Um dos maiores desafios financeiros que temos é gestão do orçamento familiar. Muitas vezes nos perdemos em meio às contas e despesas não planejadas, o que acaba nos deixando sem recursos ou até mesmo endividados. No entanto, existe uma forma simples para se acabar com essa situação. O nome dela é método Kakebo.
Trata-se de um método simples, intuitivo e eficiente para organizar os gastos diários e começar a poupar. Ficou curioso e quer saber como ele funciona? Então, fique neste post com a gente e conheça essa ferramenta incrível!
O que é o método Kakebo e qual a sua origem?
Na língua japonesa, o termo Kakebo significa “livro de contas das despesas de casa”. Trata-se de uma ferramenta de controle financeiro muito antiga e popular no Japão, mas que só ganhou notoriedade no Brasil após a publicação do best-seller “Kakebo: Agenda de finanças pessoais”, que foi escrito por Comite Blackie.
Basicamente, o livro é uma versão melhorada das conhecidas cadernetas de controle para finanças pessoais, sendo que as páginas voltadas para a anotação das despesas são divididas em dias da semana. Ele conta também com uma diagramação colorida e atraente, trazendo ainda a narrativa de dois personagens (o porco e o lobo) que fazem uma analogia com a disputa diária entre gastar e economizar.
Contudo, apesar de ter se popularizado recentemente por aqui, a origem do método Kakebo remonta ao ano de 1904. Ele foi criado por Motoko Hani, uma mulher pioneira considerada a primeira jornalista do Japão. Ela foi responsável por criar a revista Fujin no Tomo (A companheira da mulher), em que incentiva as leitoras a fazer o controle das despesas de casa.
Como o método Kakebo funciona?
De certa forma, o Kakebo funciona como uma grande agenda financeira doméstica. O livro é dividido em 12 partes, sendo que em cada uma devem ser anotadas as receitas e despesas de um determinado mês do ano.
Assim, no final do processo, o método Kakebo ajuda a identificar com o que é preciso poupar, quais gastos deve cortar e em quais pode investir. Além disso, ele separa as despesas nas seguintes categorias:
- sobrevivência: engloba todos os gastos essenciais, como saúde, alimentação e transporte;
- lazer: envolve os gastos destinados ao entretenimento ou aos vícios pessoais, como bares, cigarros, restaurantes, cosméticos e roupas;
- cultura: diz respeito aos gastos com atividades ou objetos que nos enriquecem intelectualmente, como teatro, livro, cinema e jornais;
- extras: engloba as despesas que não se encaixam nas demais categorias, como urgências médicas, viagens, presentes e acontecimentos inesperados.
É essencial que todas as despesas sejam anotadas fielmente no livro, pois só assim você conseguirá reorganizar seu consumo diário e analisar os resultados de cada mês.
Para quem ele é indicado?
O método Kakebo é um tipo de organização financeira simples e eficiente, podendo ser usado por qualquer pessoa. Entretanto, existe um público que conseguirá aproveitar melhor os benefícios desse sistema. Em geral, são pessoas que:
- pretendem realizar algum projeto futuro e para isso precisam começar a poupar;
- têm problemas com a organização financeira e acabam acumulando dívidas;
- querem identificar com o que estão gastando seu dinheiro e quais são suas maiores despesas;
- desejam ter um consumo mais responsável ao organizar seus gastos de acordo com suas prioridades e necessidades;
- precisam ter uma visão ampla e categorizada de seus gastos diários, mensais e anuais;
- querem adequar seus hábitos e gastos à sua realidade financeira.
Portanto, caso você tenha se identificado com algum desses itens, o método Kakebo pode ser a ferramenta ideal para seu controle financeiro!
Quais as vantagens do método Kakebo?
Existem diversas vantagens de usar o método Kakebo e podemos dizer que a principal delas é a simplicidade. Afinal, o livro pode ser utilizado por qualquer pessoa com um mínimo de escolaridade, além de ser barato e de fácil entendimento. Outro ponto forte do Kakebo é que, aos poucos, ele incentiva a organização e a disciplina financeira, promovendo um senso de consumo mais apurado.
Por fim, o método é uma excelente forma de colocar ênfase nas despesas que não podem ser dispensadas ao mesmo tempo em que se identifica aquelas que deveriam ser eliminadas. Dessa forma, o Kakebo ajuda o usuário a responder às seguintes questões:
- quanto dinheiro você está gastando?
- Qual quantia você poupou?
- Quanto você gostaria de ter poupado?
- O que você mudaria no próximo mês para atingir o objetivo?
Como ele pode ser colocado em prática?
Como dissemos, o Kakebo é um método de planejamento financeiro contínuo que dura 12 meses. Por isso, é recomendado que você inicie o uso na primeira segunda-feira do mês. Assim que iniciar, será necessário registrar suas receitas e despesas fixas daquele período. Isso permitirá que você identifique quanto dinheiro tem disponível para o mês.
Após isso, é chegada a hora de definir os objetivos. Pense: quanto você pretende poupar? O que você pode fazer para economizar essa quantia? Assim, ao longo do mês, deve-se registrar todos os gastos diários e, ao mesmo tempo, identificar e refletir sobre seus maus hábitos de consumo.
Ao final desse período, você deve realizar o balanço do mês. Verifique se o objetivo foi atingido e se foi capaz de disciplinar seus gastos. Caso não tenha conseguido, você deve fazer uma autocrítica, buscando analisar o que precisa ser alterado no mês seguinte.
É necessário repetir esse processo até completar os 12 meses. Com esse ciclo completo, você poderá fazer o balanço anual para verificar como o planejamento financeiro melhorou, quanto conseguiu economizar e quais serão os próximos passos.
Agora você já conhece o método Kakebo e sabe como ele pode ajudar a manter suas finanças pessoais em dia. Contudo, antes de nos despedirmos, não podemos deixar de ressaltar a importância da disciplina e da organização nesse processo. Afinal, independentemente do método que você escolha, é necessário seguir rigorosamente todos os seus passos dia após dia. Só assim será possível conquistar os resultados almejados.
Gostou das dicas e quer ter acesso a outros conteúdos sobre finanças? Então, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook. Assim, você ficará por dentro de todas as novidades!