Ter bons fornecedores é um dos segredos para se ofertar as melhores mercadorias aos seus clientes. E, para conseguir ter e oferecer sempre bons produtos, um bom relacionamento com os parceiros é fundamental.
Empreendedor, você sabia que, para melhorar a gestão do seu empreendimento e alcançar todos os objetivos traçados durante o planejamento empresarial, é necessário manter o pagamento de fornecedores em dia?
Continue a leitura deste artigo e aprenda como melhorar a gestão de fluxo de caixa e nunca atrasar o pagamento de fornecedores!
Como obter sucesso em seu negócio
Você já deve ter se perguntado de que forma muitos empreendedores fazem para obter sucesso em seus empreendimentos. Um segredo que todo bom gestor deveria saber é: mantenha todos os pagamentos em dia, para que a empresa não pare nunca!
Sendo assim, já sabemos que a gestão de pagamentos é parte fundamental para a manutenção da empresa no mercado. Isto quer dizer que é preciso realizar o pagamento de fornecedores, parceiros e colaboradores sempre em dia, a fim de se garantir sucesso em seu negócio, sem esquecer de alcançar todos os objetivos traçados no planejamento inicial.
Quer saber como realizar uma boa gestão de pagamento de fornecedores? Veja a seguir as dicas que separamos para melhorar o fluxo de caixa e os pagamentos que precisam ser feitos!
Dicas para organizar as finanças
Melhorar a gestão do fluxo de caixa
Sabemos que o fluxo de caixa é todo o dinheiro que entra e sai da empresa. Portanto, ao equilibrar as contas e fazer o pagamento de fornecedores, colaboradores e parceiros no prazo acertado, você, automaticamente, melhorará a gestão do fluxo de caixa.
Lembre-se que, ao manter o controle das contas do negócio, você preparará sua empresa para as variações financeiras que podem, eventualmente, acontecer no mercado. Fique atento para o registro das movimentações de entrada e saída! Desta forma, o pagamento de fornecedores não ficará comprometido por falta de verba disponível.
Agora que você já sabe como conseguir colocar o pagamento de fornecedores em dia, que tal começar a olhar com cuidado para as contas da sua empresa e não atrasar nada?
Ficou interessado em fazer um empréstimo com a Quero Financiar? Entre em contato com nossos especialistas, acessando nosso site, e resolva agora o seu problema!
Reduzir custos operacionais
Quando falamos de custos operacionais estamos nos referindo a: treinamentos específicos para colaboradores, softwares que facilitam o processo e estabelecimento de metas atingíveis, etc. Isso quer dizer que todas as atitudes que possam melhorar o processo operacional são bem-vindas.
Em outras palavras, imagine que um de seus funcionários produz mais que os outros por utilizar um método diferente. Se todos os seus empregados passarem a trabalhar da mesma maneira que o primeiro, o processo ficará mais rápido e eficaz. Portanto, invista em treinamentos e capacitações que permitam esta melhoria.
Renegociar as dívidas com os fornecedores
Quando as finanças de sua empresa não andam bem, uma das melhores dicas é renegociar suas dívidas. Converse com seus fornecedores e veja o que eles podem fazer por você — pode ser um prazo maior ou, mesmo, uma renegociação com juros menores.
Evite deixar a dívida rolando, pois juros e multas se acumularão e farão com que o valor aumente consideravelmente. Não tenha medo de falar com o fornecedor, tudo o que ele quer é receber seu pagamento. Converse e entre em um acordo que beneficie ambos.
Pegar um empréstimo
Mas, caso o valor da dívida já esteja muito alto, uma das melhores alternativas para organizar as finanças de sua empresa é pedir um empréstimo.
Existem diversas opções de empréstimos disponíveis no mercado, mas as melhores sempre são as modalidades de crédito em que há algum tipo de garantia envolvida, tais como empréstimo com garantia de imóvel ou de veículo, visto que é possível conseguir melhores negociações de taxas de juros e prazos.
No empréstimo com imóvel em garantia, é possível conseguir taxas a partir de 0,99% com prazos de até 240 meses, já no empréstimo com veículo em garantia, é possível conseguir taxas parecidas, porém os prazos são reduzidos para 60 meses. As principais diferenças entre essas modalidades é que é possível conseguir um valor maior quando se coloca um imóvel em garantia, porém, no caso do empréstimo com veículo em garantia o valor liberado é muito mais rápido, visto que o processo é feito de forma 100% online em algumas plataformas, tais como aqui na Quero Financiar.
Definir prioridades
Quando o pagamento de fornecedores está atrasado e as finanças da empresa não estão em ordem, é preciso reorganizar, planejar e definir as prioridades para se conseguir seguir em frente, bem como melhorar a saúde de seu empreendimento. Afinal, não saber qual caminho deve seguir pode levá-lo à falência.
É necessário ter paciência e sabedoria para pensar sobre tudo o que deve ser feito. Comece organizando as finanças e observando o fluxo de caixa — será que está saindo mais dinheiro do que entrando? Chegou a hora de mudar isso!
Não se esqueça que você nunca deve misturar as contas pessoais das dívidas da empresa! Esta prática pode piorar ainda mais a situação de seu empreendimento. Coloque todos os pagamentos que precisam ser feitos no papel e veja como está o cenário e, após este diagnostico, será necessário tomar decisões.
Como resolver o atraso no pagamento de fornecedores
Após colocar as finanças da empresa em ordem, chegou a hora de resolver o atraso no pagamento de fornecedores. Veja algumas dicas a seguir!
Converse com o fornecedor
Como já foi dito, na hora de organizar as finanças, é importante colocar os pagamentos em dia. Se você tem contas atrasadas com algum fornecedor, entre em contato e negocie. É importante ficar atento, pois cada fornecedor tem um prazo e uma taxa de juros. Portanto, a melhor forma de negociar é individualmente. Além disso, será preciso pedir um prazo que se adéque à sua atual realidade financeira e, se possível, solicitar uma redução no valor da multa e juros aplicados no total da dívida.
Faça o pagamento dos fornecedores
Depois de conversar com cada um de seus fornecedores, chegou a hora de pagá-los. Sabemos que não é fácil colocar as dívidas em dia e, como foi dito, uma das melhores formas de se conseguir realizar o pagamento de fornecedores é fazendo um empréstimo em que os juros sejam menores que os das dívidas.
Os empréstimos com garantia, seja de imóvel ou veículo, são as melhores opções apresentadas pelo mercado financeiro. Afinal, ao oferecer como garantia um bem, o tomador do empréstimo poderá conseguir valores mais altos que os financiamentos habituais, com juros muito menores.
Se for possível realizar esta transação, uma das melhores opções para realizar o pagamento de fornecedores é pegar o montante e pagar as dívidas à vista. Desta forma, você conseguirá diminuir os juros que são aplicados sobre o valor de sua dívida.