- 9 de novembro de 2019
- Posted by: Charles Uhlmann
- Category: Suas Finanças
Com o avanço da era digital, vários serviços e produtos vêm facilitando o dia a dia e trazendo vantagens que, anteriormente, eram restritas a grupos menores. Até pouco tempo atrás, por exemplo, empréstimos só podiam ser feitos em uma instituição bancária, com muitas limitações e burocracias que excluíam várias pessoas fora do sistema. Hoje, no entanto, já podemos contar com as fintechs de empréstimos!
Trata-se, basicamente, de empresas ou startups que realizam serviços que, há alguns anos, eram feitos somente pelo mercado financeiro — por corretoras e bancos. Ficando mais conhecidas somente em 2015, elas já são consideradas como uma inovação no mercado de capitais.
Mas, afinal, você sabe como funciona uma fintech de empréstimos? Neste post, tiraremos todas as suas dúvidas e citaremos as principais vantagens de contar com esse tipo de serviço. Acompanhe e confira!
O que é e como funciona uma fintech de empréstimos?
Podemos definir uma fintech como uma organização que faz uso da tecnologia para ofertar produtos na área financeira por métodos inovadores, oferecendo uma experiência diferenciada e única para seus clientes.
Ela funciona como uma startup clássica — isto é, principalmente no meio virtual — e tem no cliente o foco da sua estratégia de negócios. O usuário entra em contato com ela, fica por dentro dos planos de empréstimo e, o mais importante, percebe que suas taxas de juros são bem menores que as oferecidas em empréstimos bancários tradicionais. Muitas vezes, sequer é preciso oferecer garantias para concretizar o negócio!
Por meio do investimento formal bancário é que as fintechs se desenvolvem. Em outras palavras, elas se utilizam do crédito comum e asseguram o risco do negócio por meio de mecanismos de inteligência artificial, que realizam o cálculo de riscos dessa oferta de crédito.
Quais são as vantagens de pegar dinheiro emprestado com esse tipo de empresa?
De fato, são inúmeras as vantagens de pegar dinheiro emprestado com uma fintech de empréstimos. Vejamos, a seguir, as principais delas.
Tecnologia de dados e segurança da informação
Diante de tantos avanços tecnológicos dos dias de hoje, sistemas de segurança da informação são constantemente desenvolvidos e aprimorados, a fim de que a nossa exposição aos outros seja reduzida e os nossos dados de valor sejam preservados. Nesse sentido, as fintechs são conhecidas justamente por oferecer segurança de acesso à plataforma do cliente — até porque, quando se fala em operações financeiras, a segurança é imprescindível, certo?
O sistema usado por uma fintech de empréstimo exige o uso de credenciais (usuário e senha) confidenciais para se ver os dados de uma pessoa ou empresa. Além disso, há ainda outras medidas de segurança oferecidas por essas empresas. Entre elas, podemos destacar:
- se houver inadimplência do colaborador, a empresa não deverá arcar com isso, já que ela é somente uma “intermediadora” entre a instituição financeira e o funcionário;
- segurança de ponta a ponta — isso protege os seus clientes de riscos de ataques e vazamentos;
- segurança na aprovação — é só a organização preencher o cadastro on-line e o convênio será realizado conforme as características do negócio, isto é, sem a necessidade de utilizar recursos e/ou material humano para oferecer a opção de crédito aos seus colaboradores.
Impacto social
Esse tipo de empresa também é conhecido por causar um importante impacto social, já que é mais acessível, de modo geral. Com uma fintech, pessoas que não podiam ter uma conta bancária agora têm essa oportunidade, gastando menos e obtendo um acesso maior a crédito.
Processo facilitado
Geralmente, os bancos oferecem opções de consignados para as empresas, mas, quando elas solicitam a contratação, notam a alta burocracia que esse processo exige. Já em uma fintech de empréstimos, todas as etapas são fáceis e rápidas — do cadastro ao desconto em folha dos funcionários.
Isso reduz, por exemplo, o trabalho do RH, que não deverá mais lançar os valores no contracheque ou no holerite do colaborador que realizou a contratação do empréstimo.
Além disso, o sistema e a plataforma de uma fintech automatiza os processos e possibilita que todos os dados sejam menos burocráticos do que em outras formas de contratação. Enquanto, em grande parte das empresas tradicionais, o prazo para pagamento de um débito é de 2 a 3 dias, nas fintechs ele é feito em até 24 horas, poupando preocupação e tempo.
Taxas menores
Além de escolher uma opção de crédito desburocratizada e segura, ao optar por uma fintech de empréstimos você garante uma das melhores condições do mercado.
Compare e comprove: considerando as taxas de juros do cheque especial ou crédito pessoal, por exemplo, uma fintech de empréstimo disponibiliza taxas bem mais baixas e vantajosas! Você só precisa se preocupar com os juros relacionado ao valor contratado — afinal, esse tipo de serviço financeiro não têm taxas administrativas.
Processo todo on-line
Com esse tipo de empresa, você pode esquecer qualquer complicação de ir a uma agência. Não será preciso ficar horas no telefone, por exemplo, para falar com o gerente do seu banco. Além de todos os benefícios já citados, a fintech de empréstimos permite que você se conecte à plataforma do serviço financeiro por meio de qualquer smartphone ou computador com acesso à internet.
No caso de uma empresa que deseja ofertar esse tipo de serviço para os seus funcionários, essa interface também oferece à gestão uma série de métricas e dados, muito bem organizados, para a realização de um controle mais eficiente do recursos humanos e de departamento pessoal. Isso garante, inclusive, um melhor planejamento financeiro para o seu colaborador — otimizando sua qualidade de vida dentro e fora da empresa1
Enfim, como vimos, são inúmeras as vantagens de contar com uma fintech de empréstimos. Para aproveitar ao máximo tudo isso, no entanto, é fundamental buscar quem entende do assunto e oferece excelentes condições e taxas, sem cobrar garantias — como a Quero Financiar! Nós disponibilizamos condições de juros e prazos bem mais atraentes que outras modalidades, além da comodidade de realizar um empréstimo de forma 100% on-line.
Gostou da leitura? Então, agora que você já sabe o que é uma fintech de empréstimos, entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar!