Você sabe qual é melhor momento para um empréstimo financeiro?

Você sabe qual é melhor momento para um empréstimo financeiro?

empréstimo financeiro

O empréstimo financeiro empresarial é um crédito que leva em consideração o tipo de atividade da sua empresa ou a finalidade que esse valor terá. Normalmente, o financiamento é solicitado para pagar dívidas, fazer aplicações e investir em melhorias.

No entanto, antes de solicitar um empréstimo financeiro empresarial muitos gestores confundem necessidade com vontade, ou vice e versa. Existem diversas opções de crédito no mercado que, mesmo apresentando baixas taxas de juros, se for contratado em um momento errado pode lhe trazer dores de cabeça. Mas, então, quando é o momento certo?

Para lhe ajudar com isso, reunimos a seguir as principais situações em que se faz necessário pedir um empréstimo para a sua empresa. Continue lendo e confira!

Expandir através de um empréstimo financeiro

Você quer abrir uma filial ou aumentar o espaço da sua empresa? Então, solicitar um empréstimo financeiro pode ser uma boa ideia.

A expansão também pode ser feita em relação à compra de novos produtos ou softwares, aos seus canais de venda ou mesmo para aumentar suas atividades com a diversificação de serviços ou produtos disponibilizados.

Para isso, no entanto, você precisa ter um planejamento financeiro eficiente, analisar as necessidades e condições da sua empresa e escolher uma linha de crédito que lhe ajude com a expansão, mas, depois, seja possível de quitar, para não virar dívida.

Pesquise sobre as diferentes instituições financeiras: suas taxas, juros, condições para pagamento, modalidades do crédito, prazos. Mostre para a empresa que você solicitou um crédito de que tem condições de honrar com o pagamento. Dessa forma, as suas chances de ser aprovado são maiores.

Como capital de giro

É muito comum a solicitação de empréstimo financeiro para o custeio do capital de giro, e isso se dá por sua grande importância e influência no crescimento da empresa.

Basicamente, o capital de giro é o dinheiro que a sua empresa para estar em funcionamento saudável. Ele leva em consideração os bens que podem ser convertidos em capital a curto prazo: o seu saldo bancário, dinheiro no caixa e contas a receber, por exemplo.

Dessa forma, os juros acabam se tornando mais baixos e você poderá fazer o pagamento antecipado das parcelas desse financiamento — o que lhe deixará livre delas mais cedo do que o planejado. E, com isso, você liberará o seu score para fazer outros empréstimos, quando necessário.

Normalmente, os tipos de empréstimo que solicitam algum tipo de bem como garantia apresentam as melhores condições de pagamento, já que diminuem os riscos de você não quitar a suas pendências e de a instituição financeira sair no prejuízo.

Essa finalidade de crédito acaba sendo mais flexível, disponibilizando formas de pagamento mensais, bimestrais, trimestrais e até semestrais. E, como essa linha de empréstimo leva em consideração as suas atividades e particularidades, você terá condições diferenciadas e favoráveis ao seu negócio.

Para pagar dívidas com juros altos

O empréstimo financeiro empresarial também pode ser solicitado se você precisa pagar dívidas que já saíram do seu controle e atingiram juros altos.

Nesses casos, quitar as suas pendências financeiras deve ser prioridade no seu planejamento, já que elas acarretam problemas para o andamento do negócio, principalmente caso essa dívida já tiver comprometido o nome e reputação da sua empresa. Se isso ainda não tiver acontecido, o empréstimo pode evitá-lo.

Contudo, é preciso que você tome alguns cuidados. O primeiro deles é o de analisar a sua pendência: veja em qual cenário a sua empresa está e o tipo de débito e os fatores que estão sendo prejudicados. Depois, avalie os juros e demais encargos desse crédito, para que ele não venha a se tornar mais uma dívida.

Após isso, esteja certo de que a sua empresa terá capacidade financeira de cumprir com as parcelas desse empréstimo financeiro sem atingir negativamente outros setores.

Para pagar o cartão de crédito

As empresas têm a opção de escolher entre dois tipos de cartão de crédito, o corporativo e o empresarial. Essa definição é baseada no faturamento mensal do negócio para estipular as condições, a anuidade, os serviços e coberturas.

Bom, é possível que você extrapole o uso desse cartão ou precise gastar mais do que a empresa disponibiliza e, assim, comece a ter problemas para pagar. Nesse caso, o empréstimo financeiro pode ser usado para pagar o valor total da fatura que tem tirado o seu sono.

Dessa forma, caso ela tenha virado uma dívida, você não deixará que ela piore. Se, porventura, esse for somente um valor que não poderá ser pago com a receita da sua empresa, o crédito impedirá que ele vire uma pendência e uma bola de neve.

Para fazer investimentos e melhorias

Está precisando investir em melhorias como novos equipamentos, ferramentas de trabalho ou até aumentar a sua equipe, mas não tem capital para isso? Nessa situação, o empréstimo financeiro empresarial também pode ser a chave do seu sucesso.

Muitas vezes, as empresas não apresentam finanças negativas, mas também não disponibilizam resultados suficientes para fazer investimentos, seja de aplicações ou melhorias na empresa. Com isso, vários recorrem a algum tipo de crédito para custear um investimento, compra de materiais e equipamentos mais modernos, colocar o seu fluxo de caixa em dia ou mesmo dar início a um fundo de reserva.

Enfim, fazer a solicitação de um crédito empresarial pode mesmo ser a salvação das finanças do seu negócio. No entanto, como vimos, é preciso analisar o momento certo, as situações que necessitam de um empréstimo e suas condições de arcar com as parcelas.

Após avaliar essas questões, você deve pesquisar sobre quais são as instituições financeiras que disponibilizam as melhores condições para você, evitando o risco de ter mais problemas em vez de soluções. Assim, você poderá quitar suas dívidas e investir no crescimento do seu negócio, sem dores de cabeça sem ficar no vermelho!

Então, gostou do post? Agora que você conheceu os melhores momentos para solicitar o seu crédito, confira quais são os tipos de empréstimo financeiro com garantia e veja como podem ser mais vantajosos para o seu bolso!

Deixe um comentário

Leia também: