Se você tem um veículo quitado, saiba que é possível usá-lo para conseguir uma linha de crédito. Está cada vez mais comum no mercado, a prática de pegar empréstimo com garantia de veículo. Essa modalidade traz uma série de vantagens para quem está precisando de uma quantia razoável de dinheiro, de maneira rápida e com menos burocracia.
Esse tipo de crédito, que também é conhecido como refinanciamento de veículos, exige a necessidade de deixar o bem (veículo automotor) como garantia na instituição financeira a fim de obter o empréstimo.
Para ajudar a entender melhor o conceito, explicaremos como funciona essa modalidade de empréstimo, além de mostrar todas as vantagens e desvantagens dessa categoria de crédito. E, no final, mostraremos como é possível fazer esse tipo de empréstimo em quatro passos, além de sanar as três principais dúvidas que costumam surgir sobre o assunto. Saiba mais a seguir!
O que é o Empréstimo com veículo em garantia?
Basicamente, o empréstimo com veículo em garantia é a modalidade de empréstimo em que o seu veículo é a garantia do pagamento de prestações ao branco. Assim sendo, pela confiança em deixar o automóvel como garantia, as taxas de juros se tornam mais atraentes e são mais acessíveis do que em outras modalidades.
Vale destacar que esse tipo de empréstimo não permite que a pessoa solicitante conte com restrições no nome. Afinal, a partir do momento que você coloca o seu veículo como garantia, quer dizer que você consegue taxas menores em relação a um empréstimo convencional. No entanto, isso não garante a aprovação de crédito.
Leia também: Empréstimo ou financiamento: quais as diferenças e como escolher?
Como funciona o empréstimo com garantia de veículo?
Ao solicitar seu empréstimo com garantia de veículo junto a uma instituição financeira, será feita uma avaliação de crédito, na qual são usados diversos critérios para aprovação, tais como:
- análise de restrição no nome;
- pontuação do score;
- capacidade de pagamento para estipular o valor total que poderá ser disponibilizado para o solicitante;
- dentre outros critérios.
Caso tenha o empréstimo aprovado, será feita a avaliação do automóvel através de um pré-agendamento. Os principais itens avaliados são:
- ano e modelo do carro;
- estado de conservação;
- quilometragem e;
- o valor do automóvel.
Em linhas gerais, um carro novo, pouco usado e modelo atual garantirá menores juros e uma taxa de aceitação como garantia muito maior, à medida que veículos antigos (com 10 anos ou mais) terão juros maiores ou poderão não ser aceitos pelas instituições.
Geralmente, as instituições disponibilizam um empréstimo entre 50% a 90% do valor de avaliação do automóvel que ficará como garantia, contudo, esse número pode variar. A cotação da avaliação tem como base a Tabela FIPE ou Molicar, além, é claro, de uma criteriosa análise feita em uma empresa parceira da instituição financeira.
Uma vez que o veículo está como garantia em uma instituição financeira, o bem passa a ser considerado como alienado, portanto, ele não poderá ser vendido até a dívida ser quitada totalmente.
Vantagens
Por se tratar de um empréstimo que possui uma garantia envolvida, podemos considerar uma boa lista de vantagens, tais como:
Taxas de juros mais baratas: tendo em vista que o veículo é colocado como garantia, os juros mais baixos são uma das maiores vantagens deste tipo de crédito.
Maior limite de crédito: os limites de crédito podem chegar a até 90% do valor do veículo.
Prazos de pagamento: mais alongados, o prazos podem chegar a até 60 meses
Agilidade e diminuição na burocracia: aqui no site Quero Financiar, o processo leva entre 2 e 5 dias úteis até a liberação do recurso. Já a questão de documentos, será necessário somente o básico, tais como RG, CPF, comprovante de residência e renda, além dos documentos do veículo que somente serão pedidos após a análise de perfil ser aprovada.
Pode ser destinado para qualquer finalidade: o valor obtido pode ser usado da forma que o tomador desejar. Há muitos casos em que as pessoas trocam suas dívidas mais caras por mais baratas, por meio do refinanciamento de automóvel. Um ótimo exemplo é para quem está com uma dívida alta no cartão de crédito que tem juros aproximados de 15% por mês.
Possibilidade de aprovação para negativado: Aqui cabe algumas ressalvas, pois em nem todos os casos é possível aprovar com o nome sujo. Alguns critérios são avaliados nesses casos, como por exemplo, restrições mais antigas ficam mais difíceis de aprovar, restrições acima de R$ 2.000,00 também dificultam a aprovação. Devemos salientar que há uma análise de crédito e o financiamento pode ou não ser liberado pela instituição financeira.
Outras vantagens que podemos citar são:
- liberação do empréstimo pode ocorrer em até 48 horas;
- veículos novos liberam valores maiores;
- pode ser utilizado com qualquer finalidade, inclusive, pagar outras dívidas;
- tomador do aporte pode estar com o nome sujo e;
- facilidades para quem escolhe débito automático como forma de pagamento.
- São aceitos carros de até 20 anos de uso, motos com até 8 anos, utilitários com até 8 anos e caminhões com até 20 anos.
Quanto mais novo for o veículo, maior será o valor disponibilizado pela instituição financeira. Dessa maneira, esse tipo de empréstimo é perfeito para quem tem um veículo novo e deseja utilizá-lo como garantia em troca de crédito.
Alguns bancos facilitam a vida dos tomadores de empréstimos quando estes optam pelo débito em conta. Tal ação torna-se uma vantagem na hora da aprovação do crédito, além de simplificar o momento do pagamento das parcelas.
Pessoas que não têm histórico com instituições bancárias ou têm poucas negociações, saem em desvantagem na hora de tentar um financiamento. Através do empréstimo com garantia de veículo, tais indivíduos acabam tendo o benefício de conseguir o crédito e, ainda podem adquirir valores maiores e juros menores que são ofertados em outras modalidades de empréstimos pelos bancos.
Desvantagens
Assim como outras modalidades de crédito, esse tipo de empréstimo também apresenta algumas desvantagens.
A maior desvantagem que se pode relacionar a esse tipo de empréstimo é a possibilidade de perder o veículo caso a dívida não seja paga corretamente. Por isso, é muito importante realizar um planejamento financeiro enxuto para que não falte o valor para quitar cada parcela do empréstimo.
Outro contra dessa linha de crédito é que veículos mais antigos muitas vezes não são aceitos pelas instituições financeiras. Devemos excluir desta lista os carros de colecionadores, afinal, muitos destes veículos apresentam altos valores de avaliação.
Outra desvantagem neste tipo de aporte é que o veículo deverá estar integralmente quitado e em nome do tomador do empréstimo. Atenção: mesmo que o tomador seja casado, o automóvel não poderá estar no nome do cônjuge. Mais um contra que devemos destacar é que o bem ficará alienado. Isto quer dizer que ele não poderá ser vendido até o pagamento integral do empréstimo.
Devemos alertar ainda, que mesmo recebendo um bem como garantia, nenhuma instituição financeira é obrigada a conceder o crédito. Por isso, eles fazem uma análise inicial, a fim de definir se haverá a liberação ou não. Neste momento, o nome negativado e a baixa pontuação de scores fará toda a diferença.
E a última desvantagem destacada é: uma vistoria criteriosa. Lembre-se que o automóvel avaliado será o valor máximo a ser liberado como crédito, desta forma, as empresas buscam realizar uma avaliação criteriosa a fim de ofertar o real valor do veículo.
Principais desvantagens:
- possibilidade de perder o veículo;
- automóveis antigos nem sempre são aceitos;
- veículo deverá estar integralmente quitado e no nome do tomador;
- o carro ficará alienado;
- nenhuma empresa é obrigada a conceder o crédito;
- realização de uma vistoria criteriosa no veículo.
Antes de tomar um empréstimo com garantia de veículo, a dica é considerar todas as vantagens e desvantagens dessa modalidade, levando sempre em consideração a urgência em se conseguir o financiamento.
4 passos para conseguir o Empréstimo com Garantia de Veículo
Depois de saber como funciona um empréstimo com garantia de veículo e conhecer seus prós e contras, chegou a hora de aprender como conseguir esse tipo de crédito. E para ajudar você, elaboramos um passo a passo bem prático mostrando todas as diretrizes que serão necessárias para realizar essa modalidade de financiamento.
1. Solicite este empréstimo online pelo nosso site
Uma forma rápida e descomplicada de conseguir seu empréstimo com garantia de veículo é fazer a solicitação de forma online através de nosso site. Além de termos muita experiência nesta modalidade de liberação de crédito, atuamos em parceria com diversas instituições financeiras, aumentando as chances de sua aprovação e também melhorando as condições do empréstimo, tais como taxas de juros e prazo de parcelamento.
Para ter seu pedido direcionado a diferentes instituições, faça seu cadastro em nosso site. Caso tenha seu crédito aprovado, iremos mostrar diferentes propostas para que você possa escolher a que melhor se encaixa com suas necessidades.
Somente após a aprovação será necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda, documento do veículo e DUT. Lembre-se que o bem a ser deixado como garantia não poderá estar no nome de terceiros.
2. Realizando a vistoria
Depois de apresentar os documentos e dar entrada no empréstimo, chegou o momento de a instituição financeira realizar uma vistoria no veículo que será refinanciado. O objetivo principal desta vistoria é verificar se o veículo está em bom estado de uso.
Aqui na Quero Financiar a vistoria é realizada de forma totalmente online. Com o seu próprio celular, você encaminha as fotos para a vistoriadora através de um aplicativo, e está tudo pronto.
3. Fechando o contrato
Feito a vistoria, é momento de assinar o contrato. No caso da Quero Financiar, a assinatura de contrato pode ser feita de forma digital ou em uma das agências parceiras espalhadas por todo Brasil. Dessa forma, facilitamos o acesso e agilizamos a assinatura de contrato para você. Sempre é importante ler e conferir todo o contrato, além de verificar se o valor das prestações se enquadram nas suas finanças para não ter problemas com pagamento das parcelas.
Lembre-se de escolher um valor que cabe no orçamento mensal. Deixar de pagar o empréstimo pode acarretar na perda do veículo e mais dívidas.
4. Utilizando o dinheiro
Depois de fechar o contrato com a instituição financeira, o dinheiro será depositado em sua conta. O pagamento poderá ocorrer no mesmo dia da assinatura do contrato ou no outro dia. A dica é utilizar o dinheiro com sabedoria, respeitando o planejamento realizado. Devemos salientar que o valor poderá ser usado para qualquer fim, não sendo obrigatória a comprovação de gastos.
Principais dúvidas sobre o Empréstimo com Garantia de Veículo
Agora que já vimos como funciona e os procedimentos para conseguir um Empréstimo com Garantia de Veículo, é chegado o momento de tirar todas as dúvidas que surgiram até o momento. A seguir, vamos ajudar você a sanar os três principais questionamentos que podem ter surgido até aqui sobre essa modalidade de financiamento.
Quando optar por essa modalidade?
Sabemos que pedir um crédito a uma instituição financeira não é a primeira escolha de alguém com dívidas. Entretanto, há momentos que as dívidas acumulam e é necessário um financiamento para organizar as contas.
Pensando nisso, a modalidade de empréstimo com garantia de veículo veio ofertando valores de taxas e juros menores, fazendo com que o tomador pague menos quando comparamos com outros tipos de empréstimos. Entretanto, o não pagamento da dívida faz com que o tomador perca o bem, dado como garantia no ato da contratação.
Não existe um momento ideal para optar por essa modalidade. Acredita-se que a escolha pelo empréstimo com garantia de veículo deva acontecer quando o tomador quer juros baixos para pagar dívidas maiores e com juros mais altos. Além disso, é preciso ter certeza que conseguirá pagar todas as parcelas, afinal, ninguém deseja ficar sem o carro.
Pessoas que precisem de valores altos (acima de R$ 5 mil) que tenham dívidas grandes ou com juros altos, como o do cartão de crédito, são as mais indicadas para optarem por esse tipo de aporte financeiro.
Quem pode usar essa modalidade?
Esta dúvida habita muitas mentes que pensam em aderir a essa modalidade de crédito para sair das dívidas. Qualquer pessoa que tenha um automóvel, podendo ser carro ou moto, em seu nome, pode tentar pegar um empréstimo com garantia de veículo, inclusive, quem está com o nome negativado.
Contudo, mesmo colocando um veículo como garantia, as instituições financeiras podem não liberar o crédito. A concessão do aporte financeiro dependerá, principalmente, da análise de perfil e da avaliação feito no automóvel.
Onde obter essa modalidade de crédito?
As principais instituições financeiras do país disponibilizam o empréstimo com garantia de veículo para seus clientes. A Quero Financiar conta com empresas parceiras por todo o país, a fim de facilitar o acesso de seus clientes ao crédito que eles precisam.
Características principais do Empréstimo com Garantia de Veículo
O empréstimo com garantia de veículo tem características muito interessantes e diferenciadas quando comparado com outras modalidades de empréstimo. Veja:
Além das principais características acima, também podemos citar:
- O veículo precisa estar quitado e no nome de quem fará o empréstimo
- Possibilidade de refinanciar veículos com até 15 anos de uso
- É possível fazer o empréstimo com restrições no nome. Entretanto, o score deverá estar dentro dos parâmetros estabelecidos por cada instituição para que possa ter o crédito aprovado
- Indicado para empréstimos com valores acima de R$ 5 mil
Portanto, chegamos à conclusão de que o empréstimo com garantia de veículo é uma das modalidades com as menores taxas e com prazos bem confortáveis para pagamento, tornando-se uma das melhores opções para quem está precisando levantar um dinheiro de valor moderado, quer pagar pouco de juros e tem um veículo quitado dentro de casa.
Esta é uma das formas mais fáceis de realizar um financiamento com garantia e pode ser a solução mais indicada para conseguir crédito rápido e fácil. Porém, é importante avaliar bem de perto se o valor das prestações estará dentro de seu orçamento, para não correr o risco de ficar inadimplente e perder o veículo.
Agora que você já sabe como funciona e pode conseguir um empréstimo com garantia de veículo, entre contato com nossos consultores e refinancie seu veículo.
Considerações finais
De fato, o empréstimo com veículo em garantia é uma das modalidades com as menores taxas e com prazos bem confortáveis para pagamento. Para quem está precisando levantar um dinheiro de valor moderado e tem um veículo quitado dentro de casa, realizar um empréstimo com garantia de veículo pode ser a solução mais indicada para conseguir o crédito. Porém é importante avaliar bem de perto se o valor das prestações estarão dentro de seu orçamento, para não correr o risco de ficar inadimplente e perder o veículo.