Empréstimo consignado ou com garantia: compare e escolha o melhor!

Empréstimo consignado ou com garantia: compare e escolha o melhor!

Empréstimo consignado ou com garantia

Os empréstimos são ótimas alternativas para quem quer reorganizar as suas finanças ou realizar um velho sonho. Contudo, muitas pessoas acabam priorizando opções mais óbvias, deixando passar a possibilidade de conhecer novas modalidades.

Entre elas, duas boas possibilidades são: empréstimo consignado ou com garantia. Ambas têm as suas vantagens, mas, é interessante observar que a opção com garantia tem conquistado cada vez mais espaço no mercado financeiro do Brasil.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial, para que você possa se informar devidamente sobre os dois modelos. Confira!

O que é o empréstimo consignado?

Esse é um crédito utilizado por servidores públicos, idosos e trabalhadores de empresas privadas em geral. Nessa modalidade, o desconto das parcelas é aplicado diretamente na folha de pagamento ou do benefício previdenciário. O valor cobrado de juros gira em torno de 2% para aposentados e pensionistas. Não há um limite máximo fixado para os servidores públicos, mas o percentual gira, normalmente, também em torno dessa faixa.

O empréstimo consignado define que o solicitante seja um correntista da instituição financeira em que vai buscar esse crédito. Após esse primeiro contato, é realizada uma análise geral, que depende do histórico financeiro da pessoa. Para aqueles que contam com carteira assinada, é bastante comum que a empresa em que o cliente esteja empregado mantenha algum tipo de convênio com uma instituição financeira. Esse fator pode servir para agilizar significativamente o processo.

Os beneficiários do INSS e funcionários públicos em geral têm uma vantagem significativa: por contarem com maior estabilidade financeira, esse pedido pode ser feito na maioria das instituições que lidam com crédito.

Contudo, é importante lembrar que o crédito consignado não oferece flexibilidade para o pagamento. Ou seja, o solicitante terá que viver com um salário ou valor de aposentadoria menores durante todo o período de quitação. Assim, é preciso ficar de olho nas contas, sob o risco de não conseguir custear as parcelas nos vencimentos devidos ou equilibrá-las com outras necessidades financeiras.

Como funciona o empréstimo com garantia?

Essa é uma modalidade de crédito que conta com a garantia de um bem que esteja em nome do solicitante — um imóvel, como uma casa ou apartamento, ou um veículo. A ideia principal é que ele possa ser usado como penhor, caso a dívida não possa ser quitada.

Esse modelo que envolve imóveis é também conhecido como home equity ou refinanciamento de imóvel, hipoteca ou alienação fiduciária. Bastante utilizado nos Estados Unidos, para proporcionar, por exemplo, aquela viagem dos sonhos ou um financiamento estudantil. A prática vem ganhando força no Brasil por conta das suas diversas vantagens.

Esse tipo de empréstimo é realizado de forma totalmente online. Assim, a operação é feita toda eletronicamente, o que reduz o tempo geral da operação e possibilita o pagamento das dívidas com baixas taxas de financiamento.

Já o empréstimo com garantia de veículo, também conhecido como refinanciamento, é uma modalidade em que o cliente deixa o veículo como garantia para a instituição financeira. Em troca, são oferecidas condições de taxas de juros bem mais amigáveis. Desse modo, fica bem mais fácil obter recursos baratos, principalmente para quem quer manter as contas em dia.

Na opção com a garantia de veículos, você consegue até 80% do valor do veículo — o número exato vai variar de acordo com o ano do carro e a renda mensal do cliente. É importante notar que taxas mais atraentes são oferecidas aos veículos mais novos, mais valorizados no mercado.

Só é preciso ter cuidado com o pagamento das parcelas, já que há a possibilidade de que inadimplência leve à tomada do bem. Mesmo com esse risco, é importante esclarecer que há uma ampla negociação e que a instituição vai oferecer diversas alternativas para a quitação adequada da dívida.

O que avaliar na escolha entre empréstimo consignado ou com garantia?

Apesar de amplamente difundido no mercado, o empréstimo consignado tem algumas limitações. Caso o solicitante tenha algum imprevisto em suas finanças e precise utilizar toda a renda disponível de um mês, por exemplo, essa pessoa entrará direto no vermelho. Isso se explica pelo fato de que o pagamento não pode ser cancelado nem mesmo por um mês, já que a quantia relacionada à parcela será descontada antes que ele possa utilizar o valor para outro tipo de despesa, mesmo que se trate de algo urgente.

Além disso, o colaborador de uma empresa privada que desejar solicitar um empréstimo consignado necessita da aprovação direta da área de recursos humanos da sua organização. Desse modo, há o risco de que o pedido seja negado ou autorizado apenas parcialmente, com valores bem inferiores ao que solicitante realmente precisa para acertar suas contas.

Já os empréstimos com garantia são ideais para aquelas pessoas que não têm acesso direto ao consignado e necessitam de uma concessão de alto valor. Sobre as vantagens desse tipo especial de opção, podemos elencar:

  • prazos mais confortáveis para o pagamento, podendo chegar até 48 meses nos empréstimos com garantia de veículo;
  • possibilidade de quitar a dívida de forma antecipada;
  • menores taxas de juros em relação aos outros tipos;
  • agilidade, já que o empréstimo pode ser feito em poucos dias úteis;
  • toda a comodidade de uma solicitação online.

Outro ponto positivo relacionado ao modelo com garantia é que as instituições, antes de aprovar o refinanciamento, costumam realizar uma análise minuciosa das condições do interessado na simulação. Dessa forma, é possível se ter a certeza de que o cliente terá condições de arcar com essa dívida e, então, viabilizar o crédito.

Como foi possível ver no post, a possibilidade de solicitar um empréstimo por meio de garantia de imóvel ou veículo é uma opção importante para quem não tem acesso ao crédito consignado ou quer testar uma nova aplicação financeira, com juros baixos e boas condições gerais de negociação.

Percebeu como diversos fatores influenciam na escolha entre empréstimo consignado ou com garantia? Agora que você já está bem informado, pode optar com mais segurança pela modalidade que contemple os seus desejos no momento.

Gostou do post e quer saber mais sobre empréstimos e aplicações financeiras em geral? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe um comentário

Leia também:

SOLICITE ONLINE AQUI!

Precisa de um empréstimo?

Os melhores juros você encontra aqui! Solicite sua simulação na Quero Financiar.