Como limpar o nome na Serasa? Descubra aqui!

Como limpar o nome na Serasa? Descubra aqui!

como limpar o nome na serasa

O Brasil encerrou 2017 com um total de 61,1 milhões de inadimplentes segundo dados da Serasa Experian. Em dezembro de 2016 eram 59,6 milhões de brasileiros na inadimplência e a maioria não sabe como limpar o nome na Serasa.

A alta mostra que tem sido difícil contornar a crise financeira e o desemprego apesar dos esforços para acabar com a pendência, porque, em geral, são dívidas com juros elevados.

É fácil perceber que o brasileiro quer se livrar da restrição de crédito. O mesmo levantamento mostra que no mês de dezembro houve um recuo de 1,15% no número de inadimplentes em relação ao mês anterior. Se você também quer saber como limpar o nome na Serasa, acompanhe nossas dicas.

Como se organizar para quitar os débitos?

As etapas para limpar o nome na Serasa requerem organização para que o propósito seja satisfatoriamente alcançado. Ou seja, se você vai parcelar as dívidas para quitá-las, precisa economizar e se preparar para fazer os pagamentos em dia. Caso contrário, pode perder condições negociadas e elevar seus débitos.

O recomendado é seguir estas etapas:

  • saiba se seu nome está sujo;
  • identifique todos os débitos que possui;
  • calcule os valores totais devidos a cada um dos credores;
  • faça uma análise das suas finanças;
  • planeje como você vai pagar as dívidas;
  • renegocie com credores condições viáveis para quitar os débitos.

Tendo em mãos todas as informações sobre seus débitos, como lista de credores e valores devidos, é preciso verificar quais são suas condições financeiras para resolver essas pendências. Vale frisar que a Serasa tem um sistema que permite verificar os débitos online.

Faça um levantamento das suas despesas mensais e identifique o é imprescindível para o atendimento das suas necessidades, como custos com moradia, alimentação e transporte.

Assim você saberá exatamente quanto da sua renda não pode ser comprometido com o pagamento de dívidas em atraso e qual é a quantia que pode ser flexibilizada. Essa análise vai evidenciar, ainda, o valor total que você deveria obter por mês para dar conta de todos os compromissos.

Os próximos passos consistem em colocar em prática os planos para limpar o nome na Serasa. Vamos detalhar essa etapa em dicas. Acompanhe!

Como limpar o nome na Serasa?

É hora de começar a resolver suas pendências de forma definitiva. Soluções que não possam ser cumpridas integralmente só vão aumentar o desgaste sem gerar o resultado esperado. Por isso, estabeleça processos eficientes. Veja algumas dicas:

1. Corte gastos

Você já fez um levantamento dos seus rendimentos e das suas despesas. Agora, aprofunde essa análise em relação aos gastos. Calcule qual é o valor indispensável para cobrir seus custos prioritários, ou seja, aqueles que dos quais você não pode abrir mão de maneira alguma — é o caso do aluguel, da alimentação, de medicamentos e tratamentos de saúde, entre outros.

Lembre-se de que o pior cenário é você não dar conta dessas necessidades. Isso tende a levá-lo a não honrar os compromissos financeiros assumidos ou a buscar, em pouco tempo, mais crédito para sanar despesas que deveriam ser quitadas com a sua renda mensal.

Outro ponto importante é que você não deve comprometer mais do que 35% dos seus ganhos com o pagamento de dívidas. Tente estabelecer esse percentual como limite a ser assumido com a quitação dos seus débitos. Dessa forma, os 65% restantes servirão para bancar seus gastos prioritários.

Se houver sobras, melhor. Guarde esse dinheiro na poupança para ajudá-lo a pagar os parcelamentos das dívidas. Chegando a uma quantia suficiente para quitar os débitos, é possível tentar uma redução de juros.

2. Tente obter uma renda extra

Você não deve contar com valores esporádicos ou extras para o pagamento das suas dívidas. No entanto, se for possível obter uma renda extra, recorra a essa medida. Esse rendimento extraordinário pode servir para compor uma poupança.

Assim, se houver algum problema que inviabilize o pagamento do parcelamento, você pode usar esses recursos. Chegando à quantia necessária para quitar integralmente os débitos, é possível pagar tudo de uma vez, conseguindo algum desconto sobre o total devido.

3. Planeje o pagamento das suas dívidas

Depois de consultar os débitos que você tem e quais são os credores, tente recuperar as informações referentes a todas as dívidas assumidas.

Primeiramente, verifique tudo o que já foi pago e quanto é devido. Calcule se você dispõe de recursos para quitar esses valores pendentes de uma só vez ou se será necessário fazer parcelamentos. Nesse caso, estabeleça em quantas vezes você consegue dividir esses valores para cada credor. Assim você planeja o que vai pagar e em quanto tempo conseguirá se livrar completamente da dívida.

Vale ressaltar que, no caso de parcelamento, a empresa credora é obrigada a tirar o nome do devedor do cadastro de inadimplentes.

4. Renegocie dívidas com credores

Quando você estiver dominando todas as informações sobre suas dívidas, é hora de procurar credores para renegociá-las e buscar melhores condições para efetuar o pagamento dos débitos.

Verifique qual é a proposta oferecida e veja se ela se encaixa no seu planejamento. Confira quanto você pagará à vista e em parcelas. Sendo difícil fechar o acordo nos termos apresentados, não hesite em fazer uma proposta que se encaixe nas suas condições.

Assim como você quer limpar o nome na Serasa, o credor conta com o recebimento dos valores devidos. Chegar a um consenso é bom para as duas partes. Busque, portanto, esse ajuste.

E agora?

Pronto, você conseguiu resolver seus problemas e descobriu como limpar o nome na Serasa. E agora, o que falta? Primeiramente, se foi feito um parcelamento dos débitos, você precisa manter um controle rigoroso do orçamento para não deixar de pagar as parcelas.

A partir do momento em que conseguiu sair do cadastro restritivo, evite assumir novas dívidas antes de quitar seus débitos. Essa recomendação tem uma exceção: a substituição de várias contas por uma única mais barata.

Isso é possível quando você empresta dinheiro a juros menores do que está pagando. Dessa forma, consegue quitar todas dívidas pendentes de uma só vez e ficar com uma única, menos onerosa. Modalidades de crédito como o empréstimo com garantia têm as menores taxas do mercado.

O empréstimo com garantia também é uma excelente opção para quem quer abrir o próprio negócio. Nesse momento, a dívida passa a ser um investimento que dará bons resultados financeiros em pouco tempo.

Por fim, depois de saber como limpar o nome na Serasa e alcançar esse objetivo, mantenha o controle sobre as finanças sempre. Isso requer atenção aos gastos e aprimoramento das receitas. Tudo ficará mais fácil se você fizer uma reserva financeira e investir esse dinheiro para nunca ficar desprotegido.

Quer se livrar das pendências financeiras de uma vez por todas? Veja como um empréstimo para quitar dívidas pode ajudar!

Deixe um comentário

Leia também:

Está Negativado?

Use seu saldo FGTS e consiga um empréstimo

Com o Saque Aniversário FGTS, você consegue seu empréstimo, mesmo estando negativado.