Há muitos mitos sobre empréstimo com imóvel em garantia, modalidade em que se usa um imóvel como garantia de que as parcelas do acordo serão devidamente cumpridas.
Além disso, muitas pessoas têm medo de fazer empréstimos que solicitem algum bem — veículo ou imóvel — em garantia, pois há um grande receio de perdê-lo caso não seja possível cumprir o acordo. No entanto, veremos que, o que existe, é muita falta de informação por detrás desse crédito.
Para isso, reunimos neste post 9 mitos e verdades em relação às verdade e aos mitos sobre empréstimo com garantia de imóvel de modo que você poderá perceber que esse assunto não é nenhum bicho de sete cabeças. Confira!
1. O empréstimo com imóvel em garantia é muito burocrático
Mito
A burocracia e os processos necessários para contratar um empréstimo com imóvel em garantia são os mesmos dos outros tipos de financiamento, aqueles que não precisam de garantia. O que pode transmitir essa ideia são os documentos solicitados para análise dos seus dados.
Algumas burocracias são necessárias até mesmo por questões de segurança do cliente e da instituição financeira. Contudo, esses processos estão sendo cada vez mais facilitados e feitos de forma rápida e cômoda para o cliente. Afinal, a intenção é te ajudar a sair de uma situação financeira crítica, e não dificultar.
2. As taxas de juros são menores
Verdade
Além de ser uma verdade — e não um dos diversos mitos sobre empréstimo com imóvel em garantia — essa é também uma das principais vantagens.
As taxas de juros são consideravelmente menores em comparação ao empréstimo pessoal, cheque especial e crédito consignado, por exemplo.
Isso se dá justamente em razão do imóvel que será cedido como garantia, pois, assim, a instituição financeira está assegurada de que você cumprirá com as suas obrigações firmadas em contrato, o que diminui os riscos e, consequentemente, os juros e demais taxas.
3. O banco quer ficar com o imóvel
Mito
Essa deve ser a questão que mais proporciona medo e desistência quando o assunto é empréstimo com imóvel em garantia. No entanto, é um mito.
O banco não tem a intenção de ficar com o seu bem, pois ele funciona somente como um tipo de seguro que a instituição financeira faz, mas que não pretende usá-lo.
Somente em último caso acontece a alienação do imóvel. Antes dessa prática são feitas propostas de renegociação para que o cliente consiga pagar as parcelas do empréstimo e não perca o seu bem.
4. Posso oferecer um imóvel que não esteja quitado
Verdade
Essa afirmação não é um dos vários mitos sobre empréstimo com imóvel em garantia e sim uma verdade. Nesse tipo de situação, é feito um refinanciamento do bem de modo que a instituição financeira concede o imóvel ao cliente e faz uso de parte desse recurso para quitar a dívida que restar.
5. O imóvel oferecido não pode ser vendido
Mito
Outra dúvida de quem está pensando em fazer um empréstimo com imóvel em garantia é sobre a possibilidade de de que o bem possa ser vendido antes de haver a total quitação das parcelas do crédito solicitado.
Pois saiba que é sim possível negociar esse bem antes que o contrato termine, porém, para que isso aconteça, o possível comprador do imóvel deverá quitar o saldo devedor junto a instituição financeira e, assim, será cancelada a alienação do imóvel. Com isso, o valor restante será repassado ao proprietário.
Pode parecer um pouco complicado passar por esse processo, mas ele é mais simples do que parece. Basta que ambas as partes estejam em pleno acordo. A principal razão disso é que, mesmo o seu bem estando como garantia, ele ainda é seu, e você pode fazer o que deseja com ele.
6. Mesmo com imóvel em garantia tenho que comprovar renda
Verdade
Muitas pessoas acreditam que, por estarem colocando um bem como garantia, não é necessário comprovar renda, o que é um erro. Isso se dá pelo alto custo que o banco terá ao assumir o seu bem.
Então, como as instituições financeiras não têm o intuito de ficar com o seu imóvel, elas passam a ser bastante criteriosas para aprovar esse tipo de crédito.
Com isso, será feita uma análise sobre a sua capacidade em cumprir com a dívida e se o seu nome está negativado. Sendo assim, a taxa de inadimplência nessa modalidade de financiamento acaba sendo consideravelmente mais baixa do que em outros tipos de empréstimo.
7. O imóvel tem que ser meu
Mito
Também é um dos mitos sobre empréstimo com imóvel em garantia. Caso o proprietário do bem esteja de acordo e assine o contrato, não há problemas nessa questão.
Para isso, o dono do imóvel será conhecido como interveniente garantidor, ou seja, também será responsável por garantir que as parcelas sejam pagas. Uma outra observação é que o interveniente também não precisa ser um parente próximo.
8. O empréstimo será somente de até 60% do valor relativo ao imóvel
Verdade
O limite do seu crédito não poderá ultrapassar o valor correspondente a 60% do que vale o imóvel. Essa prática também é uma tentativa das instituições financeiras se protegerem.
Apesar disso, a valia dos imóveis é elevada, então, normalmente os valores solicitados são de até 50% do que vale o bem.
9. O dinheiro deverá ser utilizado para um fim específico
Mito
Alienar um imóvel não significa que você só poderá usar o crédito para reformar a casa ou comprar um novo bem. Sendo assim, você poderá usar o dinheiro para qualquer finalidade — seja para fazer investimentos, viagens, ou até mesmo quitar uma dívida maior.
A partir do momento em que o seu cadastro for aprovado e você tiver o dinheiro na sua conta bancária, ele será seu e poderá usá-lo como desejar.
Os mitos sobre empréstimo com imóvel em garantia acabam colocando medo nas pessoas e as desanimando de solicitarem esse crédito. Contudo, como pôde ser percebido, não há que se temer a perda do imóvel — muito pelo contrário! — essa modalidade oferece as melhores condições para pagamento.
Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos em primeira mão!