Quais são os empréstimos com menor taxa de juros? Veja aqui

Quais são os empréstimos com menor taxa de juros? Veja aqui

empréstimos com menor taxa de juros

Contrair dívidas pode ser um grande problema para a sua saúde financeira, não é mesmo? Se você precisa de dinheiro e está pensando em realizar uma visita ao seu gerente, é importante conhecer as diferentes linhas de financiamento oferecidas pelos bancos. Logo, uma boa solução é solicitar um empréstimo com menor taxa de juros — assim, fica ainda mais fácil se organizar financeiramente.

Escolher o tipo de empréstimo que mais se adéqua às suas necessidades pode resultar em uma boa economia de dinheiro. Afinal, solicitá-lo pode ser uma tarefa complicada e se transformar em uma dívida ainda maior do que aquela que você tinha inicialmente. Então, essa é uma atitude que só deve ser tomada em último caso.

Pensando na importância desse tema, elaboramos este post. Ao longo do texto, você vai descobrir quais são os empréstimos com menor taxa de juros e suas principais vantagens. Vamos lá?

Como funcionam as taxas de juros dos empréstimos?

Na hora de solicitar um empréstimo, poucas pessoas buscam compreender as taxas e encargos embutidos na operação, além dos juros. Por esse motivo, é muito importante optar por linhas de créditos com taxas de juros menores.

A facilidade no acesso ao crédito e a falta de conhecimento sobre o funcionamento das taxas de juros são os principais responsáveis pelo aumento no número de endividados. Portanto, antes de assinar o contrato, é necessário estar atento às condições oferecidas pelo seu banco. Isso vai te dar autonomia, além de ajudar a escolher melhor o empréstimo e a instituição.

Mas, afinal, como funcionam as taxas de juros dos empréstimos? Essa é a dúvida de muita gente. Elas são compostas por, basicamente, três valores: o custo de aquisição do cliente, a taxa de retorno do investidor e o custo da venda. Entretanto, dentro desse cálculo, a instituição financeira pode considerar outros fatores, tais como o risco de crédito e de mercado.

Sendo assim, o valor da taxa de juros embutida no empréstimo é cobrado para resguardar o banco de possíveis imprevistos que possam surgir até a quitação total da quantia — e quanto maior for o risco de inadimplência, maior será a taxa cobrada pelo dinheiro emprestado.

Quais são as opções de empréstimo com menor taxa de juros?

A variedade de empréstimos disponíveis no mercado é bastante tentadora, mas há uma série de cláusulas no contrato que devem ser cuidadosamente avaliadas, de modo a atender às suas necessidades e tirar a corda do pescoço, sem fazer com que as dívidas virem uma bola de neve.

Apesar dessa diversidade, é essencial conhecer como funcionam todos os tipos de empréstimo, para encontrar aquele mais compatível com o seu perfil financeiro.

Confira, a seguir, as opções de empréstimo com menor taxa de juros e suas principais características.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma ótima opção para os indivíduos que estão pagando juros mais altos no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito. Além disso, ele também é uma alternativa quando surge um imprevisto e você não possui reserva de emergência.

Quem pensa em solicitar um empréstimo pessoal sabe que essa é uma decisão que deve ser bastante calculada, pois as taxas variam entre as instituições que trabalham com essa modalidade — portanto, é importante comparar. Em razão disso, acaba-se comprometendo grande parte da renda familiar.

Para solicitar o empréstimo, você deve ir até a instituição financeira, onde é realizada uma análise de crédito e, caso seja aprovada, o dinheiro é disponibilizado imediatamente. Porém, como já mencionado, o ideal é pesquisar as taxas de juros antes de assinar qualquer contrato.

Empréstimo menor taxa de juros

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade em que o valor das parcelas mensais é descontado diretamente da folha de pagamento. Diante disso, muitas instituições financeiras disponibilizam essa opção apenas a funcionários públicos, militares ou aposentados e pensionistas do INSS, pois contam com a garantia de que o dinheiro é depositado diretamente na conta corrente do indivíduo.

Cada banco estipula o valor da taxa de juros cobrada pelas transações financeiras, que varia conforme determinados parâmetros. No empréstimo consignado, essas taxas são menores devido à maior segurança da sua renda. Assim, o banco consegue reter o valor da parcela antes que o devedor retire o dinheiro da conta. Esse processo é realizado até o pagamento total da dívida.

Um fator que deve ser considerado é o fato de que a parcela mensal do empréstimo não pode ultrapassar 30% da sua renda. Desse modo, essa modalidade pode ser muito útil para cobrir uma emergência ou estabilizar a vida financeira, quitando dívidas do cartão de crédito e do cheque especial.

Empréstimo com garantia

Nessa categoria de empréstimo, a pessoa oferece um bem — sejam joias, veículo ou imóvel — ao banco como garantia pela quitação da dívida. No entanto, caso o cliente não efetue o pagamento, a instituição bancária torna-se proprietária do bem.

Por esse motivo, esse tipo de empréstimo tem como vantagem oferecer as menores taxas de juros do mercado. Isso acontece justamente por haver um bem ofertado como garantia, de modo que o risco de inadimplência para o banco se torna menor.

Além disso, o período para a quitação do empréstimo tende a ser maior — especialmente no caso de um imóvel ser dado como garantia, em que o prazo pode chegar a 20 anos.

Quando o cliente oferece o seu veículo como garantia, ele acaba transmitindo maior segurança para a instituição financeira. Isso ocorre porque, quando o devedor entende o risco de perder a posse do seu carro, ele se compromete com o pagamento das parcelas e, consequentemente, reduz a taxa de inadimplência.

Por conta disso, o empréstimo com garantia de veículo propicia diversos benefícios, como as taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento.

É importante salientar que cabe ao consumidor optar por formas de empréstimos com menor taxa de juros. Por isso, é fundamental conhecer o valor cobrado, além de verificar se há outros custos embutidos na quantia solicitada ao credor.

Gostou deste post? Então, aproveite e confira como solicitar um empréstimo com garantia de veículo!

Ebook Gratuito: Saiba tudo sobre Empréstimo com Garantia

Entenda como as pessoas estão conseguindo realizar seus projetos com a modalidade de empréstimo com os menores juros do Brasil.

Clique aqui e descubra como!

Deixe um comentário

Leia também:

  • O que é empréstimo para capital de giro? Descubra!

    Uma das dificuldades que os empreendedores enfrentam é conseguir capital de giro suficiente para manter o negócio funcionando. Você tem passado por isso? Então, saiba que existe uma solução e ela pode ser mais simples do que talvez imagine. Por isso, está na hora de entender como funciona um empréstimo para capital de giro. Essa

    22 de novembro de 2023
  • Entenda como funciona a análise e aprovação de crédito!

    Se você já compareceu a alguma agência bancária para solicitar um empréstimo, provavelmente foi realizado o processo de análise e, em seguida, a aprovação de crédito. Por meio desse processo, os bancos buscam conhecer o perfil de seus clientes e determinar o grau de confiança. Além disso, para reduzir os riscos de inadimplência, eles realizam

    13 de fevereiro de 2023
  • Como funciona o empréstimo para MEI?

    https://www.youtube.com/watch?v=AZ_ngFPlXoU O MEI é uma das modalidades de registro de CNPJ mais populares do país. Além de trazer o microempreendedor para a legalidade, oferece vantagens em crédito que apenas são oferecidas a quem se enquadra nesse regime. E se você faz parte desse grupo de empreendedores, o empréstimo para MEI pode ser uma alternativa para

    5 de fevereiro de 2023

SOLICITE ONLINE AQUI!

Precisa de um empréstimo?

Os melhores juros você encontra aqui! Solicite sua simulação na Quero Financiar.