No mundo financeiro e bancário existem diversas expressões jurídicas que podem ser de difícil entendimento para quem não conhece a área, mas para simplificar estes termos, criamos uma série de textos.
Hoje, você entenderá o que significa alienar um carro.
Trata-se da modalidade de crédito chamada de empréstimo/financiamento com alienação fiduciária, onde, basicamente, você coloca seu veículo como garantia do pagamento do valor devido.
Entenda mais sobre como funciona a alienação de carro em empréstimos bancários.
Como um banco é remunerado
O crédito possui diversas modalidades, como empréstimo pessoal, financiamento veicular e empréstimo consignado entre muito outros, cada qual possui diferentes regras e remunerações próprias.
A taxa de juros é a remuneração que o banco recebe pelo empréstimo, em geral quanto mais risco maior a taxa de juros.
Por esta razão, modalidades como empréstimo consignado, onde as parcelas são descontadas direto da aposentadoria ou salário, têm juros mais baixos, já que o banco possui mais garantia do retorno do dinheiro emprestado.
Já o cartão de crédito possui umas das maiores taxas de juros, chegando até 409,3% em 2023.
Outra forma de diminuir seus juros é colocando um bem, imóvel ou móvel, em garantia. Pois, caso fique inadimplente, o banco pode tomar o bem para quitar a dívida.
Conheça como funciona o empréstimo com garantia de veículo.
O que é alienação de veículo em um empréstimo
Em termos mais simples, alienação fiduciária tem o significado de transferir com confiança, isto é, o devedor passando o bem ao seu credor como forma de garantia que pagará sua dívida.
A garantia pode ser tanto um bem móvel, como carro e motocicleta, ou imóvel, como uma casa, terreno ou apartamento.
A alienação de veículo acontece quando o cliente deve parcelas de um empréstimo onde este foi colocado como garantia de pagamento.
No entanto, fique tranquilo (a) porque o bem dado em garantia pode continuar sendo usado livremente durante a execução do contrato.
Isto é, o banco somente tomará a posse do bem, através de uma ação de busca e apreensão, se houver dívidas por parte do cliente, enquanto isso você pode usar o veículo normalmente.
Desta forma, basta pagar todas as parcelas devidamente que o banco não tomará o bem. Ainda, em caso de dívida existe a possibilidade de negociação de parcelas atrasadas para evitar a alienação do bem.
Como o banco possui a garantia de que terá um bem para saldar a dívida em caso de inadimplência é possível obter uma taxa de juros mais barata e assim conseguir realizar o seu sonho.
O empréstimo com garantia alienação fiduciária pode ser usada para diversos fins, como comprar a casa própria, trocar de casa, investir no seu negócio, quitar dívidas, realizar uma viagem ao exterior, entre muitos outros objetivos.
Leia também: Saiba os cinco erros que você pode estar cometendo nas suas finanças
Vantagens e riscos da Alienação Fiduciária
Como visto, a alienação traz juros mais baratos, mas também é possível parcelar em mais vezes, já que há um bem em garantia.
No entanto, tenha atenção, pois a alienação do bem pode ser insuficiente para o pagamento da dívida, isto é, o valor do bem pode não quitar todo o saldo devedor.