Como sair das dívidas da minha empresa sem precisar vendê-la?

Como sair das dívidas da minha empresa sem precisar vendê-la?

Como sair das dívidas da empresa sem precisar vendê-la

Em tempos de crise, passar sufoco na hora de fechar as contas é algo comum entre muitos empreendedores do Brasil e do mundo. Entretanto, é importante saber que é possível superar esses momentos sem vender sua empresa e seguir em frente nos negócios, melhorando a saúde financeira.

Se você pergunta para si próprio: “como sair das dívidas da minha empresa?”, que tal continuar a leitura deste conteúdo e conhecer as principais causas do endividamento e como superá-las? Afinal, é possível, sim, resolver essa situação. Então, siga em frente e conheça todas as dicas que trouxemos para você.

O endividamento empresarial

É mais comum do que parece passar sufoco na hora de fechar as contas da empresa. Muitos empresários se perdem no planejamento e misturam o dinheiro pessoal com o da organização. Contudo, é possível reverter essa situação.

Antes de encontrar uma forma de resolver o problema, é preciso saber exatamente no que se está errando. Afinal, ninguém que persiste no erro consegue pagar dívidas e fazer o negócio crescer novamente, não é mesmo? Portanto, conheça as principais causas do endividamento empresarial.

Erros no planejamento

Você já deve saber que toda empresa que deseja crescer precisa ter um planejamento financeiro bem estruturado. Isso quer dizer que é necessário ter o completo controle de seu fluxo de caixa e de seu capital de giro, além de saber quanto se pode investir no empreendimento e nos colaboradores.

Misturar as despesas

Todo bom administrador já ouviu falar que, em hipótese nenhuma, se deve misturar as despesas pessoais das contas da empresa, e esse é, provavelmente, um dos erros mais graves para se endividar.

Suponhamos que você precisa pagar a conta do seu telefone particular, mas não tem o dinheiro completo em mãos. Nesse momento, pensando que não fará mal pegar aquela parte faltante da reserva da empresa, utiliza o montante para quitar a dívida. Entretanto, se esquece de repor o dinheiro que retirou e também não dá baixa no fluxo de caixa. Começou a perceber a confusão que essa situação se transformará? Agora, imagine se essa atitude se repetir todos os meses.

Descontrole do capital de giro

Sabemos que o capital de giro é fundamental para o andamento e funcionamento da empresa, contudo, muitos gestores o ignoram. Não acompanhar as contas a receber e pagar, assim como o dinheiro que está em caixa e até no banco, pode gerar esse descontrole. Agora que já sabemos quais as principais causas do endividamento das empresas, que tal conferir algumas dicas de como podemos resolver esta situação sem precisar vender o negócio?

Dicas para sair do endividamento

Você já diagnosticou que está com problemas financeiros e que as contas da empresa não estão fechando. Além disso, o único pensamento que não sai de sua cabeça é: “como sair das dívidas da minha empresa?”. Para isso, separamos as melhores dicas a fim de ajudá-lo a melhorar a saúde financeira de seu empreendimento. Confira!

Fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Uma das melhores formas de regular as contas é conseguindo um empréstimo para a sua empresa. Entretanto, é necessário tomar muito cuidado com as taxas cobradas nos tipos de financiamentos que estão disponíveis no mercado. Por isso, é necessário pesquisar o melhor para a sua situação.

Uma das melhores opções disponíveis no mercado é um empréstimo com garantia de imóvel. Se você possui um imóvel quitado e sabe que conseguirá pagar todas as suas dívidas, pode optar por esse modelo de aporte. E por que ele é um dos melhores? O fato de oferecer algo em troca caso a dívida não seja paga ajuda na hora do montante que será disponibilizado. Além disso, as taxas serão menores, fazendo com que você pague menos.

Reduzir o estoque

Muitas empresas costumam trabalhar com o estoque cheio para sempre reporem quando seu produto estiver em falta junto a seu distribuidor. Entretanto, ao diminuir essa reserva, você reduz os custos diretos e trabalha somente com o que está gerando renda.

Pedir adiantamento aos clientes

Alguns empresários não gostam dessa prática, pois acreditam que demonstram para seus clientes que a empresa não anda bem. Porém, há maneiras de fazer esse pedido sem mostrar que está desesperado para tentar fechar as contas do mês. Lance promoções junto a seus clientes, oferecendo descontos para pagamentos feitos antes da data combinada. Lembre-se de que, ao ter capital de giro, você conseguirá fabricar novos produtos e não parará a produção de sua empresa — faça o dinheiro girar!

Reduzir o capital de giro

Uma alternativa para eliminar o endividamento de sua empresa é reduzir o capital de giro. Ou seja, comece a enxugar as contas a pagar, incentive seus colaboradores com ações que ajudam a redução do consumo de energia, água, papel e itens de escritório etc. Além disso, você pode reduzir um pouco as reservas que tem no banco e, como já citamos, reduzir o estoque da empresa.

Renegociar dívidas

Por fim, mas não menos importante, procure negociar suas dívidas. Não tenha medo de entrar em contato com seus fornecedores e explicar a situação. Peça-os para renegociar as dívidas assumidas e prolongar os prazos de pagamento. Além disso, lembre-se também de que ficar com contas atrasadas faz com que os juros girem, aumentando o valor da sua dívida. Por isso, não tenha medo de conversar com quem também não quer perder um cliente.

É possível melhorar a saúde financeira de seu negócio, mas você ainda está se perguntando como sair das dívidas da minha empresa? Então, comece a analisar o que está errado em sua empresa, veja o que precisar mudar e, por fim, coloque as dicas em práticas para resolver esta situação. Ao optar por um empréstimo para empresas, não se esqueça de verificar e analisar todas as taxas, afinal, ninguém quer ter uma nova dívida e não conseguir pagá-la, não é mesmo?

Se você está em busca de um empréstimo com garantia, entre em contato agora mesmo com a Quero Financiar e fale com um de nossos especialistas, que poderão ajudá-lo a sair das dívidas!

Deixe um comentário

Leia também: