Empréstimo online: conheça as vantagens!

Empréstimo online: conheça as vantagens!

empréstimo online

Hoje, quase todos os aspectos de nossa vida são facilitados pela tecnologia. É possível pedir comida, administrar um consultório e até mesmo estudar utilizando um computador com acesso à internet. Não seria diferente no ramo financeiro: agora, você também pode realizar um empréstimo online.

Continue a leitura e entenda como a modalidade funciona, quais são suas vantagens e com o que você deve se preocupar. Vamos lá?

Como funciona o empréstimo online?

A obtenção de empréstimos online já é uma realidade nos EUA. No Brasil, a modalidade tem crescido aos poucos, com o surgimento de sites determinados em fornecer crédito online em nosso país. Geralmente, esses sites estão sob a tutela de alguns bancos, mas também é possível pedir empréstimos a sites independentes que solicitam propostas a bancos parceiros.

Para pedir um empréstimo, é necessário que o requerente preencha seus dados pessoais na plataforma. A solicitação é gratuita e você receberá, sem sair de casa, diversas propostas. Até o fechamento do negócio, nenhuma taxa será cobrada.

Ao utilizar uma conta-corrente em certo banco, a movimentação de sua conta é conhecida e, para calcular o crédito pré-aprovado disponível no Internet Banking, a instituição estipula um valor mensal máximo que você poderia retirar de sua renda para pagar o empréstimo. Na maioria das vezes, a instituição não exige explicações sobre a utilidade do dinheiro e, ele cai em sua conta em poucas horas.

É seguro pegar dinheiro emprestado pela internet?

Para prevenir possíveis problemas, é importante trabalhar apenas com bancos confiáveis. Mesmo que a modalidade de empréstimo pela internet apresente certas facilidades, é importante desconfiar de empréstimos que destoem muito da realidade, apresentando benefícios incompatíveis com os praticados pelo mercado. Ser pego por qualquer armadilha significa prejuízo financeiro.

Por conta dos riscos, o usuário deve procurar plataformas que atestem a confiança de alguma instituição financeira. Investigar a conduta da empresa no Reclame Aqui indica como os clientes são tratados, além de procurar as redes sociais: que hoje são utilizadas tanto para elogiar o atendimento quanto para depreciá-lo. Também é importante analisar o registro da empresa no Banco Central, para ter a certeza de sua idoneidade.

Além disso, não deixe que os textos ou os contratos online passem batidos! Na hora de pegar dinheiro online, qualquer detalhe no contrato pode fazer a diferença nas futuras cobranças. Lembre-se: você terá um empréstimo sobre as suas costas por, no mínimo, alguns meses, dirá alguns anos. Por isso, não subestime as entrelinhas, elas poderão mudar seus planos!

Além disso, um golpe comum é exigir um pagamento adiantado para que a instituição inicie o processo de entrada no empréstimo. Para piorar, a empresa exige dinheiro vivo, dado por meio de uma transferência bancária. Assim que recebe o pagamento, a instituição some, deixando o cliente sem o dinheiro do empréstimo e um pouco mais pobre, já que o dinheiro dado na entrada da transação também foi levado.

Por isso, todas as instituições financeiras, tanto as físicas quanto as online, são proibidas de efetuar a cobrança de qualquer taxa para fornecer empréstimos. Como o risco de um golpe é muito elevado, é preciso atentar para qualquer cobrança anterior à liberação do dinheiro e denunciar o site.

Quais são as vantagens?

O empréstimo online poupa o seu tempo

A modalidade tradicional de empréstimos exige uma grande colaboração entre gerentes e a instituição financeira em questão. Algo tão simples torna-se penoso, fonte de preocupações, irritação e demora.

Geralmente, um pedido de empréstimo online obtém aprovação no mesmo dia, quiçá em algumas horas. A economia de tempo e esforço é significativa, além de poupá-lo de um possível estresse com gerentes e outros funcionários do banco. Caso o empréstimo online já esteja pré-aprovado, a aprovação definitiva ocorre apenas em alguns minutos.

É mais conveniente para você

A maior diferença entre um empréstimo tradicional e um empréstimo online é a conveniência proporcionada ao usuário. O processo é feito do início ao fim utilizando apenas um computador, e algumas instituições possibilitam o uso da plataforma em tablets e smartphones. Está atrasado e quer realizar um empréstimo? Basta pegar o celular, ler o contrato e efetuar o pedido.

Tudo ocorre virtualmente. Caso algum problema ocorra, você também será contactado pela internet, seja com o envio de e-mails ou pela funcionalidade da própria plataforma. Tudo isso sem discussões com atendentes ou gerentes.

Realizar um empréstimo online lhe dá mais segurança

Se dirigir a um banco, realizar o empréstimo e imediatamente sacar o montante significa riscos para a sua segurança. É importante lembrar dos crimes cometidos contra pessoas em instituições financeiras, como a famosa “saidinha de banco”.

Além disso, o empréstimo online também lhe fornece mais segurança por conta da tecnologia empregada no sistema. As plataformas são protegidas contra invasores e roubo de informações, além de darem a oportunidade de acompanhar em tempo real os seus gastos e suas movimentações.

É possível comparar as taxas de juros mais baixas

O mercado financeiro é extremamente regulado no ramo de empréstimos. Assim, os bancos só podem cobrar taxas de juros predeterminadas pelo Governo.

Por isso, todas as empresas devem fornecer as informações sobre cada empréstimo. A taxa de juros e o montante pago ao final da quitação devem estar bem claros em cada contrato. Além disso, por se tratar de um ambiente virtual, o requerente pode abrir as plataformas de várias empresas diferentes e comparar os valores cobrados por cada uma.

O serviço está disponível a qualquer momento

Em situações de necessidade ligadas ao dinheiro, que são totalmente imprevisíveis e ocorrem em momentos aleatórios, como horários não comerciais, um banco provavelmente estará fechado. Então, o que fazer? Às vezes, pode ser uma situação de vida ou morte, em que esperar até a abertura de uma agência pode significar um desastre.

Como um empréstimo online necessita apenas de internet e um dispositivo capaz de conectá-lo, é possível fazer o pedido em qualquer horário, recebendo o dinheiro prontamente. Como já mencionado, o crédito pré-aprovado via internet banking é proporcionado em minutos.

Você tem acesso a mais opções de crédito

A possibilidade de realizar um empréstimo online democratizou o mercado financeiro. Hoje, é possível encontrar na internet uma infinidade de sites especializados em diferentes tipos de transações financeiras, seja um empréstimo pessoal, para uma empresa ou consumidores com restrição (negativados).

Como qualquer movimentação financeira, o empréstimo online também precisa ser feito com cuidado. Assim, todas as vantagens descritas acontecerão sem a intercorrência de problemas, e você poderá usufruir do montante obtido sem novas preocupações.

Agora que você já sabe como funciona um empréstimo online, que tal conhecer um pouco mais o nosso site?

2 Comentários

Deixe um comentário

Leia também: