Qual o juro mínimo para empréstimo em dinheiro?

empréstimo em dinheiro

Na hora de procurar um empréstimo em dinheiro, é preciso pesquisar uma série de possibilidades. Você deve verificar a facilidade de obter o crédito, bem como os custos envolvidos. Nesse processo, a taxa de juros é um dos aspectos mais importantes.

Esse valor é cobrado por mês e, ao final, multiplica o custo efetivo total. Quanto menor for, mais atrativa é a opção. Mas será que existe um número mínimo? Qual será ele?

A seguir, tire suas dúvidas sobre o juro mínimo para empréstimo em dinheiro e entenda como obter as melhores opções.

Qual é o papel da taxa de juros?

Quando uma instituição financeira oferece crédito para um indivíduo, ela realiza uma operação que deve ser remunerada. Graças ao lucro obtido, o estabelecimento consegue manter a sua capacidade financeira.

Paralelamente, a instituição assume o risco. Mesmo com a análise de crédito, não dá para ter certeza total que o pagamento será feito. Para compensar possíveis perdas, há a incidência da taxa de juros.

Como dá para notar, o valor é tão maior quanto mais amplo é o risco apresentado. Pessoas inadimplentes ou com histórico financeiro ruim são propensas a não realizarem o pagamento. Então, os juros são maiores. Por outro lado, com algum tipo de garantia, o montante cobrado é menor.

Qual é o juro mínimo para empréstimo em dinheiro?

Agora que você já entende o papel da taxa de juros, dá para perceber que o valor é sempre maior que 0 — no mínimo. Afinal, é preciso obter alguma remuneração a partir da atividade.

No entanto, não existe nenhuma regra ou lei que determine um número mínimo. Cada instituição pode cobrar aquilo que julgar ser justo — desde que não alcance patamares abusivos.

Então, a cobrança mínima depende do perfil do cliente e das condições de mercado. Em média, entretanto, o valor mais baixo encontrado fica em torno de 1,5% ao mês, dependendo do que for apresentado.

Como pagar juros menores?

A competição entre as instituições financeiras é uma condição que favorece quem procura juros menores. Para obter valores em conta, é preciso cuidar do seu histórico. Mantenha as contas em dia e quite as suas dívidas, de modo a evitar prejuízos na análise de crédito.

Também é interessante apresentar uma garantia. Ao fazer isso, a instituição corre menos riscos e, portanto, pode cobrar juros menores. Oferecer o imóvel ou o veículo como garantia, por exemplo, é um jeito de obter empréstimo em dinheiro com mais facilidade e custos menores.

Além de tudo, é preciso pesquisar bastante. Então, contar com um serviço que reúna os principais bancos e instituições é essencial. Isso permite que você obtenha a melhor proposta para o seu perfil, o que garante menos custos para quitar a dívida.

Ao recorrer ao empréstimo em dinheiro, notará que não existe um juro mínimo a ser cobrado. Porém, é possível obter condições melhores, como ao oferecer uma garantia e realizar comparações. Como resultado, você pagará o menor valor pelo crédito.

Mas, afinal, quando você deveria fazer tal solicitação? A seguir, veja qual é o momento para um empréstimo financeiro.

Deixe um comentário

Leia também:

  • Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

    https://youtu.be/tsnRuETO9I4 O empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como refinanciamento de imóvel, é uma prática que vem ganhando cada vez mais força no Brasil e muito comum no exterior através da hipoteca. Atualmente, mais brasileiros estão passando a considerar essa linha de crédito no momento de obter um empréstimo junto a sua instituição financeira.

    15 de janeiro de 2023
  • Regras na hora de solicitar um Empréstimo com Imóvel em Garantia

    https://www.youtube.com/watch?v=vKyrdEGWCFA Mesmo que a maioria das pessoas se lembre apenas do crédito pessoal, a verdade é que existem outras maneiras de se contratar um empréstimo. No caso de quem possui um imóvel, por exemplo, é possível optar por um empréstimo no qual ele seja usado como garantia. A seguir, você vai entender mais sobre como

    11 de fevereiro de 2023
  • Saiba quais documentos você precisa para fazer um empréstimo

    https://www.youtube.com/watch?v=YO4BTFsYjZY Principalmente após o período de pandemia, muitos brasileiros têm enfrentado dificuldades para manter suas contas em dia. Diante disso, uma solução que tem sido alvo de muitas pessoas, é a realização de um empréstimo. Caso você já tenha considerado todas as opções para conseguir sair do negativo, e tenha optado por solicitar um empréstimo,

    9 de fevereiro de 2023