- 3 de janeiro de 2019
- Posted by: Charles Uhlmann
- Category: Empréstimos

Na hora de procurar um empréstimo em dinheiro, é preciso pesquisar uma série de possibilidades. Você deve verificar a facilidade de obter o crédito, bem como os custos envolvidos. Nesse processo, a taxa de juros é um dos aspectos mais importantes.
Esse valor é cobrado por mês e, ao final, multiplica o custo efetivo total. Quanto menor for, mais atrativa é a opção. Mas será que existe um número mínimo? Qual será ele?
A seguir, tire suas dúvidas sobre o juro mínimo para empréstimo em dinheiro e entenda como obter as melhores opções.
Qual é o papel da taxa de juros?
Quando uma instituição financeira oferece crédito para um indivíduo, ela realiza uma operação que deve ser remunerada. Graças ao lucro obtido, o estabelecimento consegue manter a sua capacidade financeira.
Paralelamente, a instituição assume o risco. Mesmo com a análise de crédito, não dá para ter certeza total que o pagamento será feito. Para compensar possíveis perdas, há a incidência da taxa de juros.
Como dá para notar, o valor é tão maior quanto mais amplo é o risco apresentado. Pessoas inadimplentes ou com histórico financeiro ruim são propensas a não realizarem o pagamento. Então, os juros são maiores. Por outro lado, com algum tipo de garantia, o montante cobrado é menor.
Qual é o juro mínimo para empréstimo em dinheiro?
Agora que você já entende o papel da taxa de juros, dá para perceber que o valor é sempre maior que 0 — no mínimo. Afinal, é preciso obter alguma remuneração a partir da atividade.
No entanto, não existe nenhuma regra ou lei que determine um número mínimo. Cada instituição pode cobrar aquilo que julgar ser justo — desde que não alcance patamares abusivos.
Então, a cobrança mínima depende do perfil do cliente e das condições de mercado. Em média, entretanto, o valor mais baixo encontrado fica em torno de 1,5% ao mês, dependendo do que for apresentado.
Como pagar juros menores?
A competição entre as instituições financeiras é uma condição que favorece quem procura juros menores. Para obter valores em conta, é preciso cuidar do seu histórico. Mantenha as contas em dia e quite as suas dívidas, de modo a evitar prejuízos na análise de crédito.
Também é interessante apresentar uma garantia. Ao fazer isso, a instituição corre menos riscos e, portanto, pode cobrar juros menores. Oferecer o imóvel ou o veículo como garantia, por exemplo, é um jeito de obter empréstimo em dinheiro com mais facilidade e custos menores.
Além de tudo, é preciso pesquisar bastante. Então, contar com um serviço que reúna os principais bancos e instituições é essencial. Isso permite que você obtenha a melhor proposta para o seu perfil, o que garante menos custos para quitar a dívida.
Ao recorrer ao empréstimo em dinheiro, notará que não existe um juro mínimo a ser cobrado. Porém, é possível obter condições melhores, como ao oferecer uma garantia e realizar comparações. Como resultado, você pagará o menor valor pelo crédito.
Mas, afinal, quando você deveria fazer tal solicitação? A seguir, veja qual é o momento para um empréstimo financeiro.
Deixe um comentário Cancelar resposta
Leia também:
-
Veículo como garantia de dívida: por que contratar uma empresa?
10 de julho de 2019 Read more -
Você pode usar veículo financiado como garantia?
Sumário Após o período de pandemia, muitas pessoas se encontram no vermelho, e estão tentando se reerguer financeiramente. Uma opção a qual muitas delas recorrem, são os empréstimos. Existem diversas modalidades para atender as especificidades de cada um. Inclusive, sabia que você pode usar um veículo financiado como garantia? Essa modalidade de empréstimo é chamada
26 de fevereiro de 2023 Read more -
4 vantagens do sistema de amortização de empréstimos
31 de maio de 2018 Read more -
Empréstimo empresarial: saiba como escolher a melhor opção
23 de maio de 2019 Read more