Veja 5 desvantagens de ter o seu nome sujo no mercado!

5 desvantagens de ter o nome sujo no mercado
Divulgue essa notícia

Ninguém deseja fazer dívidas e não pagar, entretanto, a crise econômica vem trazendo muitas dificuldades na hora de quitar os compromissos. Por isso, muitas pessoas acabam sujando o nome no mercado, perdendo a possibilidade de crédito e ficando impossibilitadas de realizar várias ações financeiras.

Mesmo estando com o nome sujo no mercado, atualmente existem modalidades de empréstimo que mostraremos neste post e que podem te ajudar a limpar o seu nome, pois possibilitam a aprovação de crédito – em alguns casos específicos.

Então, que tal conhecer a fundo algumas desvantagens de ter nome sujo, além das consequências quando isso acontece e, principalmente, saber como é possível regularizar sua situação junto aos órgãos de crédito? Continue a leitura deste artigo e saiba como evitar esses problemas na sua vida!

O nome sujo e seus problemas

Ter o nome sujo na praça não é algo bom, e ser considerado um mal pagador não é o desejo de ninguém. Além de ser taxado como alguém que não cumpre seus compromissos, o devedor deve saber que existem diversas outras desvantagens de se ter o nome sujo.

Pensando em explicar melhor quais são estes pontos negativos e quais os principais problemas que a inadimplência pode trazer, separamos para você as maiores desvantagens de ter nome sujo.

Principais desvantagens de ter nome sujo

1. Suspensão de benefícios oferecidos pelas instituições financeiras

As instituições financeiras sempre estão ofertando produtos para facilitar a vida do consumidor, como acesso facilitado a empréstimos e a cartões de crédito. Entretanto, ao estar com o nome sujo, as dificuldades aumentam para a concessão de crédito no mercado.

Como as instituições não podem confiar nos clientes, elas acabam restringindo o acesso ao crédito e dificultando, ao máximo, a vida do consumidor. Em muitos casos, não é possível abrir contas em bancos, o limite do cartão de crédito pode ser cortado, ou não é possível conseguir tirar um empréstimo. Há até alguns casos que a pessoa consegue pegar dinheiro emprestado, porém, somente com juros muito altos, devido ao risco de não pagamento que as empresas financeiras correm.

2. Reduz as opções de empréstimo, dificultando a aprovação de crédito

É mais comum do que parece passar por emergências financeiras, e estar com o nome sujo no mercado dificulta muito o acesso a opções de crédito, como dissemos. Além disso, torna-se quase muito mais difícil conseguir algo no mercado sem pagar valores absurdos de juros. Dentre as desvantagens de se ter o nome sujo no mercado, esta pode restringir bastante o acesso a oportunidades melhores para resolver as urgências financeiras que surgem repentinamente.

Quais as modalidades de empréstimo que são possíveis mesmo estando com o nome sujo?

Mesmo com opções reduzidas, ainda assim é possível conseguir aprovar o crédito mesmo com o nome sujo. Veja:

Empréstimo com Veículo em Garantia

Neste tipo de empréstimo é colocado o veículo como garantia para a instituição financeira, dessa forma ela tem maior segurança em realizar o empréstimo.

Porém é importante que a aprovação do crédito não é garantida, pois existem algumas ressalvas:

> A restrição não pode ser muito antiga
> Em geral, o score de crédito não pode ser menor do que 550
> A restrição não pode ser maior que R$ 2.000,00

> O veículo não pode ter mais de 20 anos de uso

O empréstimo com veículo em garantia é uma ótima oportunidade para quem precisa de empréstimos de valores acima de R$ 5.000,00.

Saque Aniversário FGTS

Nesta modalidade, qualquer pessoa negativada pode conseguir a aprovação, desde que tenha saldo disponível no FGTS e opte pela modalidade Saque Aniversário FGTS no aplicativo Meu FGTS. Em geral, é uma modalidade de crédito para valores menores.

Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o Saque Aniversário FGTS:

3. Dificuldade de conseguir financiamentos e crediários

Como citamos, ter o nome negativado faz com que os bancos e instituições financeiras passem a ter menos confiança no cliente — afinal, ele é mau pagador. Neste momento, eles podem dificultar o processo e, até mesmo, negar empréstimos e crediários. Por acreditarem que o consumidor atrasará, ou mesmo, não pagará sua dívida, eles preferem negar a perder dinheiro junto aos clientes que tem fama de inadimplentes.

 

4. Perder o poder de compra

Sabemos que, com a inadimplência, o crédito fica restrito e, em muitos casos, fica quase impossível de conseguir algo referente a isso sem o pagamento da dívida. Desta forma, aquelas pessoas que estão na lista de mau pagadores acabam perdendo o poder de compra, pois muitas lojas não facilitam a venda e nem liberam o sistema de crédito habitual para as compras.

Em caso de nome sujo, o consumidor passa a pagar somente em dinheiro vivo ou no débito, perdendo a credibilidade e o acesso a créditos que podem facilitar a vida e, até melhor, ajudá-lo a sair de uma emergência financeira.

5. Problemas para arrumar emprego

Você sabia que até o seu cadastro como bom ou mau pagador é consultado na hora de conseguir um emprego? Isso mesmo! Muitas empresas acreditam que uma pessoa endividada pode não ser tão boa quanto aquela que está em situação estável. Isto quer dizer que, ao estar negativado, você pode não passar na seleção para emprego, por estar com o nome sujo. Desta forma, continuará impossibilitado de conseguir honrar com suas dívidas, exatamente por não ter dinheiro.

Como saber se o seu nome está sujo?

Para saber se o seu nome está sujo, basta entrar no site do Serasa Consumidor e, com o número do seu CPF, consultar gratuitamente. Este site também informa quais dívidas estão negativadas, o valor, a data e a empresa na qual você tem a dívida, além do cadastro positivo.

Atenção: se você tem dívidas com mais de cinco anos, elas podem não aparecer neste site. Contudo, isto não quer dizer que as pendências financeiras não existam mais. Elas continuam lá e fazem o seu Serasa Score ficar baixo — o que aconteceu é que elas expiraram e saíram do sistema, mas continuam ativas.

Outra opção no site do Serasa Consumidor é que as empresas ofertam negociações, retirando boa parte dos juros, para que você regularize sua situação e possa voltar a ter crédito no mercado.

Por que limpar o nome sujo?

Como vimos, é de suma importância para qualquer um de nós regularizar a situação financeira. Afinal, ninguém quer passar por problemas e não poder mais contar com o aporte de um banco ou instituição financeira. A maioria das desvantagens de ter nome sujo no mercado nos mostra que tudo fica muito mais difícil para quem está negativado. Conseguir empréstimos, fazer financiamentos de carros e imóveis, tentar um crediário, tirar um cartão de crédito e, até mesmo, não conseguir um emprego são exemplos disso.

Se, atualmente, você não tem condições de quitar todas as suas dívidas, comece a se organizar e negociar com as empresas! Muitas delas desejam receber e, por isso, oferecem descontos e até parcelamentos que facilitam o pagamento. Converse e tente encontrar uma solução para seus problemas financeiros.

Uma excelente opção para quem possui carro quitado é fazer um empréstimo com garantia de automóvel. Com juros menores que as dívidas e podendo ser disponibilizados valores maiores, é possível limpar o nome pagando parceladamente, com taxas de juros mais baixas.

Agora que já conhece as desvantagens de ter nome sujo e sabe as dificuldades que uma pessoa negativada passa, que tal limpar seu nome com dicas simples? Existem diversas formas de conseguir sair da lista negra do Serasa.

Compartilhe e nos ajude:
Conheça nossas soluções de crédito
Visite nossas redes sociais
Últimas postagens
PRA VOCÊ
Últimas postagens

Está Negativado?

Use seu saldo FGTS e consiga um empréstimo

Com o Saque Aniversário FGTS, você consegue seu empréstimo, mesmo estando negativado.