Um empréstimo pode ser a solução para muitos problemas ou realização de sonhos, como o pagamento de dívidas, trocar de carro, fazer um curso, comprar a casa própria ou fazer uma viagem. No entanto, por diversas razões, você pode estar descontente com o banco onde contratou o empréstimo.
Acontece que você não é obrigado a continuar no banco que lhe emprestou o valor. Saiba que a portabilidade de crédito é um direito seu.
Veja como funciona o empréstimo com garantia de veículo.
Ou então, por questões financeiras, atrasou algumas parcelas, gerando uma bola de neve com multas e juros. Neste caso, o refinanciamento do empréstimo pode ser útil.
Saiba as vantagens de transferir o seu empréstimo para outro banco.
Como funciona o crédito bancário
Após uma análise de crédito, onde o banco verifica se o seu nome está incluso nos órgãos de proteção ao crédito, isto é, se você possui alguma dívida, seus documentos são coletados, o contrato assinado e em poucos passos o dinheiro está na conta.
Os juros são a forma que o banco é remunerado, o que é devidamente informado no contrato, quanto maior o risco que a entidade bancária tem, mais caro será o empréstimo. Ou seja, quanto mais risco o banco tem para receber, novamente o valor emprestado maior será a taxa de juros.
Por esta razão, a modalidade de crédito como empréstimo consignado, que tem as parcelas descontadas da aposentadoria, e empréstimos com garantia, que o banco pode tomar o bem se houver inadimplência, possuem taxas de juros menores.
Continue lendo para saber as vantagens do refinanciamento:
O que é o refinanciamento?
O refinanciamento ocorre quando você já possui uma dívida, trocando o empréstimo antigo por um novo, com novos prazos e parcelas de pagamento.
O refinanciamento de imóvel e de automóvel são as mais populares, onde o bem será fiduciariamente alienado, isto é, o pagamento do empréstimo será garantido pelo bem, mas, continua sendo sua propriedade, podendo ser usado normalmente.
Descubra: Como fazer um refinanciamento com a Quero Financiar?
O refinanciamento vale a pena?
O refinanciamento pode ser a solução para aquelas pessoas que perderam o controle financeiro de seus empréstimos, o que vira facilmente uma bola de neve com juros e multas pesadas.
Desta forma, o refinanciamento pode lhe ajudar a botar as contas em dia, e ter, inclusive, um certo conforto ao pagar suas contas. Umas das principais vantagens do refinanciamento é uma taxa mais acessível, uma vez que o pagamento está garantindo por um bem, diminuindo-se os riscos para a instituição bancária.
Por exemplo, a taxa de juros anual do empréstimo pessoal pode chegar até 94,7%, a do parcelamento do cartão de crédito 150,9% enquanto a do refinanciamento veicular não chega a 20%. Desta maneira, o refinanciamento pode salvar o seu bem, carro ou casa, evitando que a sua família fique sem residência ou meio de locomoção.
Na prática, o consumidor ganha uma verdadeira economia, pois pagará a sua dívida com uma taxa de juros muito mais saudável e acessível. Em geral, o refinanciamento oferece melhores soluções de crédito.
Conheça mais: Você sabe como fazer um refinanciamento de dívidas?
Quais as vantagens do empréstimo para refinanciar dívidas?
Redução da taxa de juros
O principal benefício do refinanciamento de dívidas é a redução da taxa de juros. Como a taxa de juros do empréstimo é mais baixa do que a das dívidas que você quer quitar, o valor das parcelas será menor e o prazo de pagamento será mais estendido.
Pagamento único
O empréstimo para refinanciar dívidas pode ser uma opção interessante para quem possui várias dívidas com vários credores, pois é possível juntar todas as dívidas em um único pagamento mensal, com um único credor.
Melhora do score de crédito
Ao pagar todas as dívidas de uma vez só, o seu score de crédito pode melhorar, já que os credores enxergarão você como uma pessoa que se preocupa em quitar suas dívidas.
Renegociação das dívidas
Muitas vezes, ao optar pelo refinanciamento de dívidas, é possível renegociar os valores com os credores originais, o que pode resultar em um desconto no valor total da dívida.
Considerações finais
O empréstimo para refinanciar dívidas pode ser uma opção viável, desde que utilizada de forma consciente e responsável, dentro das possibilidades financeiras de cada indivíduo. É fundamental avaliar as vantagens e desvantagens, fazer um planejamento financeiro e buscar outras alternativas antes de tomar uma decisão que pode impactar significativamente sua vida financeira no longo prazo.