar é a velocidade em receber o dinheiro do empréstimo na conta. Contando a partir da data de solicitação, caso tudo ocorra bem, o dinheiro é depositado entre 1 e 5 dias úteis.

No entanto, isso não significa que não haverá uma análise de sua situação para a liberação do crédito. Outra vantagem é que o pagamento das parcelas pode ser debitado direto na conta-corrente do devedor.

Quais são as desvantagens?

Como o banco é bem criterioso sobre as condições do veículo, o carro deve estar 100% financiado. É também preciso que você seja o proprietário do bem. Isso significa que, mesmo que o automóvel pertença ao seu cônjuge, você não pode utilizá-lo para pedir um empréstimo. Para este empréstimo com garantia – assim como a maioria dos tipos de empréstimo – o cliente não pode estar o seu nome sujo.

Outra desvantagem está relacionada às chances de venda. Ao contrário do refinanciamento de imóvel, você não pode vender o veículo enquanto ele estiver sob alienação na instituição.

Por fim, é sempre bom lembrar que, em caso de inadimplência, você possui chances de perder o seu bem para a instituição. Por esse motivo, é muito importante analisar cuidadosamente os prós e contras antes de fazer essa modalidade de empréstimo.

Esses são os dois tipos de empréstimo com garantia mais conhecidos no mercado. Fique sabendo que nós da Quero Financiar concedemos essas duas concessões, além de disponibilizar crédito pessoal online. Ficou interessado? Então entre em contato conosco e faça já uma simulação!

Deixe um comentário

Leia também: